A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2016, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da Corazon, Criatura, Escola Cuca, Fenapro, Lucha Libre e Studio do Cais.
18 de junho de 2015, sábado (A)
MAIS FENÊTRE FRENETIC PREDICTIONS
Quer saber o que pensam os criativos sobre os Leões que podem sair em Cannes? Veja aqui o que dizem Dani Ribeiro, Fabio Barreto, José Luis Vaz e Ricardo Real.
Dani Ribeiro, diretora de criação da Publicis Rio
2016 é mais um ano em que Dani não vai conseguir ir a Cannes. Ela diz:
- "Confesso que já estou com saudade. Mas vou acompanhar bem de perto, ainda mais com o Hugo Rodrigues como jurado".
A Publicis não se inscreveu e Dani justifica:
- "Depois de 7 anos consecutivos sendo premiada no Festival, neste difícil 2016 a Publicis Brasil tomou a corajosa decisão de não inscrever nenhuma peça em Cannes e priorizar o investimento nos profissionais, nos processos e na ampliação da atuaçao junto aos nossos clientes. Achei super coerente".
A criativa fez questão de escolher três previsões de Leões:
• "McWhooper", do Burger King: Esse é o Leão da minha vida deste ano. Uma mistura tão rara de criatividade, coragem, execução primorosa e contemporaneidade de pensamento que me emociona e me enche de gás.
• "Security Moms", da Ogilvy Rio: Aqui do Brasil, é o que eu amo. Acho divertido, sensível e muito bem executado...
• "Shiseido": Adoro ser surpreendida na categoria Beauty, à qual dedico boa parte do meu trabalho. E que surpresa e craft fantásticos que esse filme da Shiseido esfrega na nossa cara!
Fabio Barreto, sócio e diretor de criação da Sides
A Sides não se inscreveu em Cannes e Fabio não vai ao festival este ano. Ele explica:
- "O crescimento da minha agência, a atenção na saúde financeira, o suor para performar bem e a labuta para equilibrar tudo isso em um ambiente bacana têm sido o Grand Prix que eu busco.
Eu não vou, mas continuo me deliciando com trabalhos memoráveis em todas as categorias."
O criativo selecionou dois exemplos de ideias que miram momentos fortes de venda:
• "Christmas Lottery", da Leo Burnett de Madrid: Linda animação que divulga com muita sensibilidade a Loteria de Natal, que tem a tradição de unir os participantes em grupos para participarem juntos, concorrerem juntos e ganharem juntos. A animação mostra uma história muito peculiar que se passa em uma fábrica de manequins e revela o verdadeiro espírito natalino sob o conceito "O maior prêmio é compartilhá-lo". Nada de pirotecnias tecnológicas. Apenas emoção.
• "REI #OptOutside", da Venables Bell & Partners: Minha outra aposta é a inédita e corajosa postura da REI, varejista de artigos esportivos. Em pleno ápice de vendas proposto pela Black Friday, a REI fechou todas as suas lojas e lançou uma campanha encorajando as pessoas a passarem o tempo ao ar livre em vez de fazer compras (#OptOutside). Um tapa no consumismo frenético que assola o fim de semana de Ação de Graças. Porque inovação também pode ser apenas uma atitude.
A crise no Brasil pode se refletir nos resultados brasileiros no Festival? Não acredito. O mundo voltado para Cannes é um universo paralelo na vida da maioria das agências. Sendo assim, não sofre com as intempéries da vida real.
José Luis Vaz, diretor de criação da Agência3 e presidente do CCRJ
A Agência3 se inscreveu em Cannes, mas José Luis não vai ao festival. Ele mandou duas indicações para Leão...
E ele indica estes aqui como fortes candidatos a Leão:
• "Van Gogh Bedrooms", do Art Institute of Chicago: Uma ação para promover uma exposição do Instituto de Artes de Chicago usando o airnbnb dessa maneira, é brilhante !
• "Harvey Nichols - The Rewards App 'Shoplifters": Totalmente inteligente e inusitado para o lançamento de um programa de fidelidade.
A crise no Brasil pode se refletir nos resultados brasileiros no Festival?
Acho que sim, menos dinheiro, menos investimento em prêmios.
Ricardo Real, sócio e diretor de criação da Script
A Script não se inscreveu no festival e Real também não vai a Cannes:
- "Infelizmente não vou desfrutar da Croissete com os queridos correspondentes Accioly e Fabio Seidl :-)".
E ele indica estes aqui como fortes candidatos a Leão:
• "#DontLookAway": A campanha do artista USHER e Tidal ( serviço de transmissão de música ) merece porque a ideia obriga as pessoas a não só olhar para um problema muito difícil de se olhar, mas também para se envolver com elas através da música. Um grande tema e uma big idea.
• "VanGogh's Beedroom", da Leo Burnet para o Art Institute of Chicago: Construir em escala humana o 'Quarto' de Van Gogh e poder alugar pelo Airbnb é uma grande ideia. Um bom exemplo do poder de um co-branded bem feito.
A crise no Brasil pode se refletir nos resultados brasileiros no Festival?
Sem sombra de dúvida a crise refletirá um resultado negativo para o Brasil. O nosso mercado foi obrigado a cortar as gorduras.
Marcio Ehrlich não foi a Cannes mas está ligado e logado no Festival.