O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio se inspirou nos Youtubers – os tais “influenciadores digitais” – para uma ação de internet buscando aproximar os seus cursos dos públicos adolescente e jovem. Com criação do publicitário Chiquinho Lucchini, que coordena o departamento de criação do SENAI Rio, está sendo produzida uma série de vídeos, publicados quinzenalmente no canal do SENAI Rio, com o personagem LeoTuber.
Na verdade, LeoTuber é Léo Rodrigues, um premiado ex-aluno do curso de Design de Jóias do SENAI Rio, com cara de pau suficiente para se comunicar com a linguagem adotada pela garotada. Em conversa com a Janela, Lucchini explicou que a escolha de Léo, um talento que surgiu de dentro do próprio SENAI, em vez de alguém já famoso, foi “para dar mais aderência e verdade com o público”. Chiquinho Lucchini também garante que passa para o Léo o roteiro básico e daí, ele próprio vai improvisando, no verdadeiro espírito dos Youtubers.
Com os vídeos, explica o criativo, eles querem desmistificar a ideia equivocada de que SENAI só tem cursos para mecânica. As peças têm alcançado mais de 20 mil visualizações e, nelas, são dadas várias dicas, por profissionais do SENAI Rio, para quem quer se preparar melhor para entrar no mercado de trabalho.
Ficha Técnica
Planejamento Estratégico: Luciana Sancho e Paula Lins
Coordenação de Criação: Chiquinho Lucchini
Produção e RTV: Amanda Zarife
Direção e Edição de Vídeo: Levi Regis
Direção de Fotografia e Audio: Nilo Ventura
Planejamento Digital: Ilka Porto e Erika Azevedo
Aprovação: Daniela Teixeira, Ingrid Buckmann e Fernanda Marino