Os fãs brasileiros de MMA receberam na última semana um e-mail que parecia não ser para eles. Numa suposta troca de mensagens com o diretor de marketing do UFC, que promove as lutas, um estagiário da empresa mandava, para aprovação interna, o link “não listado” do vídeo que viria a ser usado para o lançamento da nova plataforma da empresa, um certo “UFC Docs”.
Boa tarde, Rafael! Tudo bem? Conforme combinado, segue o link da versão final do vídeo de lançamento do UFC Docs para aprovação: * https://youtu.be/yizs3inLL8Q * PS: Subimos o conteúdo como NÃO LISTADO no youtube para *não vazar*!!! Aguardo seu OK para começarmos a divulgar. Desde já agradeço, Att, ESTAGIÁRIO *PEDRO SILVA* |
A curiosidade aumentou quando, logo em seguida, respondendo, em cópia também para todos, o diretor de marketing, indignado, disparava a “decisão da diretoria sobre o caso”.
De: Rafael Moura <emailmkt@ufcdocs.com.br> Subject: RE: RE: Vídeo Pré-lançamento UFC Docs To: <> Cara, você simplesmente enviou o vídeo para toda nossa base de clientes! Agora, um vídeo que era de veiculação INTERNA e exclusiva do UFC está aberto para todos. Não sei nem o que te dizer. Você me deixa praticamente sem opção… Segue abaixo a decisão da diretoria sobre o caso. Att, UFC Marketing SR. Director Rafael Moura |
Só que “Pedro Silva” não foi demitido. Tudo era uma ação de e-mail marketing criada pela agência Skidun para divulgar o novo produto, uma plataforma de streaming gratuita que reúne mais de 70 horas de conteúdo exibido pelo Canal Combate.
O resultado é que, antes mesmo que os fãs lessem que a “decisão da diretoria” era a revelação da brincadeira, mais de 5 mil já haviam acessado o Youtube para assistir ao vídeo. E, nas primeiras horas da ação, 2 mil deles já haviam se cadastrado na plataforma.
Aliás, André Ignácio, diretor da Skidun, se surpreendeu ao ver que a ação foi tão bem sucedida que vários fãs bem intencionados responderam ao diretor de marketing do UFC alertando para o vazamento!
“A ação de branding do UFC tinha como objetivo expandir a percepção de marca do público para além do octógono, daí precisarmos ser diferentes de tudo que já havia sido feito pela marca”, explicou Ignácio.
A plataforma UFC Docs foi desenvolvida pela própria Skidun em conjunto com o UFC. Como explica Tiago Fernandes, diretor da Skidun e head do projeto, “Além de ofertar conteúdos em uma navegação intuitiva no site, construimos uma integração com a plataforma de CRM do UFC, automatizando sugestões de conteúdo personalizadas para cada usuário, que amplia muito as possibilidades de comunicação por e-mail”, completou.
Entre os conteúdos já confirmados para o UFC Docs, estão o documentário inédito “Arte e Luta”, dirigido por Gringo Cardia, com participação especial da coreógrafa Deborah Colker, além das séries “Espírito de Luta” e “Viver para Lutar”, que estreou com a terceira temporada no Canal Combate nesta semana.
PUBLICIDADE