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Janela Publicitária - Edição de 13/FEV/2015 Marcio Ehrlich
Melhor do Rio 10, do CCRJ, divulga seus primeiros GPs
Os júris de Filme, Mídia Exterior, Digital & Mobile e Design se reuniram esta segunda-feira, 9 de fevereiro, na ESPM do Rio, para escolher os trabalhos que vão compor o anuário Melhor do Rio 10, promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Estes foram os resultados.
Na terça, 10, e quarta, 11, os julgamentos continuam.
Melhor do Rio 10 - Filme
Um dos trabalhos do GP de Filme, criado pela NBS
GP: Campanha Bom Negócio (Compadre, Maradona, Paulo Gustavo, Rogeria, Supla, Narcisa, Geladeira, Dupla, Frota e Geladeira) - NBS
Anuário:
Adversários de Banca (WMcCann Rio)
Betânia (WMcCann Rio)
Choro (Borghi/Lowe)
Chuck Norris, Buffering (Artplan)
Coca-Cola Zero – Quanto mais viagens melhor (Ogilvy)
Comida (F/Nazca S&S)
Copa – Dona de casa (Comunicação Globo)
Despertar (Heads)
Favorzinho (NBS)
Médico (NBS)
Naufrago (NBS)
Olhos (F/Nazca S&S)
Orelhão Mágico (NBS)
Pelado (NBS)
Sinônimos (Artplan)
Turistão (Artplan)
TV (NBS)
Melhor do Rio 10 – Digital e Mobile
O GP de Digital & Mobile para Luta Mista, da Agência3
GP: Luta Mista (Agência3)
Anuário:
@Rio365 (AG365)
Balde Vazio (NBS)
Brilha Brasil (Havas Worldwide Rio)
Classicals Behind The Classics (Artplan)
Desafio FGV (Agência3)
Despertar (Heads)
Documentário Os Perfumistas (NBS)
Fifa 14, Substituindo a Realidade (Artplan)
Image Code (Artplan)
Índice de Novos Valores (Agência3)
Nature Snap Facts (NBS)
Player Invertido (NBS)
Vai de Chocolate (DPZ)
Vivendo e Aprendendo (Agência3)
Voluntário Virtual (Quintal)
Melhor do Rio 10 – Design
O GP de Design: Funk Repente da Parada
GP: Coca-Cola – Funk-Repente da Parada (W/McCann Rio e Visorama)
Anuário:
Branquinha (Comunicação Globo)
Coca-Cola Zero Amplifiers (Geometry Global Rio)
Judotype (Staff Brasil)
Koni Express (Packaging Brands)
Máquina de Desejos (DPZ)
Melhor do Rio – 2013 (Artplan)
Páscoa Cacau Noir (DPZ)
Pôster-Adesivo (F/Nazca S&S)
Projeto de Ambientação - Nova Granja Comary (Packaging Brands)
Relatório Anual Escrito à Mão (Artplan)
Schweppes 230 anos (Ogilvy)
Steady Pizza (Artplan)
Supergasbras Superbotão (Packaging Brands)
Tá no Ar (Comunicação Globo - Visorama)
Vinhetas Cachorro, Indispensável, Informação e Interesses (F/Nazca S&S)
Melhor do Rio 10 – Mídia Exterior
Sellotape Selfie, GP de Mídia Exterior
GP: Sellotape Selfie 1, 2 e 3 – Artplan
Anuário:
A 1º vez que o Bope pediu reforço pra população (Staff Brasil)
Calçadão Alisado (Artplan)
Dedos, Devagarzinho e Faróis Acesos (Sides)
Dia Mundial sem Carro (Script)
Doe sua camisa do Ronaldinho (WMcCann Rio)
Guerrilla MIC (Artplan)
Let Them Rest In Peace – Che e Marilyn (Ogilvy)
Luta Mista (Agência3)
O que você ainda não sabe 1 e 2 (Comunicação Globo)
Pôster que Arrepia – Carrie, A Estranha (FCB Brasil)
Splash NY e Paris (Agência3)
Steady Pizza (Artplan)
Topless pelo Bem 1 (Staff e Binder)
Vida Incompleta (Artplan)
Segundo dia do Melhor do Rio 10 já tem resultados
No seu segundo dia de votações presenciais, o anuário Melhor do Rio 10 julgou esta terça-feira, 10, na ESPM, os trabalhos de Rádio, Técnica Filme e Técnica Imagem. Mas apenas dois GPs foram concedidos, já que os jurados de Técnica Filme decidiram deixar a categoria em branco.
Esta quarta, 11, novos júris se reunião para analisar Mídia Impressa, Integrada, Promo e Técnica Áudio.
Estes foram os novos resultados divulgados pelo CCRJ, promotor do concurso.
Melhor do Rio 10 - Categoria Rádio
"Oh, Zuckerberg", peça que já foi GP de Rádio do Colunistas Rio em 2013, levou também o GP de Rádio do Melhor do Rio 10.
Em um júri que não concedeu GP, o trabalho "Apartamento", da Script e Kombat, foi um dos incluídos no anuário.
