Começou na quarta-feira, 26/09, na Marina da Glória, a feira ArtRio, que, este ano, até domingo, 30, deu mais ênfase aos trabalhos de artistas brasileiros nos mais de 80 estandes dos seus dois pavilhões.
Nesta versão 2018, a organização está comemorando um aumento de marcas patrocinadoras e apoiadoras, com destaque para o Bradesco, onipresente no evento, desde a distribuição de pipocas na entrada até placas na área de alimentação, lounge e a realização, pela 6ª vez, do Prêmio Foco Bradesco ArtRio, premiando com residências os artistas cujas obras ainda serão selecionadas para doação ao acervo do Museu de Arte do Rio – MAR.
O Bradesco ainda espalhou obras no Pão de Açucar, na exposição Intervenções.
Os estandes dos patrocinadores estão na área aberta do evento. A Firjan, por exemplo, está mostrando sua Casa Firjan em realidade virtual, além de promover visitas de vans — ida e volta — a quem quiser conhecer o espaço.
A realidade virtual também foi usada pelo site Hoteis.com, que pela primeira vez apoia a ArtRio, através da ativação “Viaje pela Arte”. Quem visitar o estande poderá reproduzir seu destino turístico favorito ou criar seu paraíso particular. O resultado final será compartilhado via WhatsApp com os participantes.
O CRAB/SEBRAE está dentro do programa Brasil Contemporâneo, apresentando uma galeria pop up de artesanato brasileiro. A cerveja Stella Artois, presente na feira pelo segundo ano, terá bares na área de convivência do evento e também visitas guiadas com curadores. Ainda na área de bebidas, o gin Bombay Sapphire está fazendo sucesso em seu bares com drinques em copos enormes de plástico coloridos, que todo mundo acaba querendo levar para casa e vemos circulando pela exposição.
A Rádio JB FM montou um estande com vários headfones tocando músicas de diferentes décadas, além de um mockup gigante para as pessoas tirarem foto.
A Valid, empresa de segurança digital e física não só está presente com apoio institucional, como assinou com a mostra realizar ações do ArtRio Social ao longo do ano, levando alunos de escolas públicas e instituições para visitas guiadas a museus e centros culturais.
Para quem for ao evento, a dica da Janela é deixar o carro em casa. O estacionamento da Marina está lotando cedo e, ainda assim, pelo preço, não deve ficar muito diferente do que ir e voltar de Uber.