Mal deu três anos de contrato com as agências Agência3 e Nova/SB, escolhidas em tortuoso processo iniciado em 2015, a Eletrobras já aponta que quer fazer novamente uma licitação de publicidade.
A estatal assinou com aquelas duas uma renovação, iniciando-se em 06 de abril, com a ressalva de que valerá por mais seis meses, “ou até a celebração de novo contrato decorrente da licitação em curso, o que ocorrer primeiro”.
Só que, acredite, leitor, não há nenhuma licitação conhecida de publicidade em curso na Eletrobras, a não ser que esteja sendo planejada intramuros e não tenha chegado a público.
Muitos mistérios
A Eletrobras tem sido frequente no noticiário de economia e política, por estar há anos na mira das tentativas de privatização. Na última sexta-feira, 09/04, o presidente Jair Bolsonaro oficializou o processo, ao incluir a estatal e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Programa Nacional de Desestatização (PND), através de decreto publicado no Diário Oficial da União.
Ao mesmo tempo, o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), apresentou um projeto de decreto legislativo tirando a Eletrobras do PND.
Fazer uma licitação de publicidade neste momento, pela atual administração da Eletrobras, não faria sentido, até em respeito às eventuais novas agências contratadas, sujeitas a ver a empresa mudar de mãos.
Em maio de 2020, a Janela publicou que a verba institucional da Eletrobras havia sido de R$ 21,6 milhões em 2019, com informação retirada dos balanços oficiais.
A assessoria, no entanto, nos enviou esclarecimento de que, apesar de, em 2019, os termos aditivos aos contratos com as agências registrarem que as despesas de publicidade seriam estimadas em R$ 21 milhões, elas não atingiram esse valor. E, em 2020, os novos termos aditivos registraram uma verba de apenas R$ 6,19 milhões, “em face a ajustes orçamentários”. Neste valor não estava incluída a verba para a campanha do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que a Eletrobras costuma veicular todo ano. Em 2020, a verba do Procel, liberada em novembro de 2020, segundo publicação no DOU seria de R$ 7 milhões.
Até este mês de abril, no entanto, não nos lembramos de ter visto no ar a campanha contratada com a Agência3.
ATUALIZAÇÃO EM 13/04/2021
A assessoria de imprensa da Eletrobras enviou os seguintes esclarecimentos a respeito da matéria:
Os recentes encaminhamentos contratuais tomados pela Eletrobras são integralmente amparados pela legislação aplicável, as previsões contratuais e práticas de mercado. Os processos licitatórios são publicizados à sociedade a partir da divulgação de seu edital. Não se divulgam seu teor, datas e período de realização previamente, pois isso caracterizaria informação privilegiada ao mercado.
Por fim, a campanha do Procel ainda não foi veiculada pois |
ATUALIZAÇÃO EM 16/04/2021
A Eletrobras publicou seu balanço de 2020, no qual se confirma a queda dos seus investimentos em comunicação em 2020, lembrando que, como dissemos acima, não houve a campanha de Procel prevista para 2020.
2020 | 2019 | |
Publicidade Institucional Eletrobras | 1.616.314,77 | 15.913.560,29* |
Publicidade Oficial (Legal) | 4.735.742,08 | 4.329.256,19 |
Comunicação Institucional (incluindo Comunicação interna) | 649.976,32 | 974.571,31 |
Total | 7.002.033,17 | 21.217.387,79 |
* O valor dos investimentos realizados em Publicidade Institucional no ano de 2019 foram atualizados, pois houve pagamentos do exercício de 2019 compensados em 2020.
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