Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 19/JUN/2015
Marcio Ehrlich

 

Morre Jorginho Abicalil, fundador da Tape Spot

Jorginho Abicalil
Jorginho Abicalil
Faleceu este domingo, 14 de junho, o jinglista e jogador de sinuca Jorginho Abicalil, fundador da produtora Tape Spot, uma das mais importantes do país nos anos 80 e 90.
Com uma enorme facilidade para criar rimas e músicas, Jorginho assinou mais de dez mil jingles em toda a sua carreira, grande parte deles para campanhas políticas de todo o país. A ponto de, na disputa de 1982 pelo governo do Rio, ter sido o responsável pelos jingles dos quatro principais candidatos: Leonel Brizola, Miro Teixeira, Moreira Franco e Sandra Cavalcanti.
Depois de fechar a sua produtora, Jorginho passou a se dedicar à sinuca, sendo considerado um dos melhores jogadores do país. Este colunistas conversou com ele em 2014 sobre o seu acervo da Tape Spot, para descobrir, com tristeza, que foi tudo perdido quando o comprador da produtora vendeu as fitas como sucata.
Jorginho tinha 84 anos e morreu de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa mulher e dois filhos.
O enterro aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Cemitério do Caju.

X-Tudo cria para Viva Rio no combate às drogas

O comercial "Tatuagem", da X-Tudo, será veiculado pelas emissoras como apoio ao trabalho do Viva Rio.
A agência X-Tudo, do publicitário Marcelo Gorodicht, doou para a ONG Viva Rio um comercial para ajudar na luta contra o consumo abusivo de drogas. A ideia do filme é oferecer esperança ao usuário que deseja lutar contra a "marca" que o uso abusivo de drogas causa na sua vida e de seus familiares e que, muitas vezes, parece ser irreversível e eterna.
Para isso, o trabalho mostra, em um clima emocional, pessoas que vão a um tatuador não para gravarem uma nova imagem em sua pele, mas para apagar as marcas deixadas pelos seus vícios, representadas pelas palavras "crack" e "álcool".
O Viva Rio cuida hoje de 22 mil pessoas que usam drogas no Rio de Janeiro. A organização oferece serviços especializados em serviços de saúde e assistência em comunidades vulneráveis em parceria com o Estado e o Município. Para saber mais sobre o este trabalho, acesse vivario.org.br/drogas.
Ficha Técnica
Direção de Criação: Alexandre Borges
Criação: Alexandre Borges e Fernando Figueiredo
Atendimento: Marcelo Gorodicht e Thais Bueltermann
Aprovação: Rubem César Fernandes e Ronaldo Lapa
Produção: Pixel
Direção: Felipe Sabugosa
Trilha: Studio Beat.

Grupo de Mídia promove curso básico de Mídia no Rio

O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro começa esta quarta-feira, 17 de junho, seu Curso de Conceitos Básicos de Mídia, que pretende apresentar os conhecimentos fundamentais para os estudantes de comunicação e novos profissionais entenderem o que é atuar nesta área do mercado publicitário. A entidade recomenda também a participação de quem atua em outras áreas -- inclusive clientes ou profissionais de veículo -- mas que interage com mídias em seu dia-a-dia e, por isso, precisam ter noções básicas desse assunto.
Com carga horária de 10 horas, nos dias 17, 18, 19, 24 e 26 de junho, as aulas acontecem na ESPM, ministradas pelos professores Marylena Gorayeb e José Alves – membros da divisão de Formação Profissional do Grupo de Mídia RJ e Thiago Valente e Vanessa Alves – da NBS.
Os interessados devem entrar em contato com Fátima Mendas, pelo e-mail webmaster@midiarj.org.br ou pelo telefone (021) 3392-1478. O investimento é de R$ 450,00.

Investimento em conteúdo abre novas portas para a Agência3

Théo Pilar, Luciana Vasconi, Paulo Castro, Eduardo Barbato, Clovis Speroni e Ângelo Ferrari
Diretores da Agência3 comemoram a conquista: Théo Pilar, Luciana Vasconi, Paulo Castro, Eduardo Barbato, Clovis Speroni e Ângelo Ferrari.
Abaixo, a ilustração que a agência usou para divulgar nas redes sociais.
A recente conquista da conta de comunicação interna da Coca-Cola pela Agência3 não foi fruto do acaso. "A expertise que a gente adquiriu na área de conteúdo nos fez ficar de olho em outras oportunidades de negócios", explicou para a Janela o sócio e vice-presidente de estratégia da agência, Eduardo Barbato.
Segundo o publicitário, há algum tempo a Agência3 se deu conta que havia adquirido um grande conhecimento na produção de conteúdo, a partir dos trabalhos que passou a desenvolver em social media. Hoje, trabalham na agência seis jornalistas, integrados às áreas de planejamento e criação.
- "Cada vez mais, tudo o que se faz em comunicação tem a ver com conteúdo. E a comunicação interna também tem que ser pautada nisso", defendeu Barbato.
Até por conta desta expertise, diz o executivo, a Agência3 sentiu-se confortável em participar da concorrência da Coca-Cola, onde encontrou, como competidoras, não só agências especializadas em comunicação interna como outras agências tradicionalmente identificadas como sendo de publicidade.
Eduardo Barbato adianta que, para a Coca-Cola, o fato de o escopo da agência ser para a comunicação interna não altera o que se recomenda na boa comunicação, que é a construção de marca:
- "A gente sabe que poucas empresas, do mundo inteiro, têm uma imagem de marca tão bem desenvolvida como a Coca-Cola. Mas nosso objetivo será que, cada vez mais, fortaleçam esta imagem marca junto a seu público interno".
A Coca-Cola tem 66 mil colaboradores no Brasil, que serão atingidos, a partir de agora, pela comunicação da Agência3, inicialmente focadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Comemoração
Para brindar a nova conta, a primeira ação da Agência3 foi de Comunicação Interna na própria casa. No manhã seguinte à confirmação da conquista, a direção da empresa deixou sobre a mesa dos seus 147 profissionais uma garrafa de Coca-Cola com uma mensagem de incentivo: "Um trabalho em equipe que foi feito com toda alegria. Adivinha, então, qual foi a agência com que a marca da felicidade escolheu trabalhar?".
Além disso, para as redes sociais, a agência brincou com as latas personalizadas que têm sido tradicionais nas promoções da Coca e produziu a arte de uma latinha que teria o seu próprio nome.

