O diretor da produtora Rio Cinema Digital, Gabriel Mellin (à esquerda na foto), espera ter, até o final de 2018, pronto para exibir nas salas de cinema, o longa que está escrevendo com a história da amizade entre Chorão e Champignon, fundadores da banda santista de rock/punk/rap Charlie Brown Jr.
Mellin confessou para a Janela ter ficado fascinado pela trajetória de sucesso e de tragédia dos dois músicos que se conheceram ainda garotos, fundaram o grupo em 1992, conquistaram um enorme sucesso nacional, mas acabaram se suicidando no intervalo de pouco mais de seis meses, em 2013.
Com projeto já aprovado para captação na Ancine, Gabriel Mellin passou a contar com o apoio da viúva de Champignon, Claudia Bossle, para conseguir material sobre a banda. Nos últimos meses, ele tem ido constantemente a São Paulo para buscar, com todos os que se relacionaram com os músicos, os elementos que, junto com os roteiristas Fernando Martins e Clara Peltier, transformará nas cenas que pretende rodar já no próximo ano.
Gabriel Mellin não acredita que venha a ter dificuldades com a captação de patrocínio por conta da história de uma banda tão alternativa quanto a de Chorão e Champignon.
– Os números da Charlie Brown Jr. são impressionantes. Eles venderam mais de 6 milhões de disco e, até hoje, têm mais de 5 milhões de fãs no Facebook. O filme será de ficção mas com uma pegada musical forte, até por conta da minha experiência com videoclipes. Tenho certeza que vai atrair o público — aposta.
Enquanto não começam as filmagens — cujos atores estão até definidos, mas Mellin não quer adiantar os nomes –, o diretor continua produzindo para publicidade e televisão. A Rio Cinema Digital, que também tem como sócio o produtor Sergio Cardoso, tem assinado vários trabalhos para TV, como a série “Por trás da canção”, que ficou no ar por três anos no Multishow, além de “Batom e Parafina” e “Verão MTV”.
“Champs”, como está sendo chamado o novo projeto, não é exatamente o primeiro longa de Mellin. Ele dirigiu recentemente um outro longa, “Rio Mumbai”, que ainda não tem distribuidor para o Brasil. O projeto, com o ator Bruce Gomlevsky, está circulando por festivais internacionais, para ganhar divulgação.