O redator carioca Roberto “Betão” Sá Filho lança no próximo dia 26/10, na Livraria da Travessa, no Centro do Rio, seu livro “Criatividade Made In Rio – A migração global de publicitários Cariocas”, resultado de um ano e meio de pesquisas para a apresentação da sua tese de mestrado em Economia Criativa.
Como o subtítulo do livro indica, Betão, que atualmente é supervisor de criação da agência carioca 3AW e professor da ESPM, procura mostrar quais são os motivos e os desdobramentos da migração de tantos publicitários cariocas para outras cidades criativas, não apenas no Brasil como pelo mundo. E, mais ainda, o porquê de tantos deles terem carreiras de sucesso fora do mercado carioca.
Em conversa com a Janela, o criativo contou ter percebido que as dificuldades do mercado carioca acabam forjando um profissional mais preparado para superar problemas:
– Com verbas menores e condições de trabalho piores, o publicitário carioca que quer sobreviver aprende a se superar. Quando encontra um ambiente mais favorável, não tem como não se destacar — explicou.
Roberto Sá Filho diz que, quando escolheu este tema para sua tese de mestrado — e se estimulou a transformá-lo em livro — pretendeu levantar a questão para que os demais profissionais e empresários do mercado carioca se conscientizassem de que algo precisa ser feito para reverter este processo:
– O Rio de Janeiro não pode ser só celeiro de talentos. Precisamos entender melhor o mercado para encontrar maneiras de segurar aqui os bons profissionais — defendeu.
A noite de autógrafos acontece a partir das 17:00h e a Livraria da Travessa fica à Rua Sete de Setembro, 54 (quase esquina da Rua da Quitanda), no Centro do Rio.