Alvaro Figueiredo expõe trabalhos em Vila Isabel
O publicitário e artista plástico Alvaro Figueiredo é um dos convidados da primeira edição do evento "1º Ocupa Maluca de 2015", promovido pelo movimento És Uma Maluca.
Alvaro, que atuou no atendimento de agências como Provarejo, FCB e Lew'Lara, também é produtor, roteirista e apresentador do programa Arte em Movimento – Artes Plásticas, da Rádio Roquette Pinto. Nesta mostra, está apresentando seu projeto "Na pele", com trabalhos em que manipulou e fotografou inúmeras bolsas de água quente.
Na apresentação do projeto, o artista explica como chegou a seus resultados:
Na Pele.
| Dois trabalhos da série "Aliviando Tensões Urbanas", de Alvaro Figueiredo | Há quinze anos, meu corpo começou a dar sinais de que havia alguma coisa de errado comigo. Sentia dores intensas principalmente na coluna lombar e nos ombros. A situação foi piorando e em 2008, depois de descobrir um problema congênito nos ossos, fui submetido a uma cirurgia para a colocação de duas placas e oito parafusos de titânio nas minhas costas. Desde o início, usei sacos de água quente para aliviar as dores e de tanto conviver com eles comecei a observá-los com mais atenção. Reparei nos detalhes, nos relevos e nos grafismos geométricos das superfícies de borracha. Um me lembrava um quadro de Samson Flexor, em outro eu via uma foto de Geraldo de Barros, e por aí eu ia delirando enquanto a água quente me queimava as costas tentando aliviar a outra dor. Logo, surgiu a curiosidade de saber como seriam por dentro. A mesma curiosidade que tinha na infância quando ia ao teatro e ao invés de olhar o palco, não desgrudava os olhos da coxia, como se eu quisesse desvendar a mágica antes mesmo dela ser feita. Então, um dia, munido de um bisturi peguei um dos sacos e fiz um corte na borracha rígida, capaz de suportar água fervente, mas que uma vez perfurada e esfiapada torna-se frágil e pouco resistente. Ali começava uma cirurgia muito peculiar, quase uma vingança contra aquele objeto que para aplacar a minha dor nas costas praticamente causava outra provocada pela sua quentura. Na verdade, mais do que uma vingança, ali começava uma nova forma de me expressar. Há sete meses, tive outro problema sério na coluna, que praticamente me impossibilitou de andar e quase me levou de novo à mesa de operação. Mas, desta vez, o médico me disse que o problema estava na minha cabeça. Passou. Há dois meses que não sinto nada. Será que tudo, desde o início era um grande problema de cabeça? Quem vai saber?
Hoje, eu tenho a chance mostrar os personagens dessa história através de uma exposição. Os sacos de água quente trabalhados por mim, que eu chamo de “Autorretratos”, estão lá, assim como algumas fotos que fiz com eles. Também vou mostrar as primeiras fotos que fiz depois da minha recente recuperação, quando readquiri a total mobilidade. Elas fazem parte de uma série que eu chamo de “Dei um rolê”. Eu as vejo como se fossem as ruas vestidas com os Parangolés do Hélio Oiticica.
No fundo, tudo é questão de pele.
Na pele: sentir na pele; à flor da pele; fazer sexo sem proteção; se expor à riscos; arriscar. É isso tudo e mais um pouco. |
O "Ocupa Maluca" pode ser visto à Rua Teodoro da Silva 383, em Vila Isabel, no Rio, até 6 de maio.
Revista Quem comete gafe com o novo bebê de Kate Middleton
| Jornalismo de celebridades dá nisso: perder uma notícia é pior que manter a educação. | A revista Quem Acontece, da Editora Globo, passou por uma saia justa este sábado, 2 de maio, nas redes sociais, quando um dos responsáveis pela sua página no Facebook deixou escapar seu "ódio" por ter o novo bebê de Kate Middleton e do Príncipe William ter nascido no fim de semana e, por conta disso, não haver mais tempo de a notícia sair na próxima edição impressa da publicação.
