O banco de imagens Tem que Ter, desenvolvido pelo coletivo gaúcho Viva Voz, está oferecendo às agências brasileiras uma série de fotos para quem quiser incluir a comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas de Natal.
A coleção foi criada em parceria com alunos da ESPM de Porto Alegre, e tem 60 fotos que retratam pessoas LGBT reais em festas de final de ano, propondo um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade.
Todas elas podem ter download gratuito pelo site do projeto Tem que Ter, , que protesta por considerar que “a presença LGBTQIA+ na propaganda brasileira é quase nula e as poucas manifestações que fogem do padrão heteronormativo acabam, muitas vezes, reforçando estereótipos”.
A fotógrafa Luísa Reverey, que participa do projeto, lamenta que as festas de final de ano gerem uma questão tão delicada para a comunidade LGBTQIA+. “Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas. Por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível, mostrando como nós, LGBTQIA+, estamos presentes, e nunca deixamos de ser irmãos, filhos, pais, amigos ou família”, afirmou.