Os criativos da agência carioca Sides foram surpreendidos esta segunda-feira, 23/03, ao ler a notícia de que a Wunderman Thompson, de São Paulo, está colocando no ar uma campanha de combate ao racismo, para a Coalizão Negra Por Direitos (à esquerda, na ilustração), com o mesmo conceito visual do anúncio criado por eles em 2018 para divulgar o lançamento do livro “O ódio que você semeia”, da Editora Record (à direita).
Em ambos, apenas as faixas negras dos alvos estão perfuradas por tiros. A peça da Sides cita “Se você não percebeu nada de errado, tem algo errado”. A da Wunderman Thompson aponta o alvo como sendo um “gráfico do genocídio”, dentro de uma série de seis peças citando os números de crianças e adultos negros mortos no Brasil.
A peça da Sides foi premiada em fevereiro pelo Colunistas Rio 2019, levando medalha de bronze em Mídia Impressa.
Em conversa com a Janela, a CCO da agência Wunderman Thompson, Keka Morelle, garantiu que a sua equipe não conhecia o trabalho da Sides. E acrescentou:
“Acreditamos que a causa merece toda a atenção possível e o fato de termos, por coincidência, usado o mesmo recurso gráfico não me parece um problema. Com mensagens diferentes, as duas campanhas usaram do mesmo recurso visual. A nossa campanha usa a visualização de dados para informar e convidar a sociedade jornalística a aderir o termo genocídio ao se referir às mortes de pessoas negras no Brasil. São 6 gráficos que ilustram dados oficiais e chocantes sobre a realidade racial do país. E, aproveitamos para convidar a agência a unir forças em prol desse objetivo comum que é denunciar os altos índices de assassinatos da população negra no país”.
“Alvo”Agência: Sides |
“Alvos do Genocídio”Agência: Wunderman Thompson Brasil |