A revista até chegou a se desculpar publicamente mais tarde, ressaltando que "o comentário não reflete a opinião de QUEM". Mas, com a velocidade das redes sociais, o estrago já estava feito e a imagem do post original compartilhada.
Vale registrar que, democraticamente, a fanpage da Quem não retirou os comentários e gozações postados pelos internautas. Mas também não deu maiores esclarecimentos sobre que providencias tomou em relação ao autor da gafe.
Só resta agora à Quem torcer para que o "Nada descreve meu ódio" não vire meme!
Anúncio do MTE polemiza ao chamar trabalhador de ferramenta
| Anúncio do Ministério do Trabalho compara trabalhador a ferramenta. | Um anúncio publicado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na imprensa esta semana gerou protestos nas redes sociais, por mostrar a imagem de um operário -- em foto da Cavan/Getty Images -- com capacete, óculos de proteção e luvas aplicadas graficamente e o título "Proteja a principal ferramenta de trabalho de qualquer empresa: o trabalhador".
A publicitária Nádia Rebouças, veementemente propondo que esta mentalidade precisa mudar, chegou a pedir que seus amigos de RH compartilhassem a imagem, "para que isso não sumisse aqui". Para Nádia, "nem os RHs das empresas tercerizadas comparariam seus empregados a ferramentas!!".
Já a profissional de pesquisas Vera Aldrighi escreveu que "desumaniza o trabalhador" e, mesmo tendo o anúncio sido assinado por um órgão de governo e não pela iniciativa privada, considerou que o título "reflete a visão fria, mercantil e utilitarista que a classe empresarial tem da massa trabalhadora";
Apesar de a peça não estar assinada, ficou a suspeita de que, pelo acabamento, não fosse um trabalho interno do MTE e sim da agência Heads, do publicitário paranaense Claudio Loureiro, responsável pela conta do Ministério do Trabalho. Mas os criativos responsáveis chegaram a ser poupados em alguns comentários. O criativo Newton Pacheco defendeu que "criativo executa o que quem aprovou permite", lembrando que também não é aos empresários privados, e sim ao Governo Federal e ao Ministério do Trabalho, que devem ser dirigidas as críticas. No que foi apoiado pelo mídia Antonio Jorge Pinheiro, que, penalizando-se dos "que precisam se sujeitar a trabalhar pra esse tipo de cliente", apontou o "problema de briefing" e reforçou que o trabalho "é fruto de como pensa quem assina a campanha". Pinheiro aproveitou, inclusive, para garantir que vai "usar esse case pra mostrar aos alunos que não devemos trabalhar com quem não concordamos".
E, como o assunto é proteção do trabalhador, o criativo Luiz "Guto" de Paula não perdoou sequer a utilização de uma imagem comprada:
- O governo e a agência deveriam usar uma foto nova, original, produzida por um trabalhador, um fotógrafo que vive disto, ao invés de pagarem royalties aos gringos. O exemplo vem de cima.
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Cinco agências disputam a conta da Unimed-Rio
| Unimed-Rio, com nova agência até maio | Como foi adiantado pela Janela há alguma semanas, a Unimed-Rio deu início à escolha de uma nova agência publicitária, convidando África Rio, Agência3, Heads, NBS e Ogilvy participar da disputa, "em função de seus portfólio e histórico", segundo o comunicado oficial da empresa.
O processo não terá concorrência criativa e será fundamentado na apresentação de credenciais para identificação daquela que tem o melhor perfil para o novo momento da empresa. Recentemente, a Unimed-Rio unificou suas estruturas de Comunicação e Marketing em um departamento liderado por Luiz Eduardo Perez, ao qual se reportam Rafael Oliveira, gerente de Comunicação e Marca, e Ana Vargas, gerente de Relações Públicas e Análise de Mercado.
As reuniões com as agências já foram iniciadas e a vencedora será escolhida no início de maio.
