O Shopping Eldorado, de São Paulo, inaugurou uma área desenvolvida pela agência carioca de mídia Out-of-Home Altermark, em que as crianças, em vez de brincarem em pula-pulas ou similares, podem descobrir como criar uma peça publicitária.
No espaço, batizado de AltermarKidz, conta Rodrigo Santos, diretor de criação da agência, monitores treinados orientam as crianças de 4 a 14 anos a desenvolverem peças de cunho social, a partir de templates que a agência já deixou programados nos computadores. Terminada a “criação”, a criança poderá ver seu trabalho exibida na tela, como se fosse uma mensagem profissional de OOH. “Não colocamos nenhuma marca envolvida”, explicou Rodrigo, “para ninguém se preocupar que pudesse haver aspecto comercial na brincadeira.”
O AltermarKidz está funcionando na unidade brasileira da KidZania – rede de parque de diversões que trabalha com o conceito de “edutenimento”, fruto da união dos termos “educação” e “entretenimento” –, pouco utilizado no Brasil. O formato já recebeu diversos prêmios internacionais de qualidade e inovação.
Fundada em 1986 para ser especializada em mídia exterior, a Altermark afirma ocupar, atualmente, o primeiro lugar em compra de mídia Out-of-Home no país. Com 60 colaboradores, a agência tem escritórios no Rio, São Paulo e Miami.