A caneta baratinha com que o presidente Jair Bolsonaro assinou as posses de seus ministros bombou nas redes sociais na tarde de ontem. Assim como esse colunista escreveu no Facebook, a jornalista Cristiana Lobo não teve dúvidas de comentar na GloboNews que o novo presidente havia usado uma Bic. E o jornal Estadão chegou a registrar em título de matéria: “Uma posse em tons de ‘Bic’ e sons de Libras”.
Só que a produtora de eventos Sibéria de Almeida chamou a atenção em nossa postagem: “a ponta da Bic não é cinza, e sim bege”. E matou a charada. Bolsonaro não havia usado uma Bic, mas uma Compactor Economic.
Além de Sibéria, o pessoal da Compactor percebeu, claro. Hoje, quando a Janela ligou para a empresa, a Mariana Souza, do marketing, logo corrigiu quando falamos na Bic do Bolsonaro.
E ontem, a companhia registrou no seu Instagram, alcançando até agora mais de 2 mil curtidas: “@jairmessiasbolsonaro assinou a posse com Caneta 100% Brasileira. Compactor Economic???? Uma honra ver nossa marca ajudando a escrever um capítulo tão importante na história do país.”
Tradicional anunciante do Rio de Janeiro — sua sede é em Nova Iguaçu — a Compactor faz tempo está sem agência fixa, depois de ter deixado a carteira da 3AW, por onde andava desde que a agência se chamava Unlike. Mas a Janela já registrou sua presença, no passado, nas carteiras das agências Staff (de Cahique Equi e Duda Moncalvo) e PG&M (Pablo, Gonçalo & Martins).
Todo o seu marketing e comunicação — inclusive nas redes sociais — está nas mãos de Daniel Werneck, profissional que estudou na UFRJ, Faculdade da Cidade e FGV. Além de ter trabalhado na Xerox e na Intelig Telecom, Werneck foi de agência, a Kaktus Comunicação, entre 2005 e 2011, quando atendeu exatamente a empresa de canetas.
Aproveitar oportunidades como essa já deu anúncio e prêmio. O criativo Nelson Porto postou em seu Facebook:
“Ao ler sobre a Bic do Bolsonaro lembrei dos meus amigos Wagner Solano e Felinto Pereira. Juntos, ganhamos o prêmio Abril com uma página simples em preto e branco. Atendimento, Elizabeth Leal. Agência, Norton”. O anúncio está aí abaixo, para nossos leitores curtirem.
A Janela tentou contato com Daniel Werneck, mas sem retorno até o fechamento desta matéria.
Atualização às 16:00h
Cinco horas depois da matéria da Janela, a Compactor reagiu! E postou um anúncio pela oportunidade em sua página do Facebook, com o título “Economic. A caneta ideal para quem precisa enxugar o orçamento”.