A conta da Unimed-Rio começou a ser atendida pela F/Nazca há 12 anos. Em 2009, passou para a W/Brasil e voltou àquela agência pouco depois. Em março deste ano, a agência abriou mão da conta, após fechar seu escritório carioca.
X-Tudo amplia presença no Grupo Saphyr e anuncia DuLoren
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Acima, Gorodicht em frente ao seu novo cliente, o Shopping Jardim Guadalupe. Abaixo, o novo anúncio do dia das mães de DuLoren.
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Depois de conquistar a conta do Fashion Mall, a agência X-Tudo, de Marcelo Gorodicht, passou a cuidar também do Shopping Jardim Guadalupe, igualmente admnistrado pelo Grupo Saphyr. A primeira campanha do novo cliente vai promover em junho o Dia dos Namorados em redes sociais, painéis e nas áreas internas do shopping.
Localizado na Avenida Brasil, no bairro que tem o mesmo nome, o Jardim Guadalupe foi inaugurado em 2011 e conta com 220 lojas em dois pavimentos, além de salas de cinema, universidade e academia de ginástica. O empreendimento atende uma população de 1,2 milhões de pessoas em sua área de influência primária e dos bairros no entorno.
Mãe aos 48 e daí?
A agência também está festejando o lançamento de uma nova campanha para seu cliente DuLoren, com um anúncio que mostra Nadja Winits, mãe da atriz Danielle Winits, de lingerie aos 62 anos. A modelo concebeu a primeira filha aos 18 e o segundo filho aos 48 anos, o que motivou à pergunta do anúncio "Mãe aos 48 e daí?".
Segundo Denise Areal, diretora de marketing da marca, "as mulheres estão deixando cada vez mais a maternidade para depois, por isso convidamos Nadja, pois ela é o retrato da mulher contemporânea, moderna e real, que é a essência da mulher Duloren".
FICHA TÉCNICA:
Diretor de Criação: Alexandre Borges
Criação: Sabrina Garcia Mourão
Fotografia: Márcio Freitas (Studio Márcio Freitas)
Atendimento: André Barros
Planejamento: Marcelo Gorodicht
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Abracomp abre inscrições do Prêmio Colunistas 2015
| Peças da campanha combatem o medo da crise. | A versão 2015 do Prêmio Colunistas, a mais antiga premiação brasileira da comunicação ainda sendo realizada, foi lançada esta semana pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), com as suas inscrições abertas nas oito regionais do concurso, que chega à sua 48ª edição.
Repetindo as 12 áreas do concurso já estabelecidas em 2014 -- Mídias Integradas, Filmes, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia e Inovação -- o Colunistas este ano facilitou o processo de inscrição das agências. Foi eliminada a necessidade de apresentar arquivos para filmes e fonogramas -- bastando agora mandar a URL do Youtube ou do Soundcloud -- e as empresas sequer precisam levar CD/DVD às secretarias de suas regionais, bastando enviar por e-mail um link para download de sites de compartilhamento de arquivos, como Dropbox, WeTransfer, SendSpace etc.
Toda a orientação para a participação já está no site da premiação, em www.colunistas.com.
Ano de crise
A campanha de lançamento do Colunistas 2015 foi mais uma vez assinada pela agência 11:21, tocando na ferida do temor geral que se instalou no país sobre a crise econômica. A campanha procura combater o medo lembrando que "É na crise que você mostra que é melhor do que os outros".
Em cinco variações, são mostrados fenômenos naturais violentos e títulos que estimulam o raciocínio de que, em época de crise, quem se destaca transforma o período difícil em oportunidade. Como lembrou Armando Ferrentini, presidente da Abracomp, a campanha reflete o momento do país e mostra que o prêmio está antenado com a situação e o sentimento do mercado.
A campanha prevê anúncios de jornal, spot e materiais digitais.
