Quem achou que ele tinha se esquecido se enganou. Assim como fez no início do seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro voltou a prometer o fim da Bonificação de Volume (BV), que os veículos concedem como “sistema de incentivo” às agências de publicidade.
Desta vez, a afirmação foi feita durante entrevista à Folha de S.Paulo, e Bolsonaro antecipou que vai acabar com o BV por Medida Provisória, sem explicar muito como poderá interferir em uma decisão comercial adotada por empresas privadas de comunicação em suas negociações com agências de publicidade também privadas.
“Nós vamos democratizar as verbas publicitárias. Nenhum órgão de imprensa terá direito a mais ou a menos naquilo que nós, de maneira bastante racional, viremos a gastar com nossa imprensa”, disse em janeiro.
O objetivo do presidente, naturalmente, é atingir a Rede Globo, um dos veículos que ainda mantém a prática. “Pelo menos por cinco meses por ano teremos democracia na distribuição de verbas publicitárias no Brasil”, vaticina Bolsonaro. A expectativa é que, se a Globo não puder pagar BV às agências, estas passarão a distribuir a verba de seus clientes de forma mais profissional, beneficiando outros veículos.