Duas agências pouco conhecidas no mercado de Promo — a TPNQ e a Mill — conseguiram derrotar alguns dos maiores players do setor na concorrência pela conta promocional da holding Petrobras, como Banco de Eventos, The Group, Latin Promo, Rock e V3A. Se superarem as fases de negociações e habilitação de documentos, elas vão gerenciar uma verba, prevista no edital, de R$ 30 milhões.
O resultado foi revelado em novembro apenas pelos trâmites burocráticos, sem qualquer publicação, pela Petrobras, em Diário Oficial ou em seu site. Aliás, a página de transparência da Petrobras não tem nada de transparente, citando apenas a existência da licitação, sem qualquer possibilidade de acesso aos documentos do que a Petrobras chama de “Oportunidade nº 7002970067”.
A Janela conseguiu ter acesso à Circular nº 60, enviada às concorrentes em 11/11, com a ata da Sessão Pública de divulgação dos resultados, e conta aqui a história.
Doze agências disputaram a conta da Petrobras. Três já foram consideradas desclassificadas na primeira fase, de avaliação técnica. As agências AvantGarde Brasil Comunicação Ltda. e a Rock Comunicação Ltda. por terem levado “nota zero em quesito ou subquesito” pela subcomissão julgadora. E a Nó de Rosa Produções Eireli por ter deixado algo em seu material que permitiria uma “identificação inequívoca de sua proposta”.
Após a revelação das notas técnicas e abertas as propostas de preço das nove agências remanescentes, mais duas foram desclassificadas: a Expertise Marketing Promocional Ltda., por não atingir a nota mínima de 49 pontos na fase técnica — ela conseguiu 45 pontos — e a JB Propaganda e Marketing Eireli que, apesar de levar 77,67 na técnica, não alcançou o mínimo de 10,50 pontos na fase seguinte.
As sete restantes ficaram assim classificadas:
Pos. | Agência | Técnica | Preço | Final |
1º | TNPQ | 97,00 | 89,911 | 94,87 |
2º | Mill | 92,00 | 89,953 | 91,39 |
3º | V3A | 86,33 | 89,992 | 87,43 |
4º | Neno | 86,00 | 90,012 | 87,20 |
5º | The Group | 83,00 | 90,005 | 85,10 |
6º | Latin Promo | 81,00 | 89,930 | 83,68 |
7º | Banco de Eventos | 80,67 | 89,998 | 83,47 |
Sobre as vencedoras
Fomos pesquisar e descobrimos que TPNQ quer dizer Tupiniquim, nome de fantasia da Colmeia Comercio de Brindes e Serviços de Comunicação Integrada Ltda. A empresa paulista é comandada por seu CEO Bruno Busquet, que inclusive tem matérias publicadas na imprensa especializada sobre o tema Varejo. Ele é presidente do Popai Brasil, entidade voltada a pontos de venda. O site da agência, em tpnq.com.br não traz muita informação, sem link para trabalhos. Entre os clientes atendidos estão Sadia, Fireston, Pepsico e Itaipava.
A Mill, também de São Paulo, tem como razão social 1.mil Publicita Ltda. O site millpublicita.com.br está fora do ar e a página do Linkedin não tem conteúdo. A empresa tem como sócios Ricardo Tavares e Camila Putignani, que, em 2016, venderam 49% de suas ações para a rede George P.Johnson (GPJ), pertencente à holding Project Worldwide.
Próximos passos
Ainda de acordo com a Circular nº 60, as próximas etapas serão de verificação de efetividade da proposta, negociação e habilitação.
A licitantes JB, Neno e V3A entraram com recursos e o prazo para a apresentação de impugnações irá até 08/12.
