Criado em 1967, o Prêmio Colunistas está chegando este ano ao seu 50º julgamento, como o mais antigo concurso de publicidade e marketing do Brasil.
A ideia nasceu dos jornalistas Armando Ferrentini, Elóy Simões e Cícero Silveira, que escreviam na imprensa paulista sobre comunicação e, por conta da repercussão do Festival da Sawa — hoje o Festival de Cannes — resolveram que o Brasil precisaria ter uma premiação em que os jornalistas especializados pudessem dar seu voto. A partir de 1974, porém, a premiação passou a ter representantes das entidades do setor, como da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB).
Atualmente, recebendo inscrições de empresas de vários segmentos de todo o Brasil, o Colunistas convida, para seus júris, profissionais de criação, produção e representantes de clientes.
A campanha de lançamento do Colunistas 2017, aliás, criada pela agência 11:21, evidencia que, nestes 50 anos, muita coisa pode ter mudado na comunicação, mas a premiação continua buscando valorizar a boa ideia e a inovação. “Os trabalhos distinguidos no Colunistas normalmente fazem carreira internacional de sucesso”, cita Ferrentini, que ainda hoje participa do júri nacional do concurso.
Este ano, o Prêmio Colunistas será realizado em seis regionais. Segundo o modelo das regionais Norte-Nordeste e Centro-Leste, que agregam vários estados, será realizada em 2017 a regional Sul, abrangendo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além destes, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo terão suas próprias versões regionais.
O regulamento do Colunistas 2017 já está disponível no site colunistas.com.