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A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2016, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da Corazon, Criatura, Escola Cuca, Fenapro, Lucha Libre e Studio do Cais.

24 de junho de 2015, sexta-feira (12:00h)

DIA DE PRINCESA

Como ontem não teve premiação em Cannes, a gente fica arrumando o que fazer.

Sabe aquele Dia de Princesa do programa do Netinho de Paula? Tipo isso. Ontem este colunista além de pegar uma praiana de manhã, ver duas palestras com dois ídolos, foi convidado para uma ação da Film Brazil, outra do CCRJ, mandou um chupa para o Accioly e pegou duas festinhas na sequência.


TROFÉU FRAMBOESA

Fabio Seidl
Luz... câmera... ação calamitosa...
Muita gente vem a Cannes e ganha leão, mas seu amigo aqui vai levar um Troféu Framboesa, aquele que eles dão antes do Oscar para o pior da cinedramaturgia mundial.

É que a Film Brazil está com o projeto Film Me Brazil, filmes curtos para internet com turma do barulho e um leão aprontando mil e uma confusões. A criação é da F/Nazca e tem 13 produtoras e 10 diretores participando.

A série de vídeos já tem atuações de Claudio Lima, da Ogilvy. O Dudu Marques e o Rafael Rizuto da 180 LA, Chacho Puebla da Lola, Veronica Beach da David Miami e até o Philip Thomas, CEO do Festival de Cannes.

Na imagem aí ao lado, um teaser da minha atuação calamitosa, que em breve vou postar.

Veja todos os filmes aqui: https://scup.it/cuuj


É O CAPACETE

Fabio Seidl
A galera do Clube de Criação do Rio lançou aqui em Cannes o 'Brazucas', ação que vai enviar uma camera (e um capacete!) para várias partes do mundo e mostrar como é o dia a dia dos publicitários brasileiros em diferentes países.

Quem está apoiando a ideia é a Record e Camisa 10 e eu agradeço a honra de ter sido convidado para começar com essa saga.

E com esse calor de Cannes, o capacete derreteu o resto dos meus neurônios.


CHUPA, ACCIOLY

Fabio Seidl
A Air France não gosta do Accioly, mas a Turkish Airlines gosta de mim.

Como estava dando aquela coçada ontem mesmo, participei ontem de um concurso deles no Instagram, escolheram a minha foto como mais legal do dia e ganhei uma passagem para Los Angeles.

Eles não falam ainda de onde sai o avião (sério), mas espero descobrir em breve. Valeu, Turkish!


O FABIO SEIDL NÃO TRABALHA, NÃO?

Iñarritú
Iñarritú
Trabalha.

Fui a duas palestras ontem. Assisti o monstro Alejandro Iñarritú, diretor vencedor de 2 Oscars com Birdman e The Revenant. Isso sem falar que fez alguns dos meus filmes preferidos da vida: Amores Perros, 21 gramas e Babel.

Iñarritú chegou e ao ouvir sua apresentação, disse que se surpreendeu porque não sabia (ou não lembrava) que já tinha recebido 14 leões em Cannes em um GP, com trabalhos de publicidade - entre eles, Write The Future, da Wieden para Nike.

"Sempre vi a publicidade como um exercício. Lá no México eu usei muito para testar a estética que queria usar em Amores Perros. Aí as agências queriam saber que diabos era aquele comercial todo escuro granulado que eu estava entregando…"

Também explicou a fixação que tem por trilhas sonoras sensacionais. Em Birdman, por exemplo, o filme inteiro tem só um solo de bateria como trilha.

"Sou um músico frustrado. Por isso sou obsessivo com isso."

Encerrou dizendo que acredita que a realidade virtual (VR) está mudando o futuro da narrativa do vídeo porque oferece a a descoberta e a opção de diferentes olhares ao público. Parece que vem algo dele em VR por aí.

Iñarritú é o tipo do cara que sentaria com qualquer um para tomar uma cerveja e faria o papo ser demais. Simples, humilde, direto, genial. Uma pena que não durou mais. É que tá na moda em Cannes de criar um clip enorme de apresentação dos palestrantes mais famosos. Com isso os 45 minutos das palestras ficam reduzidos a 30. Tem bastante gente reclamando.


SPIKE JONZZZZZZZZ

Spike Jonze
Spike Jonze
O diretor de Her, Adaptation e John Malkovich e sócio da Vice, "a Time Warner das ruas" era uma das palestras mais esperadas desse ano em Cannes, mesmo sendo figurinha fácil por aqui.

Embora muita gente esperasse que ele falasse sobre seu trabalho como cineasta, ele acabou como coadjuvante num painel sobre a Vice, ao lado do fundador da empresa, Shane Smith.