Ficha técnica:
Criação: Gustavo Bastos, Marcio Ehrlich, Leandro Barbosa
Diretor de Criação: Gustavo Bastos
Finalização: Alex Maia
Fotos: Shutter Stock
Mídia: Bianca Brandão
Aprovação: Armando Ferrentini
Filho de Malcolm Young compartilha homenagem brasileira ao pai
| Acima, o compartilhamento de Ross Malcolm Young da homenagem brasileira ao seu pai, que pode ser vista, abaixo, no Vimeo . | | Ross Malcolm Young, filho do guitarrista Malcolm Young, fundador da banda AC/DC, compartilhou ontem a homenagem que a rádio brasileira 89FM fez ao seu pai, que se afastou da banda após ter sido diagnosticado com demência e não conseguir mais lembrar dos riffs e músicas que criou.
A decisão do músico chocou seus fãs em todo o mundo e começaram a surgir iniciativas entre roqueiros para homeageá-lo.
A agência África Rio e a 89FM -- rádio que toca rock em sua programação -- aproveitaram a oportunidade para também fazer a sua homenagem, levando as músicas do AC/DC para pessoas reais que também sofrem de doenças degenerativas. O resultado foi filmado e as reações ali registradas se transformaram em um filme realmente emocionante que mostra ao artista que, "ainda que ele venha a se esquecer do mundo, o mundo nunca vai se esquecer dele."
Para viralizar, a rádio postou o filme -- com versão em português e em inglês -- e convocou os fãs a compartilharem a homenagem junto com a hashtag #unforgettableriffs, até que ela chegasse a Malcolm Young. E ela já chegou pelo menos ao filho.
Ficha Técnica:
CCO: Sergio Gordilho
VP de Criação: Álvaro Rodrigues
Direção de Criação: Diogo Mello
Criação: Ana Novis, Deborah Vasques, Gustavo Marcula, Maicon Silveira, Marcio Doti, Otto Pajunk, Rafael Pfaltzgraff, Ricardo Matos
Gerente de Projetos: Monique Lopes Lima
Produção/Agência: Marcella Nissental, Pepo Penteado
Atendimento: Álvaro Rodrigues, Monique Lopes Lima
Produção/Filme: Trator Filmes
Direção/Filme: Will Mazzola
Produtora/Som: Lucha Libre Audio
Aprovação/Cliente: Junior Camargo.
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Gente Que Vai e Vem
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Ricardo Rodrigues
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Turner (Rio - RJ) - Ricardo Rodrigues é o novo diretor de vendas publicitárias regionais da Turner, respondendo pelo Rio -- onde estará baseado -- mais outros oito mercados: Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Interior de São Paulo e Norte-Nordeste.
Rodrigues vai responder diretamente a Gilberto Corazza, diretor da área na Turner Brasil. Formado em Publicidade pela UFRJ e com MBA em Marketing pela FGV/RJ, Ricardo Rodrigues tem 15 anos de experiência na área comercial. Ele começou na Editora Abril, passou sete anos no grupo Lance! e seis no Grupo Globo, cuidando de Globo.com e Editora Globo no Rio e Brasília, entre outras regionais. (07/05/2015)
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Roberta Nunes, Felipe Mariano e Rafaela Riqueza
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Sides (Rio - RJ) - Depois de contratar quatro pessoas no mês passado, Fabio Barreto anuncia que sua agência promoveu o diretor de arte Felipe Mariano a supervisor de criação, contratou a executiva de contas Rafaela Riqueza (ex-H1 e Skidun) e ainda efetivou a estagiária de Direção de Arte Roberta Nunes. (07/05/2015)
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Leonardo Cavalcanti e Renato Rocha
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PS10 (Rio - RJ) - O diretor de arte Renato Rocha foi promovido a diretor de criação da agência comandada por Leonardo Cavalcanti no Rio de Janeiro, depois de atuar também como coordenador da área. No Rio, Renato passou pelas agências Scalla, OPM, DM9 (atual Africa) e ex-WMcCann. E em São Paulo pela DPZ, Lew’Lara\TBWA e McCann-Ericson. Entre seus prêmios está um GP de Mídias Integradas do Colunistas Brasil, com "Mulheres". Em 2012, ele foi um dos finalistas do Prêmio Rogerio Steinberg, em Direção de Arte. (06/05/2015)
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