O orçamento do carnaval carioca de 2019 será de R$ 72,4 milhões, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Fazenda, apresentado esta sexta, 15/02, pelo prefeito Marcelo Crivella e pelo presidente da Riotur, Marcelo Alves, em coletiva à imprensa.
Deste valor, R$ 41 milhões virão da captação de patrocínios, ficando a prefeitura responsável por R$ 31,4 milhões, participação que, garante Crivella, deverá diminuir a cada ano durante a sua gestão:
“O Carnaval é um bebê grandão que está precisando desmamar”, afirmou ao reforçar que seu objetivo é que a festa seja cada vez mais bancada pela iniciativa privada.
A estratégia é reforçada por Alves, que o próprio Crivella creditou como responsável pelas negociações que levaram ao crescimento na captação de patrocínios. Várias fontes estão se somando para compor os R$ 41 milhões anunciados. A principal — 25 milhões de reais — corresponde à segunda parcela do compromisso da empresa de promo & live marketing Dream Factory, do Grupo Artplan, que, em 2018, garantiu investir R$ 75 milhões no carnaval carioca por três anos. Entre os apoiadores deste pacote da Dream Factory, conta Claudio Romano, CEO da agência, está a Ambev, que vai promover no evento a cerveja Antarctica, repetindo o tema “Carnaval da Boa”. Outro apoiador conquistado pela Riotur é a empresa Booking.com, de reservas de hotel pela internet, cujo valor de patrocínio, no entanto, ainda não foi anunciado.
E esta semana a Light confirmou a sua participação, com um investimento de R$ 15 milhões. Segundo Crivella, para isso foi fundamental o apoio do Governo do Estado permitindo que a empresa utilizasse a Lei do ICMS, ou seja, impostos que deveriam ser recolhidos como Imposto de Circulação de Mercadorias mas serão aplicados como apoio cultural. “Chegamos a ficar muito preocupados quando a Uber não quis renovar o apoio de R$ 8 milhões de 2018, mas felizmente a Light ‘trouxe a luz’ com quase o dobro”, brincou o prefeito.
(Foto: Alexandre Macieira | Riotur)