Somos a segunda maior delegação no SXSW, o festival de inovação que está acontecendo esta semana em Austin, Texas. Motivo de muito orgulho.
SXSW 2019: O Happy Hour da Globo.E se tem brasileiro, a Globo estava aqui, promovendo um happy hour para encontrarmos muitos amigos!
Acho que todos que tiveram a sorte de estar aqui no SXSW devem ter também a responsabilidade de contar pra amigos, família, clientes, colegas de trabalho, um pouco do que foi debatido aqui… e quem sabe isso nos ajuda a começar a construir um novo mindset de forma de trabalhar e se relacionar com pessoas. Mais transparente, mais vulnerável, mais colaborativa, aberta e humana, sem medo de toda mudança que vem por aí.
DIA DE FEIRA
O SXSW também tem uma feira (a imagem do alto da matéria), no Austin Convention Center, onde podemos ver alguns “gadgets” bem divertidos!
O que está fazendo mais sucesso é a impressora 3D de Sushi. Sim, amigos, em breve iremos imprimir comida!
Como tenho falado, a AI (inteligência artificial) está por todos os lugares. Para vocês entenderem a comparação que eu faço: o impacto que a inteligência artificial terá nas nossas vidas e profissões é o mesmo de quando passamos a ter eletricidade. Ela estará (e em muitos casos já está) por trás de todos os segmentos e atividades que fazemos.
Esse ano, além do impacto no mundo de informações e no âmbito mais “racional” que já vimos muito, estamos vendo muitas aplicações relacionadas a emoções e comportamentos.
Na feira achei muito interessante uma ferramenta de AI que, pela nossa voz, consegue identificar qual nosso “estado de espírito” e nos indicar o que podemos fazer. Imagina o que isso é para vendas on line? Você identifica que a pessoa está, por exemplo, estressada e já oferece mil produtos de welness pra ela?? A ferramenta chama-se Empath.
E mais uma vez repito: Privacidade já era. Morreu. Is dead;)
Mas essa é uma discussão enorme e pra outro post!
Ah, incrível: também a prancha de surf com inteligência artificial e sensores que te ensinam a surfar!
#SOMOSTODOSCRIATIVOS
O SXSW trouxe Brian Solis para falar sobre algo que repito sem parar, que é a importância de sermos todos criativos! Não vamos dividir o mundo entre pessoas que são criativas e pessoas que não são criativas!
Depois dele, uma ótima palestra sobre a importância dos mini docs hoje em dia para as marcas, com a Cheryl Miller Houser, fundadora da Creative Breed. O título da palestra era “Storytelling and Empathy in a purpose driven world”, e falou muito do que já sabemos. Mas é sempre bom lembrar, da importância de construir histórias de verdade, e que mini docs é um formato incrível para isso.
A vulnerabilidade deve ser explorada pois entrega credibilidade e, como temos hoje pelo uma certeza, e ela é: “nunca foi tão difícil construir credibilidade (trust) como agora”. Ver exemplos e discutir formatos que nos ajudem a passar confiança e verdade é sempre importante.
O keynote do dia foi com Dawn Ostrof, do Spotify, e os CEOs de duas empresas que foram compradas por eles: Michael Migano da Anchor e Matt Lieber, da Gimlet. O papo foi sobre podcasting, e saimos de lá com a certeza de que esse será o ano da virada!
Hoje, já 1 em cada 3 americanos ouvem podcast pelo menos uma vez por mês. É um formato que permite inclusive conteúdos mais longos, pelo fato de que os momentos em que os usuários se dedicam a escutá-los é muito menos fragmentado do que os momentos em que consomem mídias sociais por exemplo!
Adorei e esse é um assunto que temos que realmente ficar atentos e levar a sério!
CONFORTO DIGITAL
Também foi dia de visitar algumas das ativações das marcas: a casa da LG está fazendo um super sucesso pois os produtos que estão apresentando são pra usarmos já.
Dá um certo conforto ver o que desenvolveram usando toda tecnologia disponível, robôs, TVs, máquina de fazer cerveja e sorvetes, e muitos outros.