O novo coronavírus estimulou a Rede Globo a lançar uma categoria exclusiva, em seu Prêmio Profissionais do Ano, para os trabalhos criados para falar da pandemia. O troféu “Ninguém Quarentena Sua Criatividade” será concedido este ano ao filme ou campanha que se relacione, de forma direta, à crise do coronavírus, sejam peças de fins comerciais ou de cunho social.
Essa foi uma das mudanças da premiação, que abre inscrições esta quarta, 29/07, até 19/08.
Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, admite que reformular o concurso já estava nos planos da rede. “A pandemia acabou acelerando esse processo”, comenta.
As três antigas categorias — Campanha, Institucional e Mercado — dão lugar a cinco. Além daquela sobre a Covid-19, estas quatro:
• Filme: peças únicas, de veiculação nacional na TV aberta e por assinatura. Na classe Nacional, conta com subcategorização em Formatos Curtos, com duração de até 29 segundos, e 30+, com duração igual ou superior a 30 segundos. Também competem nesta categoria filmes de cunho social que não se enquadrem em nenhuma das outras categorias.
• Campanha: Essa não mudou. Continua premiando conjunto de comerciais de produto, serviço ou ideia, assinado por um mesmo anunciante, com tema e/ou outros elementos em comum. Também competem nesta categoria campanhas de cunho social que não se enquadrem em nenhuma das outras categorias.
• Integrada: campanha que tenha em sua estratégia de mídia a combinação de veiculação na TV (aberta ou por assinatura) com plataformas digitais da Globo, com diferença substancial entre as peças veiculadas, respeitando as características dos meios.
• Ações em Conteúdo: projetos que tenham utilizado de forma inovadora as soluções de branded content nos canais aberto e por assinatura da Globo. A categoria avalia apenas ações realizadas no conteúdo, sem relação com o intervalo comercial. Ações com entregas digitais devem ser inscritas na categoria Integrada.
Além da premiação Nacional, a Globo manteve as regionais Sudeste Capitais, Sudeste Interior, Norte-Nordeste, Leste-Oeste e Sul. O regulamento completo está disponível no site do Prêmio Profissionais do Ano: profissionaisdoano.redeglobo.com.br.
Ainda dentro das mudanças por conta da pandemia, os júri serão todos online. A primeira etapa está prevista para 14 de setembro e a segunda, para a semana seguinte, em 21 de setembro, com os vencedores anunciados na primeira quinzena de outubro. Como a revelação dos vencedores acontecia durante uma festa, a Globo admite que ainda está tendo que pensar em qual será o novo formato.
PUBLICIDADE