Os fãs de longa data da Cerveja Antarctica estão se surpreendendo com a volta da marca às suas origens no novo rótulo que está chegando aos bares. Criado pela carioca Hardcuore, eles remetem ao grafismo clássico da Antarctica, como contou para a Janela o designer e diretor de criação da agência, Rafael Cazes:
– Fomos buscar vários elementos dos antigos rótulos da cerveja, a começar pelo formato quadrado, que confere uma percepção muito mais premium que o redondo, para o qual a cerveja havia mudado faz tempo — citou o criativo.
Com o retorno ao rótulo quadrado, o próprio nome da marca perdeu a curvatura. E a programação visual retomou — destaca Cazes — a faixa diagonal que sempre caracterizou a Antarctica em seus primeiros anos.
Por outro lado, a nova imagem da cerveja mantém a referência aos ramos de cevada que foram introduzidos em 1992 pela empresa paulista de design Seragini para dar um visual mais nobre à marca, que existe desde 1885, ou seja, a longevos 133 anos.
Em 1992, a Janela chegou a fazer matéria revelando que o rótulo anterior (veja à esquerda na imagem abaixo), com a faixa azul mais simples, “envergonhava” o consumidor. Coube à Seragini dar mais nobreza — não por acaso a adoção do dourado — para o consumidor sentir-se bem em deixar a garrafa em cima da sua mesa.
Rafael Cazes chama a atenção também para a grande mudança que tiveram os pinguins, que simbolizam a Cerveja Antarctica desde o seu surgimento. Diz ele que a Ambev havia detectado que o consumidor começava até a ter dificuldade em reconhecer a ave, de tal forma ela fora modificada. Os pinguins agora receberam nova roupagem e mais destaque, passando a exibir, também, detalhes dourados em seu corpo.
FICHA TÉCNICA
Escritório de Design: Hardcuore
Direção Criativa: Rafael Cazes e Breno Pineschi
Designers: João Zanin e Gabriela Diaz
Produção Executiva: Renata Garcia
Atendimento: Déborah Zapata
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