O novo presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, deixou o IBGE levando com ele seu assessor de comunicação, Marcelo Kieling, para cuidar da mesma área no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Kieling, graduado pela Mackenzie e pós-graduado em Marketing pela ESAB, já passou pela Superintendência de Marketing da Ejesa (editora dos jornais O Dia e Meia Hora) e pela direção comercial do jornal A Voz da Cidade. Em dezembro de 2016 entrou no IBGE, trabalhando diretamente com Rabello de Castro.
Em conversa com a Janela, o profissional adiantou que sua principal função será mudar a filosofia de comunicação do banco. “Hoje o BNDES fala muito para seu próprio público. Precisamos ser menos interiorizados, falar para a sociedade”, explicou, garantindo: “A partir de agora, vamos falar muito mais português que economês!”
Kieling admitiu saber que o BNDES tem aparecido muito na imprensa atualmente por conta de negócios feitos com empresas que hoje estão envolvidas na Lava-Jato e promete que, sob sua gestão, a comunicação falará para a mídia “a verdade dos fatos”.
Na área de publicidade, o BNDES trabalha desde dezembro de 2014 com as agências Nova S/B e Master. Não há previsão, no momento, de nova concorrência na área. E o BNDES, em seu portal de transparência, disponibiliza todas os investimentos que tem realizado em mídia (atualizado até março de 2017).