Com a decisão de Fábio Barreto e de Bruno Richter não apresentarem chapas para a eleição do Clube de Criação do Rio (CCRJ), o criativo Daniel “Japa” Brito (Rede Globo) deverá ser eleito, por aclamação, como o novo presidente da entidade que congrega os publicitários da área de criação no mercado carioca.
Com ele, como vice-presidente, se candidatará Ricardinho Weitsman (WMcCann), que já havia participado da diretoria do CCRJ em 2015, com a presidência de José Luis Vaz.
Barreto e Richter haviam chegado a aventar a possibilidade de disputar o comando do CCRJ, mas ambos concluíram que, no momento em que vive o mercado, precisariam continuar se dedicando com atenção às agências de que são sócios, a Sides e a Camisa 10, respectivamente.
O prazo para inscrição de chapas se encerra no final do dia desta quinta, 31/10 e a posse da nova diretoria, informa Pedro Portugal, atual presidente do CCRJ, acontece automaticamente no dia 1º de janeiro de 2020, para um mandato de dois anos.
Sobre o Japa
Formado em Publicidade pela Facha em 2004, com MBA em Marketing pela FGV, o redator Daniel Brito passou oito anos como criativo da FCB, onde chegou a diretor de criação do escritório carioca. De lá, mudou-se para a WMcCann e depois para a DPZ&T Rio. Com quase um ano de agência, foi levado a fazer parte da equipe de criação da Central Globo de Comunicação, comandada por Sérgio Valente.
Japa também é um dos responsáveis pela Miami Ad School no Rio de Janeiro. Na foto, ele recebeu o destaque do Colunistas Rio 2017 pela atuação da escola na formação de novos talentos para a publicidade carioca.
A Chapa
Vão estar também com Daniel Brito e Ricardo Weitsman a seguinte turma: Raul Santahelena (AbreLosOjos/MAS.RJ), Alexandre Abu (Oi Digital Surf), Bruno Richter (Camisa 10), Dani Ribeiro (Artplan), Eric Ribeiro (Webidia), Flavinho Medeiros (Republique), Gabriel Matar (Kombat Filmes), Lara Azevedo (@noix), Marcelo Coli (Take4 Content), Mario Nakamura (Butterflies), Milena Zindeluk (NBS) e Orlei “Passarinho” Gonçalves (Nova Onda).
No conselho, Carlos André Eyer (NBS), Carla Sá (Rede Globo), João Luiz Figueiredo (ESPM) e Toninho Lima (Brick).
Em conversa com a Janela, Daniel Brito conta que o atual presidente, Pedro Portugal, e o Youtuber Spartakus Santiago já foram convidados para os projetos sociais. E João Luiz Figueiredo, da ESPM., será consultor para a economia criativa.
Além disso, empresas como a Miami AdSchool, a Nova Onda e a Butterflies já se comprometeram a patrocinar algumas iniciativas. “O Clube precisa do apoio de todos”, diz ele.
O grupo também preparou o seguinte manifesto, que será distribuído ao mercado, mostrando o que pretendem:
NOVOCCRJ2020Não vamos deixar essa ideia morrer. MANIFESTOCCRJ2020A criatividade desconhece limites. IMAGINANDOCCRJ2020Ampliar o campo de visão do cenário criativo do Rio de Janeiro para além das paredes das agências e da publicidade. |