Numa produção que juntou Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Miami, a Americanas.com colocou no ar esta semana seu comercial do Dia dos Namorados estrelado por Luan Santana, numa criação do escritório carioca da WMCann.
Com direção geral de Bruno Miguel, da Movie Machine, que está retido em Miami desde a declaração da pandemia, o filme é mais um dos que teve que driblar a dificuldade que a publicidade em todo mundo está sentindo por não poder juntar equipe de produção em suas locações.
“Há um ano, se alguém me contasse que isso seria possível, eu não acreditaria”, brinca Bruno Miguel, citando que, atualmente, “ou se resolve a produção de forma criativa, ou não se consegue botar um comercial no ar”.
O diretor da Movie Machine, que viveu esta situação pela primeira vez em sua carreira, conta que encontrou nas animações ininterruptas de todos os elementos na tela a solução para criar um resultado visualmente atraente. “O tradicional, para se deixar um filme interessante, é poder usar tanto movimentos de câmera como variedade de planos. Só que isso se tornou impossível quando se precisa pedir ao ator que ele mesmo se filme com o celular”, lembrou Miguel. E nem é preciso ouvir do diretor que uma restrição como essa aumenta quando o personagem filmado é uma celebridade.
Bruno Miguel garante que a parceria com a criação da WMcCann Rio, comandada por Ricardinho Weitsman, foi fundamental, até porque juntos lembraram que a agência havia criado vários stickers para a Americanas.com e eles foram, então, incorporados às animações.
Luan Santana mandou seu vídeo gravado no estúdio que ele tem em Alphaville, São Paulo. A partir dele, a equipe da Movie Machine tratou as imagens frame a frame para ajustar a luz no rosto do cantor ao padrão das demais cenas. Que, por sua vez, foram dirigidas por Leo Angeli, também com equipe mínima, em Florianópolis, usando elenco local.
Ficha Técnica
Agência: WMcCann Rio
Cliente: Americanas.com
Produto: Institucional
Nome da campanha: Dia dos Namorados
CCO: Hugo Rodrigues
COO: Kevin Zung
VP Executivo e Diretor Geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
Direção de criação: Ricardo Weitsman
Direção de Criação Associado: Felipe Gomes
Criação: Ricardo Weitsman, Felipe Gomes, Igor Pontes, Alexandre Oliveira (Xela) e Rodrigo Carvalho
VP de Planejamento: Renata Bokel
Planejamento: Luiza Portella, Jorge Gloss, Pedro Osti
Atendimento: Anna Moraes, Tarso Campos e Mariana Magalhães
VP de Mídia: André França
Mídia: Patrícia Oliveira, Marianna Garcia, Juliana Moraes e Beatriz Monteiro
BI: Anny Atti, Geisy Panisset, Ingrid Barros e Miguel Masuet
VP de Produção: Tato Bono
Produção Gráfica: Nereu Marinho
Produção Integrada: Bianca Repsold, Mariana Veronez e Fernanda Pinheiro
Produtora do filme: Movie Machine
Diretor: Bruno Miguel e Leo Angeli
Atendimento: Sabrina Val
Produtora de Som: Raw Audio
Produção Musical e Sonoplastia: Equipe Raw Audio
Compositor: Hilton Raw
Mixagem: Equipe Raw Audio
Atendimento: Fernanda Costa e Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Locutora: Simone Kliass
Ilustrador: Ciro Sollero
KV: Ciro Sollero – Craft WM
Projetos: Erika Casal e Felipe Ribeiro
Relações Públicas: Kerena Neves e Bruna Ramos
Aprovação pelo cliente: Léo Rocha, Rafael Luzente, Marcelli Valle, Ana Ruiz Araújo, Carla Maria, Stella Martins e Raiana Berg