A conta do Supermercados Campeão está de volta à Kindle, agência que atendia o cliente antes de ele embarcar no projeto, recém-naufragado, da Rede Unno.
Com a reconquista, a Kindle trouxe para a sua equipe a atendimento exclusiva Janaína Souza, que trabalhou com o cliente na Rede Unno.
Para o gerente de marketing do Campeão, Caio Melo, o retorno “foi uma decisão natural, já que só trocamos de agência por causa da fusão”.
Na verdade, as duas empresas não chegaram a se separar totalmente. Em seu site, a Kindle — que criou o slogan “Campeão – Não tem comparação” — anunciava que, mesmo parte do Grupo Unno, o mercado mantinha com a agência a produção de seus encartes promocionais.
Agora, a Kindle já está assinando, além dos encartes, a nova comunicação do Campeão em TV, rádios e redes sociais.
Por onde andam os outros?
A Janela procurou levantar onde estão com sua publicidade, agora, os demais mercados. Ainda falta conseguirmos do Prix e do Real. Os demais ficaram assim:
• Bramil: Tinha sua house, a Servir, e continua com ela, tendo no marketing Monalisa Belozi.
• Costazul: A conta está com a diretora de arte Alê Feitosa, que foi das agências 3AW, Leiaute e da Ecom, que, inclusive, atendia o mercado antes da Rede Unno. No marketing do Costazul quem está à frente é Leilane Ferreira.
• Inter: A conta continua sendo atendido pela Artplan. Aliás, a agência seguiu prestando serviços mesmo durante a fase “Unno”.
• Princesa: Antes do Unno, quem cuidava da conta era a Agência3. Agora, informa Luciana Perdigão, do seu marketing, é a JC Marketing, do publicitário Jozias Castro.
Unir supermercados: um sonho difícil
Não são poucas as histórias de fracasso nas tentativas de juntar supermercados para otimizar compras e custos, mas mantendo-se os sócios independentes. Nos anos 70, o governo militar tentou criar a Rede Somar, com pequenos varejistas. Não funcionou. Em 2009, a junção do MultiMarket com a Rede Economia, criando a Rede Multieconomia, também não durou muito.
A Rede Unno foi lançada, inicialmente, com o nome de Rede de Compras Integra, tendo a participação de Bramil, Campeão, Costazul, Inter, Princesa, Prix, Real e Vianense. A notícia foi um baque para o mercado publicitário carioca, porque todos estes anunciantes abriram mão de suas agências para concentrar a verba na Artplan, vencedora da concorrência pelo grande cliente que estava surgindo.
O slogan adotado pela Artplan era promissor: “A gente tá junto”. Valia para os membros da rede e para os clientes. Já no lançamento da campanha, o Vianense não aparecia mais entre os integrantes. E em 08/2019, apenas um ano após o lançamento, a Janela já publicava em primeira mão que Bramil e Costazul estavam pulando fora do projeto. Não mais tão junto.
No começo deste ano foi a vez de o Princesa sair. Ficaram apenas Campeão, Inter, Prix e Real. Com muito menos parceiros e menos verba, a rede teve que dispensar como garota-propaganda a super-estrela Ana Maria Braga e contratar a comediante Cacau Protásio.
Finalmente, no último dia 04/05, em comunicado publicado em seu site e nas redes sociais, a Rede Unno informava que estaria paralisando suas atividades e que “cada um irá seguir seu próprio caminho, ainda mais preparados para dar a você grandes ofertas e o melhor atendimento”. Segundo o grupo, após a saída de alguns associados, foram sentidas “dificuldades que foram potencializadas pela pandemia de Covid-19”.
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