Com oito trabalhos finalistas cada uma, as agências Artplan e NBS saem na frente na disputa pelo título de Agência do Ano do Prêmio Colunistas Rio 2017, cujo julgamento online foi realizado nas últimas semanas. Logo após, vem a agência Onzevinteum, que emplacou seis trabalhos nos shortlists, seguida pela Binder e pelo Infoglobo, com quatro cada um.
13 publicitários e jornalistas participaram das votações online do Colunistas Rio 2017: André Pedroso (Fischer-SP), Bruno Rosa (O Globo), Dani Ribeiro (Heads), Daniel Brito (DPZ&T), Debora Tenca (Fino Trato), Dorinho Bastos (propmark), Durval Honório Filho (Heads), Kelly Dores (propmark), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Marcos Pedrosa, Raphael Laclau (Comum.cc), Ricardo Real (Script) e Toninho Lima (Lent:Ag).
Eles analisaram 180 peças de 36 agências. As maiores inscrições foram no Colunistas Filme, com 26 trabalhos em disputa, superando o Colunistas Mídia Impressa, que contou com 21 trabalhos. Houve ainda concorrentes nos Colunistas Mídias Integradas, Rádio, Mídia Exterior, Digital, Branded Content, Mídia, Técnica, Promo e Live, Marketing Direto, RP e Design. As empresas cariocas, curiosamente, não inscreveram nenhum trabalho no Colunistas Inovação.
O julgamento presencial, quando os jurados definirão os Grandes Prêmios e as medalhas de Ouro, Prata e Bronze, acontece no sábado, 10 de março, no Rio.