Em abril de 2021, a regional carioca da Associação Brasileira da Agências de Propaganda (Abap Rio) terá eleições para renovar a sua diretoria, já que Rodrigo Medina, presidente desde 2019, decidiu que não irá se recandidatar.
Medina considera que vai deixar a entidade com a sensação de dever cumprido, pelas mudanças que conseguiu implantar. Em conversa com a Janela, ele conta que, ao assumir, percebeu que havia uma demanda de que a regional se aproximasse mais das agências locais. “O papel da Abap Rio não é o mesmo da Abap Nacional, que tem uma função mais institucional na defesa do ecossistema e do mercado das agências de publicidade”, explica o executivo, que também é diretor nacional de Novos Negócios da Artplan. De acordo com Medina, a função da regional carioca é “ser uma uma ponte, um hub, para facilitar a conexão das agências cariocas com os demais players do mercado, como fornecedores e veículos”.
Uma das iniciativas para amplificar a voz das agências e de quem atua no Rio foi implementar uma série de lives com estas empresas, criando um conteúdo que nunca houve nas redes da Abap Rio.
Outro projeto, conta o presidente da Abap Rio, que divide sua gestão com o diretor de relações interassociativas Marcio Borges (WMcCann), a diretora adminstrativa financeira Luciana Vasconi (Agência3) e o diretor Gustavo Bastos (11:21), foi a entidade realizar uma pesquisa, através do instituto Marca, para conhecer as demandas do setor. E surgiram assim insights importantes, como o de que a associação precisava enxergar o cenário atual de uma forma diferente, independente do perfil de cada agência, como seu número de colaboradores ou seu faturamento.
Não por acaso, Rodrigo Medina agora espera que a próxima diretoria da Abap Rio venha a ter a participação de representantes das pequenas e médias agências de publicidade, e que ele lembra que poderão se benificiar das bases criadas pela atual gestão.
Vamos aguardar para ver quem se candidata.
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