O Grupo Globo anunciou esta quinta, 28/03, a unificação de diversas áreas em um novo modelo de atuação comercial. Entregando o comando para Eduardo Schaeffer, a Globo passa a ter uma Diretoria Integrada de Negócios, que reúne todas os negócios da TV aberta e com os das operações digitais da empresa.
As equipes comerciais, até aqui divididas em digital e tradicional, foram unificadas e passam a atuar sob o comando de Schaeffer, para que a Globo seja identificada como uma “empresa Media Tech”, explica o comunicado ao mercado.
Eduardo Gama Schaeffer foi CEO do ZAP, empresa em que trabalhou de maio de 2006 a 2017, quando se tornou diretor de Marketing e Projetos Digitais do Grupo Globo. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie, com curso de gerência pela FGV, em 1995 se tornou o sócio responsável pela área comercial da Webra. Em seguida, atuou como diretor comercial da Promon e como consultor de e-business para empresas como Itaú, Vale e TAM, entre outras. Daí transferiu-se para o ZAP Imóveis, onde chegou a CEO por 10 anos, empresa na qual se mantém, mesmo estando na Globo, como presidente do conselho.
Para o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, “mais do que juntar equipes, estamos falando em capacitá-las com novos conhecimentos e habilidades específicas de Media Tech, sem abrir mão dos atributos que elas aportam individualmente. É um processo permanente e que acontece ao longo do tempo: preserva-se o que está certo ao mesmo tempo em que se vai ajustando o modelo, em um processo ágil e veloz. O que estamos fazendo é a integração definitiva do tradicional ao digital, do BI à inteligência criativa, da inteligência artificial à criatividade humana”, declarou.
Dentro do novo modelo de negócios, as funções antes exclusivas para a operação comercial tradicional foram extintas. Com isso, Marcelo Duarte deixa a companhia.
De acordo com a área de comunicação da Globo, os demais membros da equipe permanecem na empresa, como Eduardo Petribú, que em 02/2018 havia deixado a direção comercial no Rio para assumir uma Direção Comercial na emissora em São Paulo, e, no Rio, Felipe Heimbeck, que continua chefiando a área comercial, que também adotará o novo formato integrado.