A secretária de Saúde Bia Busch e a subsecretária de Vigilância Sanitária Márcia Rolim, representando o prefeito Marcelo Crivella, se comprometeram a criar um protocolo — que deverá ser publicado até a próxima segunda-feira, 10/08 — com as normas para a liberação de eventos corporativos na cidade do Rio de Janeiro.
A promessa foi feita durante reunião acontecida esta sexta, 07/08, no Golfe Olímpico, convocada pelo vereador Felipe Michel — que era o secretário de Eventos até abril último — a pedido dos promotores do Rio, representados pela entidade Apresenta Rio.
Bia Busch explicou que o setor de eventos terá um plano específico para a retomada. “Abrir a cidade é obrigatório, mesmo com as críticas. Não temos um surto entre caixas de supermercados, trabalhadores de farmárcia, ou seja, a proteção funciona. O Comitê Científico já previu a abertura das atividades no próximo dia 16, com um terço da capacidade. Vamos fazer aqui uma parceria para traçarmos juntos as estratégias, analisando as especificidades do setor”, citou.
O presidente do Apresenta Rio, Pedro Guimarães, afirmou que “a paralisação do setor de eventos impacta na cultura, no turismo, no esporte. Tivemos que nos reinventar nesta pandemia, fazendo lives, drive-in, mas precisamos retomar nossa atividade”. O executivo protestou lembrando que, se tantas outras atividades já estão funcionando, “nós, que somos capazes de nos organizar melhor que ninguém porque vivemos disso, continuamos sem poder trabalhar”.
Sobre o encontro, o vereador Felipe Michel publicou o vídeo abaixo.