• A Bic de Bolsonaro era uma Compactor

    Bolsonaro assina as posses de seus ministros com uma Compactor Economic.

    A caneta baratinha com que o presidente Jair Bolsonaro assinou as posses de seus ministros bombou nas redes sociais na tarde de ontem. Assim como esse colunista escreveu no Facebook, a jornalista Cristiana Lobo não teve dúvidas de comentar na GloboNews que o novo presidente havia usado uma Bic. E o jornal Estadão chegou a registrar em título de matéria: “Uma posse em tons de ‘Bic’ e sons de Libras”.

    A Compactor Economic: R$ 30,00 uma caixa com 50.
    A Compactor Economic: R$ 30,00 uma caixa com 50.

    Só que a produtora de eventos Sibéria de Almeida chamou a atenção em nossa postagem: “a ponta da Bic não é cinza, e sim bege”. E matou a charada. Bolsonaro não havia usado uma Bic, mas uma Compactor Economic.

    Além de Sibéria, o pessoal da Compactor percebeu, claro. Hoje, quando a Janela ligou para a empresa, a Mariana Souza, do marketing, logo corrigiu quando falamos na Bic do Bolsonaro.

    E ontem, a companhia registrou no seu Instagram, alcançando até agora mais de 2 mil curtidas: “@jairmessiasbolsonaro assinou a posse com Caneta 100% Brasileira. Compactor Economic???? Uma honra ver nossa marca ajudando a escrever um capítulo tão importante na história do país.”

    Tradicional anunciante do Rio de Janeiro — sua sede é em Nova Iguaçu — a Compactor faz tempo está sem agência fixa, depois de ter deixado a carteira da 3AW, por onde andava desde que a agência se chamava Unlike. Mas a Janela já registrou sua presença, no passado, nas carteiras das agências Staff (de Cahique Equi e Duda Moncalvo) e PG&M (Pablo, Gonçalo & Martins).

    Daniel Werneck comanda o marketing da Compactor.
    Daniel Werneck comanda o marketing da Compactor.

    Todo o seu marketing e comunicação — inclusive nas redes sociais — está nas mãos de Daniel Werneck, profissional que estudou na UFRJ, Faculdade da Cidade e FGV. Além de ter trabalhado na Xerox e na Intelig Telecom, Werneck foi de agência, a Kaktus Comunicação, entre 2005 e 2011, quando atendeu exatamente a empresa de canetas.

    Aproveitar oportunidades como essa já deu anúncio e prêmio. O criativo Nelson Porto postou em seu Facebook:

    “Ao ler sobre a Bic do Bolsonaro lembrei dos meus amigos Wagner Solano e Felinto Pereira. Juntos, ganhamos o prêmio Abril com uma página simples em preto e branco. Atendimento, Elizabeth Leal. Agência, Norton”. O anúncio está aí abaixo, para nossos leitores curtirem.

    A Janela tentou contato com Daniel Werneck, mas sem retorno até o fechamento desta matéria.

    Anúncio da Norton para as canetas Parker, em 1987.
    Anúncio da Norton para as canetas Parker, em 1987.
    Atualização às 16:00h

    Cinco horas depois da matéria da Janela, a Compactor reagiu! E postou um anúncio pela oportunidade em sua página do Facebook, com o título “Economic. A caneta ideal para quem precisa enxugar o orçamento”.

    Peça da Compactor finalmente aproveitou a oportunidade de a marca ter sido usada por Bolsonaro na posse.
    Peça da Compactor finalmente aproveitou a oportunidade de a marca ter sido usada por Bolsonaro na posse.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×