• Reviravolta na disputa de Promo da Petrobras sobe V3A ao 2º lugar

    V3A: Cristiano Botinha, Thierry Figueira, Victor Vocos Camargo, Fernando Cachinho, Marcelo Meyer, Marcos Jochimek, Leo Martinez e Alexandre Moreira

    Terceira colocada na pontuação divulgada pela Petrobras em dezembro de 2020, na concorrência para a sua conta promocional, a agência carioca V3A acabou subindo para a segunda posição — que também dá direito a ser contratada — após uma reviravolta na contagem de pontos ocorrida durante a fase de análise de recursos das licitantes insatisfeitas com os resultados.

    A TNPQ/Colmeia, primeira colocada até então, com 94,87 pontos, superando a Mill (91,39 pontos) e a V3A (87,43 pontos), foi desclassificada por ter se utilizado da aplicação de desconto no orçamento estimado para o briefing, ultrapassando a verba proposta no desafio de comunicação. Sem a Colmeia à sua frente, a Mill subiu para o primeiro lugar e a V3A entrou na área nobre das duas primeiras colocações.

    A TNPQ/Colmeia até chegou a solicitar a manutenção dos seus pontos, mas a comissão manteve sua posição:

    “Ao aplicar desconto nos itens da planilha de produtos e serviços essenciais, há dois erros:

    (1) Apresenta informação de preço de sua proposta na fase de avaliação técnica do projeto. Com isso, adianta uma informação e não permite que seu projeto seja avaliado somente pelos quesitos e subquesitos dispostos no Edital, já que acrescenta ali quanto pretende oferecer de taxa de desconto. Dessa forma, leva vantagem sobre outros concorrentes que seguiram o previsto no Edital.

    (2) Somente com a aplicação de desconto que se manteve dentro da verba referencial disponibilizada para o projeto. Se o não tivesse feito, o orçamento total ficaria em R$ 5.007.878,05, passando a verba em R$ 7.878,05. Quando há valores que superam o limite oferecido no certame, a avaliação do projeto é prejudicada já que não é possível para o avaliador definir o que deve ou não deve considerar como parte do projeto.”

    Além da Colmeia Com de Brindes e Eventos Ltda., também foram desclassificadas por desobediência a diversoso itens do edital as agências Avantgarde Brasil Comunicação Ltda., Expertise Marketing Promocional Ltda., Nó De Rosa Produções Eirelli e Rock Comunicação S.A.. Com isso, ficou assim a ordenação das classificadas:

    1º – 1Mil Publicita Ltda. (Mill)
    2º – V3A Expomedia Marketing Promocional Ltda.
    3º – The Group Comunicação Ltda.
    4º – Neno Relações Públicas Eirelli
    5º – Latin Promo Ltda.
    6º – Banco de Eventos Ltda.
    7º – JB Propaganda e Marketing Eireli (Esfera)

    Agora, a Petrobras passa à verificação de efetividade e habilitação da proposta da V3A e à fase de negociação de valores com ela e com a Mill. Após a confirmação das vencedoras, novo prazo de recurso será aberto, antes que a Petrobras possa assinar os contratos com suas novas agências.

    (A foto da V3A, clicada por Eny Miranda, é de 2017, na criação da agência, ao se juntarem VZA Expomídia com a Zerotrês. Da esquerda para a direita, os sócios Cristiano Botinha, Thierry Figueira, Victor Vocos Camargo, Marcelo Meyer, Fernando Cachinho, Marcos Jochimek, Leo Martinez e Alexandre Moreira.)

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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