Ampro entrega prêmios em evento no Rio

Tony Coelho comanda a entrega dos prêmios da Ampro no Rio.
A regional carioca da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) está promovendo esta quinta-feira, 18 de junho, a partir das 19 horas, no restaurante Cais do Oriente, a entrega dos prêmios AMPRO Globes Awards Regional Sudeste e Centro-Oeste.
O evento também buscará resgatar uma parte da história do mercado do Rio de Janeiro, fazendo uma homenagem póstuma a Péricles de Barros, um dos pioneiros dos grandes eventos do Rio, responsável pelo famoso Projeto Aquarius. Seus familiares receberão o Troféu Grandes Nomes da Nossa História.
A Regional Rio da AMPRO tem como diretor Tony Coelho, que recepcionará Kito Mansano, presidente nacional da AMPRO, entre outros convidados.
Clique aqui para ver, em pdf, a lista dos vencedores.

Camisa 10 pega carona em app para promover adoção

Camisa 10 para Adoção Brasil
Ação da Camisa 10 incentiva a adoção de bebês
A agência Camisa 10 pegou uma belíssima carona em um dos aplicativos de sucesso recente nas redes sociais, o Like Parent, que dá a percentagem de semelhança de um bebê com seus pais, a partir de fotos enviadas pelos usuários.
Para a ONG Adoção Brasil (facebook.com/adocaobrasil), a agência criou uma série de memes defendendo que "Família é quem cria", incentivando a adoção ao lembrar que pais podem ser biológicos ou não. Os posts contam as histórias reais de filhos adotivos que, mesmo não sendo fisicamente parecidos, foram adotados e criados com amor, e "são 100% a cara dos pais".
Ficha Técnica
Diretor de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente
Criação: Igor Pontes e Bruno Pimenta
Social media: Laura Fraga
Atendimento: Gabriela Sucasas
Cliente: Adoção Brasil
Aprovacão: Wagner Yamuto.

Forum Ipanema muda marca e conceito com campanha da Kindle

Nova campanha da Kindle teve fotos de Yuri Sardenberg
A Kindle acaba de botar no ar a campanha do Forum Ipanema que apresenta a nova marca do local, que apesar de ser uma galeria de lojas, agora vai se apresentar sem a palavra "galeria" no nome.
Último trabalho de Marcus Saulnier ainda como diretor de arte e diretor de criação da agência, a campanha lança também o novo conceito "Onde tudo é moda. Onde moda é tudo”, para destacar a vocação de Ipanema para lançar e valorizar tendências.
A campanha será comporta por 12 anúncios, todos clicados pelo fotógrafo Yuri Sardenberg, conhecido por trabalhos para Vogue, L’Officiel e Dolce&Gabbana, entre outros.
Até o início de 2016, a mídia contemplará diferentes anúncios de jornal, filmes em TV fechada e mídia exterior.
Ficha técnica:
Diretor de Criação: Marcus Saulnier
Redação: Daniel Thomer, Carolina Avena
Direção de Arte: Marcus Saulnier, Lucas Carvalho, Thiago Alves
Atendimento: Alessandra Barcelos, Rafaella Leite
Mídia: Débora Rosa, Leonardo Chagas
Fotógrafo: Yuri Sardenberg
Aprovação: Mario Schaladowsky

Gente Que Vai e Vem

Antônio Nogueira
Antonio "Mega" Nogueira
Leo Burnet Tailor Made (São Paulo - SP) - O redator carioca Antonio Nogueira (Mega), com 17 anos de mercado -- 9 dos quais em São Paulo --, é o novo diretor de criação da agência. Ele estava na FBiz, mas já passou pela Doctor, Talent, DM9, Publicis, FNazca e Giovanni (hoje FCB). Mega carrega no currículo 6 leões em Cannes, além de prêmios no One Show, Clube de Criação, entre outros. (17/06/2015)