O designer, ilustrador, quadrinista e diretor da Crama Design, Ricardo Leite, será um dos expositores da 9ª edição da mostra “Viva Design” que acontece em São Paulo a partir de sábado, 25/08, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista.
Promovida pela Associação Objeto Brasil, a mostra, que faz parte do DW! – Design Weekend, contará com ilustrações, peças de design e lounges assinados, além de oficinas ligadas ao design e à economia criativa.
O trabalho enviado pelo criativo carioca será uma ilustração criada para o livro “A Menina dos Cabelos”, de Maria Amélia Orttigão, mas o objetivo do autor era participar com o desenho com o qual aparece na foto desta matéria, em que uma criança, que simboliza ele próprio, se vê envolvida pelos heróis de quadrinhos que povoaram suas estantes de livros e revistas e, naturalmente, sua imaginação. E Ricardo explica a mudança:
– Esse desenho era um antigo projeto, que imaginei terminar para mandar para São Paulo. Só que, por conta dos trabalhos aqui da Crama, não consegui finalizar a tempo!! Mas estão lá todos os meus ídolos, desde o underground Mr.Natural, de Robert Crumb, ao um clássico Mandrake, de Lee Falk, passando pelo brasileiro Pererê, do Ziraldo.
A curiosidade é que Ricardo publicou uma prévia da peça em seu perfil no Facebook. E o sucesso foi tão grande, que o criativo resolveu transformar o trabalho em um novo projeto: uma série de gravuras numeradas e assinadas, que ele promete lançar até o final deste ano.
Os quadrinhos estão na vida de Ricardo Leite deste garoto, não só como leitor. Nos anos 70, tempos da chamada “imprensa alternativa”, foi um dos colaboradores da revista Virus, só com novos quadrinistas e cartunistas cariocas. E agora prepara o seu próprio livro autobiográfico de quadrinhos, com previsão para 2020.