O “Verão da Lata” está de volta 33 anos depois. Só que com conteúdo diferente da lata de 1987. Em vez de ser a maconha jogada no mar carioca pelo navio Solana Star, as latinhas trarão, a partir do dia 20/01, a cerveja Rio Carioca, que ganha novas embalagem e fórmula depois de quase cinco anos vendida apenas em garrafas.
A campanha de lançamento da Rio Carioca em lata está sendo assinada pela agência 11:21, cujo diretor, Gustavo Bastos, decidiu relembrar a farra histórica que o carioca fez naquele verão de 87 e garante que ela não foi esquecida: “O verão da lata se tornou quase uma lenda urbana do Rio e é incrível que mesmo os mais jovens conhecem. É um momento cult da história do Rio. E vamos resgatar esse momento com muito humor e carioquice”, diz o criativo.
No dia 20, um evento no restaurante Da Silva, de Botafogo, aberto ao público a partir das 16 horas, vai oficializar o lançamento. No mesmo dia, começa a chegar aos pontos de venda a ao quiosque próprio da marca no Casa Shopping, a lata de 473 ml – o famoso latão – da Rio Carioca. A versão é uma “Carioca Ale”, cerveja hibrida com características de Session IPA, New England IPA e American Pale Ale.
A campanha da 11:21, com OOH, digital, redes sociais e PDV segue o humor mostrado nas peças diárias da Rio Carioca nas redes sociais. “O verão da lata está de volta, e dessa vez, se a polícia chegar, não tem problema” diz a peça de lançamento. Outras citam “Com as cervejas que existiam em 1985, não me admira o pessoal preferir fumar”, “É da lata mas não é veneno”, “Sabe do verão da lata? Pergunta pro seu pai, ele deve lembrar vagamente”. O conceito da campanha é “O espírito carioca engarrafado e enlatado também”.
A ilustração da lata, diferente das demais versões da marca, simula a chegada da lata na praia e foi feita pelo ilustrador Cristiano Soares, que já trabalhou no rótulo de outras marcas de cerveja.
Ficha técnica:
Agência: 11:21
Cliente: Cervejaria Rio Carioca
Produto: Rio Carioca em lata
Campanha: Verão da Lata
Criação: Gustavo Bastos, Lucca Gulminetti, Vitoria Paes, Gabriel Chrysostomo
Fotografia: Hamdans Studio H Fotografia
Manipulação de imagenns: Studio H
Atendimento: Diego Crisostomo
Mídia: Rodrigo Sani
Aprovação: Luiz Eduardo Vieira