Não que a palestra não tenha sido boa, só foi inesperadamente diferente. Na primeira pergunta, ele já se entregou. "Como você está se sentido?". "Com sono! Eu cheguei agora, tô com o maior jet lag, tava tirando um cochilo ali atrás e agora tem milhares de pessoas na minha frente!".

Shane acabou conduzindo boa parte do seminário e mostrou como a Vice é a empresa de mídia e notícias que está entendendo o que está acontecendo no mundo de hoje. Digital, sem rabo preso, rápida, interessante e com o público no centro.

"Nunca a informação e o conteúdo tiveram tanto alcance como hoje. E é nisso que a gente tem que pensar quando cria. Tudo é global" completou Spike.


NANINHA

Se Spike Jonze tava com sono e veio na primeira classe do avião, imagina a rapaziada que tá nas festuças como se não houvesse amanhã aqui?

Ontem esses dois incautos dormiram do meu lado nas palestras. Tá na moda dormir no Palais.


MILAGRE, STEVE VOLTOU!

Steve Jobs
Steve Jobs baixa em Cannes para fazer palestra.
Ontem durante uma das palestras, alguém resolveu passar um vídeo com uma entrevista com o Steve Jobs. E as palestras estão sendo transmitidas em vários telões espalhados pelo Palais. Passa um desavisado. Olha para a tela e fala: "Cara! O Steve Jobs tá fazendo palestra hoje?! Onde é?!!"


O OURO DE VÉSPERA

Não é de hoje que Cannes ameaça expulsar jornalistas que não cumprirem o Embargo.
Todo mundo sabe que os jornalistas em Cannes são impedidos de falar sobre o que ganhou prêmio antes das cerimônias oficiais. Esse ano, para variar, já ameaçaram expulsar uns 4 ou 5 profissionais brasileiros e o Estadão, representante oficial do festival teve que intervir.

Pois é. Mas acontece que o Festival está enviando para os vencedores dos leões de ouro, um email na noite anterior à cerimônia, provavelmente com a intenção de que mais gente viaje e chegue a tempo de receber seu troféu no palco. E pedem aos vencedores que fiquem de butuca, na miúda, boquinha de jacaré, sem falar nada.

Aí eu vos pergunto: quem consegue não falar nada pra ninguém ao ganhar um leão de ouro?

E mais, no mundo das redes sociais, quem é que consegue dechavar que está viajando para Cannes?

E agora você já sabe: se você ganhar ouro, o festival vai te contar um dia antes. Não precisa perturbar a galera que está aqui para descobrir alguma coisa.


MARK RONSON IS IN DA HOUSE

Mark Ronson
Tinha gente oferecendo um rim na porta da Spotify House ontem para entrar na festa com o DJ Mark Ronson, do Uptown Funk. É que o evento estava restrito a 100 pessoas. E olha, foi animal, mesmo para um sujeito rockista como eu. Como eu consegui entrar? Não, não precisei dar o rim. Entreguei meu fígado, que já tá todo zoado mesmo.

A única coisa negativa. Lugar pequeno e TODO MUNDO querendo filmar o cara com celular. Para depois ficar com aquelas imagens borradas, toscas, que nunca mais vai ver. Sério, mundo. Até quando?

Outra festinha bem bacana também que consegui entrar graças a equipe brasileira campeão mundial de revezamento de pulseira-convite com gambiarra foi a da Shots. Cannes podia ser quinta-feira todo dia.


ACCIOLANDO

Lucas Duque Melanie Zmetek
Ontem foi aniversário do Lucas Duque da Sonido. E ele comemorou com a galera no rooftop de Cannes e depois na Shots. Ele teria comemorado num jantar também, mas o Ricardo Dolla, da Y&R que ficou de marcar o restaurante ganhou convite pra festa da Vice e se pirulitou. A gente até gravou um recado pro Dolla em vídeo no face da Janela. Se for assistir, clique AQUI, mas tire as crianças da sala.
Melanie Zmetek da Grey, curtindo Cannes.
Rodrigo Burdman Fernando "Bisnaga" Passos
Rodrigo Burdman, carioca da Grey NY comemorando seus 7 leões até aqui e o prêmio de óculos escuro mais descontrolo do Festival.
Ex-Ogilvy e atual BBDO Chicago, Fernando Passos 'Bisnaga' aqui só é chamado de 'Baguette'.


Quer mandar sua palinha do que está achando de Cannes? É só até amanhã. Xingue, reclame, elogie, agradeça, participe do abaixo assinado para Air France e peça para extraviar o Accioly pelo email janela@janela.com.br ou no facebook.com/janelapublicitaria...


Fabio Seidl é um correspondente que não dorme na palestra de ninguém..

 
 
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