Flamengo e NBS vão levar torcedores cegos aos estádios

Responsável pela conta publicitária do Clube de Regatas do Flamengo, a NBS está lançando uma campanha para aproximar ainda mais o torcedor com deficiência visual do seu clube de coração.

O vídeo do projeto Paixão Cega, cuja marca incorpora as próprias letras em braille.

Através do projeto “Paixão Cega” — que ganhou o site próprio paixaocega.com.br –, durante todo este ano de 2017, flamenguistas de bom coração poderão se cadastrar para atuar como acompanhantes dos torcedores cegos nos jogos do time, tendo a contrapartida de não só saber que fez uma boa ação como o direito a entrar de graça no estádio, como estabelece o projeto de lei municipal nº 837/2011, da Câmara dos Vereadores do Rio.

Em conversa com a Janela, o criativo Luiz Cesar “Steve” Faria Jr., que também é rubro-negro, conta que o briefing veio do próprio Flamengo, para amplificar o trabalho que o clube já faz com aqueles torcedores. Muitos dos posts do Flamengo nas redes sociais estão integrados ao projeto #PraCegoVer, que inclui informações adicionais que deficientes podem acompanhar. E, juntamente com a plataforma na internet, Steve e seus parceiros no projeto, os criativos Augusto “Jesus” Correia (hoje na Ogilvy) e André Havt, criaram um vídeo que foi colocado esta semana nas redes sociais para estimular o acesso ao site e o cadastramento de interessados em participar.

Durante este ano, desdobramentos das filmagens com os personagens que participarem deste primeiro vídeo serão publicados pelo clube em suas plataformas, para manter a chama viva. Paralelamente, tanto o Flamengo quanto a NBS disponibilizarão profissionais para analisar os nomes que se cadastraram. “Queremos garantir toda a segurança aos deficientes visuais”, assegurou o criativo.

Como flamenguista, Luiz Cesar sentiu-se particularmente emocionado durante a produção do filme, ao descobrir que uma torcedora cega, a despeito de jamais ter visto as cores vermelho e preta, conseguia descrever as sensações que elas lhe traziam:

– “Para ela, o preto tinha uma percepção diferente da que nós damos, de ser uma cor pesada, ligada ao luto. Ela lembrava que preto era exatamente a cor que ela sempre via. Por isso, a percebia como a sensação do infinito. E o vermelho transmitia a sensação de calor. Vestir a camisa do Flamengo, então, para ela, a fazia se sentir aquecida”, contou Steve.

Bom, quem é flamenguista e já esteve em um Maracanã lotado com a torcida, sabe exatamente do que ela está falando.

Ficha Técnica

Título: Flamengo: Paixão Cega
Anunciante: Clube de Regatas do Flamengo
Agência: NBS
Direção de criação: André Lima e Carlos André Eyer
Criação: Luiz Cesar Faria Jr. (Steve), Augusto Correia (Jesus) e André Havt
Head of Art: André Havt
Projetos: Teca Vilaça e Alessandra Gamberali
Produtora: BR Cinema
Direção: Bruno Rodrigues
Som: SoundZilla
Fotografia: Bruno Rodrigues
Planejamento: Roberto Vianello
Atendimento: Tatiana Soter, Julia Barros, Camilo Coelho e Amanda Medeiros
Aprovação do cliente: Antonio Tabet, Marcio Mac Culloch e Ricardo Taves

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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