Foi-se embora esta terça, 06/04, Nilton Ramalho, levado pela Covid-19. Um dos mais premiados ilustradores da história da publicidade brasileira, ativo desde os anos 1970 pelo menos.
Pintor e ilustrador, especialista em aerografia, Nilton tem ao menos alguns de seus trabalhos felizmente eternizados no seu Instagram .
Antes de se dedicar exclusivamente à ilustração, Nilton chegou a ser diretor de arte da L&M, agência de Lindoval de Oliveira e Mozart dos Santos Mello.
Nilton formava com Benício a dupla preferida dos ilustradores do mercado. Os dois, inclusive, participavam juntos de vários eventos do setor. Em 2008, eles deram um workshop sobre ilustração, no Rio, promovido pelo Grupo Abril. Ramalho falou sobre Pintura a guache e ecoline, demonstrando como trabalhava.
Tem uma história engraçada de mercado sobre Nilton Ramalho. Dizem que era para não ter que lembrar o nome de todo mundo que ele chamava a todos de xará e xarazinho. Resultado: muita gente também, ao falar com ele, entrava na onda, o chamando de xará.
Nilton Ramalho deixa mulher e a filha Danielle.
PUBLICIDADE
Poxa, q triste!
Tenho uma memoria muito legal dele, aos 15 anos fui ao estudio dele, mostrar meus desenhos, ele me deu a maior força, emprestou varios artbook, q na época eram carissimos.
Maravilha de trabalhos !
É uma pena perder um ilustrador deste gabarito.
A.Accioly
Um gigante da ilustração brasileira. Presente em vários momentos da História da Propaganda. Mestre do aerógrafo e da ilustração de mancha. Profissional ímpar que vai deixar muitas saudades.
Tive o privilégio de começar minha trajetória na L&M, onde convivi com o Nilton, relação que se manteve por muitos anos depois. Talentoso, amigo e de um bom humor único. Bom caráter, leal, me orientou e apontou caminhos. Uma pena!