Depois de quatro anos como sócia da consultoria de estratégia e inovação Malagueta, Renata Porto está ancorando na Geometry Global, como a nova General Manager da agência de branding e activation ligada ao grupo WPP e que resultou, em 2013, da fusão global entre a G2 e a Ogilvy Action.
Ela vai responder diretamente ao CEO e presidente Sérgio Brandão (à esquerda, na foto), e comandar a operação dos dois escritórios da Geometry no Brasil, em São Paulo e no Rio. Com a mudança, a Malagueta será desativada, já que a sócia de Renata, Fernanda “Fefa” Romano, foi anunciada, no início deste mês, como tendo assumindo a direção executiva dos Canais Digitais da Alpargatas.
Paulistana, Renata Malta Canto Porto formou-se em comunicação pela Álvares Penteado (FAAP) e em agências já passou pela Guimarães, Escala e Naked, onde foi head de atendimento e planejamento, antes de abrir sua Malagueta como responsável pelos setores de estratégia e relacionamento.
A mudança coincide as alterações estruturais e filosóficas que a Geometry vem implementando nos últimos meses, notadamente a partir do fechamento do escritório da Ogilvy carioca no final de 2017, já que as duas operavam praticamente juntas em Botafogo:
“Não pode mais existir no mundo de hoje essa coisa de uma agência ser ‘do Rio’, ou ser ‘de São Paulo’, ou de um profissional precisar estar presente fisicamente apenas em um ou outro escritório. Vamos pensar a Geometry nacionalmente, com a flexibilidade de que eles possam estar em qualquer dos dois lugares e a agência ter o tamanho necessário para realizar da melhor maneira os trabalhos demandados pelos clientes”, explicou Renata Porto em conversa com a Janela.
Até para atender a este formato, a Geometry instalou-se, no Rio, no WeWork Carioca, da Av.Almirante Barroso, seguindo uma tendência de ocupação de espaços de coworking que temos visto através de outras agências do mercado.
Hoje, a Geometry atende no Rio as contas de Coca-Cola e BAT (Souza Cruz). Em 2017, no Colunistas Rio Promo & Live, seu diretor de criação Ricardo Leme Lopes foi escolhido o Profissional do Ano. E a agência ainda levou o GP de Design Ambiental para a série de cartazes criados para GloboNews Prisma no Colunistas Design.
Para o CEO Sergio Brandão, as expectativas são grandes para 2019. Diz o executivo que “É estratégico para nós, da Geometry, mantermos o espaço no Rio e a proximidade aos nossos clientes, principalmente para garantirmos uma troca estratégica cada vez mais agil e eficaz. Além do porte dos clientes que temos aqui, considero fundamental termos relevância na cidade, não só em termos de negócios, mas emocional também, já que nasci e iniciei minha vida profissional no Rio.”