Criador e editor da revista About e VP Executivo da Associação Brasileira de Anunciante de 1986 a 2014, o jornalista Rafael Sampaio morreu esta madrugada de sexta-feira, 12/06, vítima de infarto, aos 67 anos.
Rafael nasceu em 03/05/1953, em Paris, filho do publicitário pernambucano Ítalo Bianchi com a designer Tereza Sampaio Neuville.
Ainda novo, foi auto-didata em desenho arquitetônico e chegou a trabalhar como assistente do superintendente de engenharia da Companhia Metropolitana de Água de São Paulo.
Na década de 1970, estudou no Centro de Estudos de Propaganda Aplicada, o que o levou a trabalhar por seis meses na Rede Globo de Televisão, como contato. Passou por agências e anunciantes, em planejamento e desenvolvimento de negócios. Até, nos anos 1980, começar a escrever sobre o setor, atuando inclusive como subeditor da revista Briefing, que, em 1988, transformou na About. O jornalista também editou o Asterico’s, nome anterior da publicação propmark de Armando Ferrentini, e passou um tempo assinando a coluna Panorama Publicitário, do jornal O Globo.
Sampaio também foi coordenador nacional do Prêmio Colunistas, responsável pela modernização da premiação nos anos 80. Como consultor de marketing, veio também a escrever os livros “Propaganda de A a Z – Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso” e “Planejamento de Marketing – Conhecer, Decidir e Agir”. Nos últimos anos, vinha escrevendo sobre Marketing & Negócios em vários jornais brasileiros.
Rafael era casado com a também jornalista Gisele Centenaro, com quem teve o filho Gabriel.
PUBLICIDADE