EM PRIMEIRA MÃO – Desde 2015 diretor de criação da Artplan, Ricardinho Weitsman acaba de fechar com a WMcCann-Rio para assumir a mesma função na agência que agora é presidida nacionalmente por Hugo Rodrigues.
Aos 43 anos de idade, Weitsman terá o desafio de centralizar a função que, há alguns anos, vinha sendo dividida entre dois profissionais: Nícolas “Nico” Romanó e Viviane “Vivi” Pepe. O argentino Nico está de mudança para São Paulo, onde vai trabalhar na JWT. E Vivi se torna cliente, também em São Paulo, para ser a diretora de criação da marca de cosméticos Avon.
Em conversa com a Janela, Hugo Rodrigues citou que a WMcCann está vivendo um momento muito feliz, com grandes conquistas e podendo partir em busca de novos formatos.
Segundo o chairman da agência, Ricardinho foi escolhido por ser “o profissional que o mercado procura atualmente, graças a seu perfil multifacetado, sabendo pensar na criação para diversas plataformas, seja publicidade, digital ou eventos”.
Marcio Borges, diretor do escritório da WMcCann no Rio, lembra que a McCann-Erickson começou na América Latina exatamente pelo Rio de Janeiro. “Não posso perder a relevância que o escritório da WMcCann do Rio tem para o grupo. A gente tem que manter o alto nível dos nossos profissionais”, comentou, sobre a contratação de Ricardinho.
Carioca, flamenguista doente, Ricardo Weitsman formou-se em Economia pela Cândido Mendes. Em publicidade, ele começou na Zapt de Jonas Suassuna em 1997, tendo como diretor de criação Toni Lourenço. Passou também pelas agências Doctor — onde fez uma dupla infernal com Luciano “Animal” Gaberal –, 4X4, V&S, Fischer América, DM9DDB, Giovanni, FCB e NBS, além da já citada Artplan. Esta sua última fase na agência dos Medina, na verdade, foi a sua terceira passada por lá.
Numa destas, trabalhou com o redator Toninho Lima, que, sobre ele, escreveu:
“É sempre um prazer criar ideias junto com ele e ver como ele consegue tornar leves e divertidas as horas de trabalho duro que fazem parte do nosso ofício”.
Entre os muitos diplomas recebidos, Ricardinho Weitsman recebeu quatro vezes o Prêmio Rogerio Steinberg, por ficar entre os três mais premiados redatores do Colunistas Rio: em 2001, 2002, 2008 e 2010.