Além de colocar no ar, pela mídia offline, uma campanha criada por sua nova agência Propeg, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), através da sua agência interna Lab, está investindo fortemente na mídia digital. Na última semana, colocou nas redes sociais seu terceiro vídeo produzido com o Porta dos Fundos, e que, com poucos dias no ar, já alcançou três milhões de visualizações, a metade da meta estipulada pelo diretor de marketing da instituição, Davino Pontual.
Em conversa exclusiva com a Janela, Pontual destacou a importância de investimentos em ações digitais que foquem em objetivos de branding, passando os diferenciais da marca e da instituição. “Nós atuamos nas duas frentes, com a consciência de que precisamos avaliar os resultados com diferentes métricas. Vídeos como os do Porta dos Fundos funcionam muito para complementar as ações que a Lab já desenvolve para a UVA focadas em performance”, explicou o executivo.
No esquete atual, o briefing passado pela Veiga de Almeida aos criadores do grupo era chamar a atenção para a existência, no mercado de ensino superior, de uma grande quantidade de instituições que atraem os alunos pelo custo muito baixo, mas que proporcionam um ensino de qualidade tão baixa que, ao final, marcam o aluno para o resto da vida com um diploma pouco respeitado pelo mercado de trabalho.
“Quisemos mostrar, com humor, como a escolha da instituição de ensino pode influenciar a vida de alguém e sua possibilidade de conseguir emprego, uma preocupação cada vez mais presente entre os jovens”, destacou Davino Pontual.
O diretor de marketing da UVA revela que tem encontrado vantagens em trabalhar com uma agência digital própria. “O mercado de educação tem uma peculiaridade muito grande no uso das mídias online. Já tivemos agências externas, mas há alguns anos, a rede resolveu montar sua própria estrutura. E nossa conclusão é os resultados têm sido bem mais positivos, comparando com o período anterior. Até mesmo por nos permitir otimizar os investimentos, na mídia digital, de todas as nossas unidades educacionais no Brasil e na América Latina”, disse Pontual à Janela.
A Lab, que tem estruturas em outros países no qual o grupo Ilumno atua, vem desenvolvendo inclusive trabalhos para plataformas como Spotify e games. E, especialmente, nos últimos semestres, ações através dos chamados “influenciadores digitais”. Para Davino Pontual, o envolvimento desses influenciadores está se mostrando capaz de resolver o problema cada vez mais percebido, junto à geração millenium — target da UVA — da rejeição à propaganda tradicional.
“O público destes influenciadores confia muito naquela pessoa. E isso nos permite passar mensagens muito positivas, quando encontramos aqueles que percebemos ter os mesmos valores da nossa marca. Eles estão nos ajudando a conscientizar o público sobre o quanto o ensino superior é capaz de transformar a vida das pessoas. Não podemos esquecer que o que nós vendemos aqui não é um produto de consumo palpável. Vendemos transformação: a possibilidade de alguém se desenvolver na carreira que ela sonhou e, com isso, ter uma renda muito superior e uma vida melhor. E conseguimos passar isso com a confiabilidade que os influenciadores transmitem. E com a possibilidade, ainda, de eles transmitirem, de forma bastante natural, a existência dos cursos da UVA como opção para seus seguidores conseguirem aquele objetivo”, completa Davino.
Na TV, Propeg vende a UVA
como “a sua melhor escolha”
Paralelamente ao trabalho da Lab, a UVA entrou no ar pela TV, em sua campanha de matrículas para o primeiro semestre de 2019, através da agência Propeg, com o filme “Escolhas”, que consolida o conceito “UVA. A sua melhor escolha”, que a agência havia levado à mídia primeiramente em OOH e rádio.
A campanha destaca especialmente o programa “Novos Líderes”, que tem como objetivo identificar e desenvolver futuros líderes e inserir os estudantes rapidamente no mercado de trabalho, oferecendo bolsas de 100% para os melhores colocados, coaching e mentoria (aconselhamento profissional), estágio e cursos de inglês e liderança.
O filme de 30” está sendo veiculado em canais de TV aberta e nas redes sociais da UVA, complementando as ativações que continuam em mídia OOH e rádio.
FICHA TÉCNICA:
Anunciante: Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Agência: Propeg
Campanha: Graduação 19.1
Título: Escolhas
Produto: Graduação
CEO: Vitor Barros
CCO: Emerson Braga
Direção de Criação: Emerson Braga e Rafael Pascarela
Criação: Emerson Braga, Rafael Pascarela, Genival Junior, Felipe Mendes, Nirlandy Leitão, Rebecca Bortolami, Barbar Rebello.
Diretora de Atendimento: Alice Cidaco
Atendimento: Isabela Fogaça
VP Planejamento: Melina Romariz
Planejamento: Maira Miguel, Vinicius Theodoro
RTVC: Juliana Leonelli, Mariana Hosannah e Bruna Alonso.
Produção: Bruno Carneiro.
Finalização: Luciano Araújo.
Projetos: Renata Rollin.
Diretora Nacional de Mídia: Fatima Rendeiro.
Mídia: Daniella Oliveira, Newton Rogério, Fernanda Cardoso, Viviane Almeida.
Aprovação Cliente: Davino Pontual e Gisele Freitas
Produtora de Filme: Movie Machine
Direção: Léo Angeli
Atendimento: Sabrina Val
Coordenação de produção: Juliana Lago
Assistente de direção: Bruno Bennec
Direção de Fotografia: Júlia Equi
Diretor de Arte: Magno Alves
Coordenação de pós-produção: Isabella Jannotti
Montagem: Thiago Pozes
Finalizador: Isabella Jannotti
Finalização: Equipe Movie Machine
Produtora de Som: Ritmika