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A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2016, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da Corazon, Criatura, Escola Cuca, Fenapro, Lucha Libre e Studio do Cais.

17 de junho de 2015, sexta-feira (C)

FENÊTRE FRENETIC PREDICTIONS (3)

Três grandes criativos fazem hoje as suas previsões de quais trabalhos têm grande chance de levar Leão em Cannes: André Pedroso, Paulo Castro e Ricardinho Weitsman.

E dois deles -- André e Ricardinho -- incluíram a campanha argentina da cerveja Andes, criada pela Del Campo Saatchi & Saatchi. Vamos acompanhar os resultados para ver se eles acertam!


André Pedroso André Pedroso, VP de Criação da Momentum Brasil

André está indo a Cannes, onde vai torcer pelo anúncio que a sua agência inscreveu.
E ele indica estes aqui como fortes candidatos a Leão:
"Andes Beer Trip", da Del Campo S&S para Cerveja Andes: Toda a campanha é muito boa, diferente, textos ótimos. Aposto demais nos filmes.
"Smart ForFour Shock", da Smart: Merece Leão porque é um roteiro simples, ideia boa e benefício do produto mais que valorizado. Tem tudo pra ganhar.

A crise no Brasil pode se refletir nos resultados brasileiros no Festival?
Não só o número de inscrições caiu como também o número de delegados. O momento não está bom para ninguém. Mesmo assim acredito que nosso resultado geral não seja tão ruim como alguns estão prevendo. Tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas de diferentes agências e vi seus cases. Temos um bom material. Infelizmente continuamos sem muitos filmes com capacidade para surpreender em Cannes. Pelo menos os que vi até agora não são filmes vencedores. Mas de repente pode acabar aparecendo alguma surpresa. Vamos torcer.


... Paulo Castro, VP de criação do Grupo 3+

Paulo lembra que "em 2016, Cannes teve recorde de peças inscritas e novas categorias. O Festival só cresce e se diversifica". Por conta disso, nas suas escolha, ele procurou "contemplar categorias e mercados diferentes. Afinal, a graça de Cannes é a variedade".
E ele indica estes aqui como fortes candidatos a Leão:
"MS Bike", da Grey (Australia): Usar um objeto que todo mundo usa para transmitir o que só quem sofre com a esclerose múltipla conhece é um ótimo jeito de fazer com que todo mundo entenda a mensagem. Criativo, bem-feito e universal.
"High School Girls?", da Shiseido (Japão): Produção esmerada, fórmula bacana e resultado surpreendente. Um jeito legal de valorizar a funcionalidade do produto e ainda dá um tapa de leve na cara do preconceito, sem ser piegas.
E também uma peça de mídia exterior:
"Survival Billboard", da McCann (Inglaterra): Bom uso de uma mídia que tinha tudo pra ser careta. Genial e maldoso na medida certa, e tem tudo a ver com o produto.

Ricardinho Weitsman, diretor de criação da Artplan

Ricardinho diz que, infelizmente, esse ano, vai apenas torcer por aqui. Mas adianta:
- "Se ganhar trocarei a comemoração do Martinez pro Bracarense".
A Artplan, por causa do ano difícil em que todos estamos passando, optou por inscrever menos. "Mas o que não diminuiu, em nada, nossa confiança e esperança. Que continuam gigantescas":
- "E graças a Deus e ao João Santos, Danilo Yamanaka, Igor Hermes, Guilherme Machado e um monte de gente legal, um short list de Innovation já veio com o projeto Emoti Sound pra TIM Live. Agora que venham Leões, por favor."
Ele ressalva que não é muito de previsões, "porque sempre me lembram aqueles videntes no fim de ano do Fantástico". Mas, por outro lado, como ele lembra que gosta de propaganda e mais ainda de cerveja, separou duas campanhas da Cerveja Andes de Buenos Aires:
"Fairest Night All", da Del Campo S&S: Por que merece Leão? Como consumidor, teria assistido, dado risadas e achado legal. O jeito mais verdadeiro de chamar nossa atenção, Como publicitário, no momento em que todos discutem sobre o machismo nos comerciais de cerveja, uma campanha falar de pegação mas com uma abordagem extremamente oposta e sem perder a maldade e a picardia tem um grande valor.
"Hagglers Campaign", da Del Campo S&S: Acredito que um indiano, um africano e um árabe negociadores dispensa maiores explicações. Desculpas, mas não consigo.


A crise no Brasil pode se refletir nos resultados brasileiros no Festival?
Acredito que o Brasil vai bem de novo em Cannes, independente da crise. Os publicitários brasileiros fazem uma propaganda de primeira, em qualquer categoria, e aprenderam a inscrever com bastante inteligência.

Marcio Ehrlich não foi a Cannes mas está ligado e logado no Festival.

 
 
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