Era para ter sido impresso. Mas a pandemia atrapalhou tudo. Então, o 11º anuário do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) — que até edições anteriores se chamava “Melhor do Rio” — acabou saindo mesmo em formato digital.
Produzido ainda no tempo em que Pedro Portugal liderava a entidade, o anuário poderá ser tanto baixado quanto folheado no site anuariodoccrj.com.br.
A atual diretoria do CCRJ, que tem Daniel “Japa” Brito à frente, explica que “a pandemia trouxe problemas para a gráfica que rodaria o anuário como parceira da entidade”. Como o material estava pronto e engavetado, a antiga diretoria agora resolveu liberar a peça digitalmente.
Como conta Pedro Portugal, “além de combinar com o posicionamento de Democracia Criativa que guiou o clube nos anos de 2018 e 2019, percebemos que não existia motivo para segurar mais o lançamento, ainda mais nesse momento em que tudo ficou mais digital em função do isolamento social”.
A criação do conceito visual, todo baseado em tijolos, é do diretor de arte e VP de criação da 3AW, Henrique Carvalho, para marcar a reconstrução do CCRJ. Diz Carvalho que “os tijolos representam a diversidade pelos seus mais variados estilos e usos, que vão muito além das paredes. Esse é um anuário que valoriza as agências, os profissionais e os clientes, mostrando que cada ´tijolo´ é importante no processo de construção do nosso mercado”.
Ficha Técnica
Coordenação Geral: Pedro Portugal
Coordenação: Felipe Paganoti
Criação e direção de arte: Henrique Carvalho
Assistente de arte: Flávio Zulu e Carlos Eduardo Tenchini
Redação: Adilson Xavier, Toninho Lima e Pedro Portugal
Revisão: Aline Augusta, Tatiana Nascimento, Livia Monteiro, Isabela Nunes, Patrícia Assis e Renato Centeio
Fotografia: Ulysses Moraes
Manipulação: Estúdio Insônia
Finalização: Carlos Eduardo Tenchini
Apoio: Roberto Sá Filho
Produção Digital: 3AW Brasil