Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/FEV/2015
Marcio Ehrlich

 

F/Nazca volta atrás e agora pede respeito em campanha para Skol

F/Nazca Skol
A nova campanha da F/Nazca para Skol e o protesto das mulheres.
A repercussão negativa à campanha da Skol, criada pela F/Nazca S&S para o Carnaval e que propunha "esquecer o não em casa", fez com que agência e anunciante mudassem toda a estratégia de comunicação em poucas horas.
A campanha original, veiculada em mobiliário urbano, sem dúvida continua alguma licenciosidade típica de Carnaval, como na outra mensagem "Topo antes de saber a pergunta”. O resultado, nesses tempos politicamente corretos e cheios de fiscalização é que geraram protestos de algumas feministas, nas redes sociais, acusando a Skol de incentivar o estupro com a "campanha totalmente irresponsável". Elas chegaram a fazer uma intervenção na peça, escrevendo com fita isolante "... e trouxe o nunca". As fotos postadas nas redes tiveram milhares de compartilhamentos e chegaram à mídia.
A Ambev chegou a afirmar que mudaria a campanha, se desculpou pela possibilidade de "entendimento dúbio" e agora a F/Nazca botou na rua novos cartazes com todos tendo a frase "Neste Carnaval, respeite". Ou, como diz uma das peças, se não der certo a paquera, "tire o time de campo".
Curiosamente, pouquíssimos sites deram o crédito à agência F\Nazca pelo trabalho, sendo que em nenhum local da internet -- coisa rara em publicidade -- é possível encontrar as fichas técnicas, nem da campanha original nem da nova, reforçando o velho conceito popular de que "filho feio não tem pai".

Rio terá três jurados no Festival de Cannes 2015

Álvaro Rodrigues, Ana Couto e Kiki Moretti estarão nos júri de Cannes 2015
Álvaro Rodrigues, Ana Couto e Kiki Moretti representarão o Rio de Janeiro nos júris do Festival de Cannes deste ano, que acontece entre os dias 21 e 27 de junho no sul da França. Até que entre os 18 brasileiros convidados este ano para participar como jurados há outros profissionais que começaram suas carreiras no Rio, como João Daniel Tikhomiroff e Guilherme Jahara, mas estes já estão radicados em São Paulo faz tempo.
Esta é a segunda vez que Álvaro Rodrigues participa de um júri em Cannes. Em 2010, ele esteve julgando a premiação de Rádio.
Pela listagem divulgada pela organização do festival, o Brasil fica sem representantes na premiação de Titanium e Integrated. Em compensação, João Daniel e Joanna Monteiro atuarão também como presidentes de seus júris.
Esta é a lista dos brasileiros presentes nos júris de Cannes 2015:
Brand Content & Entertainment: Giovanni Rivetti (New Content)
Creative Effectiveness: Glen Valente (SBT)
Cyber: Sergio Gordilho (Africa)
Design: Ana Couto (Ana Couto Branding)
Direct: Alexandre Ravagnani (Havas)
Film Craft: João Daniel Tikhomiroff (Mixer), também presidente do júri
Film: Fernando Nobre (Borghi/Lowe)
Innovation - Creative Data: André Pasquali (Rapp Brasil)
Lions Health - Health & Wellness: Ricardo John (JWT)
Lions Health - Pharma: Emerson Braga (Revolution Brasil)
Media: Alexandre Ugadin (FCB Brasil)
Mobile: Joanna Monteiro (FCB Brasil), também presidente do júri
Outdoor: Álvaro Rodrigues (Africa Rio)
PR: Kiki Moretti (In Press)
Press: Guilherme Jahara (F.biz)
Product Design: Leonardo Massarelli (Questo|Nó)
Promo: Julio Anguita (Babel)
Radio: Philippe Degen (Talent)