Comunicado da Petrobras à Janela
Em relação à matéria “TPNQ e Mill vencem a concorrência de Promo da Petrobras”, a companhia esclarece que o processo licitatório ainda não foi concluído e está em etapa de análise de recursos, conforme informado na CIRCULAR Nº 60 – ATA DA SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS, no seu item 11. Este procedimento está previsto no item 7 do edital de licitação, onde qualquer licitante poderá interpor recurso, de forma motivada, respeitando o prazo de 5 dias úteis a partir da divulgação dos resultados da licitação. Assim, o processo não encontra-se encerrado, não sendo possível indicar, neste momento, as empresas vencedoras da licitação em definitivo.
Quanto à transparência do processo a Petrobras informa ainda que todo o andamento das licitações em curso é registrado na Petronect, o portal corporativo para contratações, de acesso público, seguindo estritamente o previsto na Lei 13.3030/2016, Art.39. O andamento pode ser acompanhado em: Compras e Contratações / Licitações Públicas / Em Andamento / Modo de Disputa Fechada / Oportunidade 7002970067. |
Réplica da Janela
A despeito deste comunicado da Petrobras, a citação de que as duas agências foram consideradas vencedoras não é originalmente nossa e sim da própria Petrobras, como mostra o “screenshot” publicado abaixo, tirado da documentação disponível no portal Petronect.
Se não era “possível indicar, neste momento, as empresas vencedoras da licitação em definitivo“, a própria Petrobras não poderia, como está literalmente, em seu portal, informar que as duas “foram declaradas vencedoras deste certame”.
Além disso, a Janela insiste que o portal Petronect tem a interface menos amigável de todas as que, há mais de 40 anos, acompanhamos para noticiar concorrências públicas.
Não bastasse esse tortuoso caminho indicado pela própria Petrobras — cinco cliques até chegar a se indicar o número da concorrência, a Petrobras esqueceu de dizer que ainda precisa selecionar em um menu drop-down a razão social da empresa. E há outras semelhantes, vale dizer.
As dificuldades causadas aos usuários continuam com a série de preenchimentos de códigos de acesso alfanuméricos. São vários. O primeiro para poder chegar à página de informações da disputa. Depois, cada botão exige a digitação de novo código!! Ora, se já fez o usuário passar pelo primeiro, para que mais? Para dificultar o quê, se todos os documentos são (ou deveriam ser) públicos?
A complicação para a vida do usuário continua na escolha da fonte em corpo microscópico (menor que 6). E com botões que não permitem clicar com o botão direito do mouse para abrir em nova aba, para não se perder o contato com a página inicial.
Que tal a Petrobras, que fez questão de nos responder, aproveitar o tempo de pandemia e contratar alguém mais atualizado no que se chama de “user-friendly” ou “usabilidade”?
SAIBA MAIS NA JANELA.COM.BR
• Petrobras licita duas agências de promo e eventos (em 28/01/2020)
• Licitação da Petrobras para agências de Promo será dia 24/07 (em 24/07/20)
• Concorrência de Promo da Petrobras atrai 12 agências (em 02/10/2020)
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Se me passar seu email posso te encaminhar todos os emails de propostas e acordos feitos para esse trabalho. Em nome da Camila Putignani, CEO; André, Diretor de Criação e Rodrigo Biondi, diretor de operações. Quero fazer isso chegar até a Petro. Dediquei mais de 6 meses para esse trabalho e estou sendo tratado como lixo por eles.
Jonas, o e-mail da Janela é janela@janela.com.br.
Olá Marcio, sabe me dizer qual foi a procedência dos recursos?Meu nome é Jonas, fui o planner responsável por todo desenvolvimento do projeto para a Mill, contratado como Freela, para a 3 vertentes, Endo, campus e Rio Oil, mas eles se recusam a me pagar o valor combinado de success fee, ignoram os emails que eu mando e não sei mais o que fazer. Não tenho acesso ao desdobramento disso. Meu plano foi vencedor, mas devido a erros bobos em planilha o projeto ficou passível para recursos.
Outro ponto é que os dados divulgados da Mill estão errados.
Jonas, quais são os dados errados e quais seriam os corretos?