“Psicologia reversa: quando se mostra alguém detestável sendo contra algo bacana, as pessoas fecham com o bacana”. Essa é a explicação de Gustavo Bastos, diretor da agência Onzevintem, para a nova campanha da cerveja Rio Carioca que entra no ar na última semana de julho em TV aberta e fechada.
Nela, um velho chato e rabugento fala mal da marca e sempre conclui que são uns fracassados. Com direito à hashtag #fracassados na assinatura.
No primeiro filme, ele diz que “a propaganda da Rio Carioca zoa todo mundo, por isso não vende nada, nem tem grana para aparecer na televisão”. Em outro, lembra que a propaganda da Rio Carioca nunca mostrou mulher de biquíni e por isso mesmo “não vende nada”.
A expectativa de Gustavo Bastos é que a hashtag #fracassados viralize em outros memes, como os americanos fazem com a expressão “losers”, o que poderá ajudar a repercutir a campanha. Não por acaso, Luiz Eduardo Vieira, diretor geral da cervejaria, brincou, dizendo: “na minha agência tem um bando de fracassados, só podia mesmo sair uma campanha assim”.
Ficha técnica:
Agência: Onzevinteum
Cliente: Cerveja Rio Carioca
Criação: Gustavo Bastos
Atendimento: Diego Crisostomo
Mídia: Rodrigo Sani
Produtora: Movie Machine
Diretor: Bruno Miguel
Diretor de Fotografia: Flavio Zangrandi
Operador de camera: Fernando Fernandes
Foquista: Marcelo Merrentz
Coordenação de Produção: Juliana Lago
Produção: Maíra Pereira
Figurino: Marina Brandão
Edição e finalização: Isabella Jannotti
Color: Ari Marins
Som Direto: Cristiano Caldeira
Atendimento: Sabrina Val e Juliana Tarabal
Ator: Gerson Augusto
Aprovado por: Luiz Eduardo Vieira