A Agência Nacional de Telecomunicações está dando 12 dias para a preparação de propostas por quem quiser disputar a sua conta de comunicação corporativa. O edital, lançado nesta sexta-feira, 11/12, já define o prazo de entrega das documentações para 23/12.
A disputa é do tipo Pregão Eletrônico, levando o contrato quem oferecer o valor mais barato, ou, como diz o edital, quem oferecer a “proposta mais vantajosa”.
O edital não cita nenhum valor de referência para os serviços, mas a planilha a ser preenchida pelo proponente relaciona 20 trabalhos possíveis de serem demandados pela Anatel, inclusive a produção de vídeo institucional, levantamento de influenciadores, elaboração e revisão de textos, engajamento nas redes sociais e até mesmo criação de projeto de identidade visual.
O edital e anexos do Pregão Eletrônico nº 37/2020 podem ser baixados no site Comprasnet.
Abracom critica o pregão
Em conversa com a Janela, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Carlos Carvalho, esclareceu que, legalmente, a Anatel pode dar um prazo tão curto, porque não há elaboração de proposta técnica, apenas habilitação e documentação.
No entanto, ele critica o processo: “Achamos inadequado o pregão para contratar serviços de natureza técnica e intelectual. Vira um leilão predatório e são os pregões que permitem que até que empresas de limpeza ganhem licitações de comunicação”.
ATUALIZAÇÃO EM 14/04/2023
O pregão eletrônico foi ganho, na época, pela agência Partners Comunicação Integrada Ltda., que teve seu contrato renovado no dia 13/04/2023 para o periodo de um ano, de 29/04/2023 a 28/04/2024, pelo valor de R$ 3.492.248,28. O aumento, justificou a Anatel, foi no montante de 5,78%, referente à variação do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período de janeiro/2022 a dezembro/2022.
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