GP: Não foi concedido
Anuário:
Água e Comida (F/Nazca S&S e Stink)
Bordados (F/Nazca S&S e Kombat Films)
Coca-Cola - Funk-Repente da Parada (W/McCann Rio e Visorama)
Cultive Bons Momentos (Heads e Beeld)
Embaixadinha (Havas Worldwide Rio e Visorama)
Processo abandonado (Staff Brasil e Produtora Associados)
Rock in Rio - Apartamento e Guitarra (Script e Kombat Filmes)
Melhor do Rio 10 - Categoria Técnica Imagem
Trabalho da Lightfarm para a agência África conquistou o GP de Técnica Imagem
GP: Mitsubishi Pajero TR4 (Lightfarm)
Anuário:
Abduction - Cow (Studio Nuts)
Agasalho Frente (WMcCann Rio e Artluz)
Bad Breath (Studio Nuts)
Balão 2 (FCB Brasil e Studio Nuts)
Bordados Árvore (F/Nazca S&S e CunhaStudio)
Cinema Digital (Havas Worldwide Brasil e Estúdio Ícone)
Idoso (Agência3 e MMJ Studio)
Colosseum (Lightfarm)
Harmful Nature (Lightfarm)
Letters Can Kill (Lightfarm)
Montanha-Russa (F/Nazca S&S e Gingerpic)
Recognitions (Studio Nuts)
Splash Dividido - Paris (Agência3 e Estúdio Ícone)
Trem (Agência3 e Studio do Cais)
Violência Doméstica - Indiferença - Banheiro e Sala (Staff Brasil e Zombie Studio)
Melhor do Rio 10 encerra julgamentos com mais 3 GPs
Com o julgamento das categorias Mídia Impressa, Integrada, Promo e Técnica Áudio, encerrou-se esta quarta-feira, 11, na ESPM, a fase presencial do anuário Melhor do Rio 10, promovida pelo CCRJ.
Os resultados dos júris estão a seguir.
Melhor do Rio 10 - Categoria Mídia Impressa
GP: Não foi concedido
Anuário:
Aniversário do Rio (F/Nazca S&S)
Arbusto (F/Nazca S&S)
Até Onde? - Baleia e Foca (Heads)
Balão 2 (FCB Brasil)
Bom Velhinho (Script)
BRT Chuteira e Lápis (DPZ)
Caçada 1, 2 e 3 (Heads)
Campanha Bordados Árvore, Carinho, Dedinho e Mãos (F/Nazca S&S)
Campanha Zoom - Lixo e Pássaro (NBS)
Canelone Fail (Artplan)
Carro Inesperado (Artplan)
Cordas - Mulher (Binder)
Dia Mundial de Combate ao Fumo 2 e 3 (F/Nazca S&S)
Doe um feliz Natal (WMcCann Rio)
E-delivery (Artplan)
Fantasiado de rua (F/Nazca S&S)
Favela 1 (FCB Brasil)
Fim de Ano (F/Nazca S&S)
Graninha extra - Homem e Mulher (Script)
Harry (Comunicação Globo)
Indiferença - Banheiro e Sala (Staff Brasil)
Judotype - Japoneses e Tatame (Staff Brasil)
Letreiro Seção (Agência3)
Loja da Lego (Script)
Mesa (F/Nazca S&S)
Montanha-Russa (F/Nazca S&S)
Nota Dólar e Pound (Agência3)
Obstáculos (Borghi/Lowe)
Oportunidade Golf (11:21)
Orelhão (F/Nazca S&S)
Ovos Fail (Artplan)
"Banheiro", da campanha Indiferença, da Staff, foi uma das peças incluídas no Melhor do Rio, que não teve GP de Mídia Impressa.
Pai (F/Nazca S&S)
Partitura, Beethoven e Mozart (Artplan)
Pequeno Furo (Binder)
Quarta capa (Borghi/Lowe)
Que sorte (F/Nazca S&S)
Raspadinha (Borghi/Lowe)
Schumacher (Comunicação Globo)
Segredo - Diretor (Heads)
Sellotape Selfie 1, 2 e 3 (Artplan)
Splash NY (Agência3)
Tempestade 1 e 2 (Heads)
Waffle Fail (Artplan)
Melhor do Rio 10 - Categoria Promo
"Immortal Fans", da Ogilvy: GP de Promo
GP: Immortal Fans (Ogilvy)
Anuário:
A 1º vez que o Bope pediu reforço pra população (Staff Brasil)
Betânia (WMcCann Rio)
Case Missão Netuno (NBS)
Case Perfume Rio Eu Te Amo (NBS)
Dia mundial sem carro (Script)
Doe sua camisa do Ronaldinho (WMcCann Rio)
Gol de Pata (Staff Brasil)
Luta Mista (Agência3)
Marcas Desaparecidas (Staff Brasil)
Primeiro Autógrafo (Artplan)
Roube Meu Wifi (Artplan)
Topless pelo Bem (Staff Brasil)
Melhor do Rio 10 - Categoria Integrada
A campanha "Chuck Norris", da Artplan, foi o GP de Integrada
GP: Chuck Norris (Artplan)
Anuário:
Brilha Brasil (Havas Worldwide Rio)
Case Elevador (NBS)
Case Missão Netuno (NBS)
Case Post Incompartilhável (NBS)
Luta Mista (Agência3)
Olhos dão vida (F/Nazca S&S)
Tatoo (Ogilvy)
The Social Home Tour 2.0 (Artplan)
Melhor do Rio 10 - Categoria Técnica Som
A trilha de Despertar, produzida pela Lua Nova para a Heads, venceu o GP de Técnica Áudio
GP: Despertar (Heads e Lua Nova)
Anuário:
30 anos Nova Onda 1 (Staff Brasil e Nova Onda)
Branson (Ogilvy e Sonido)
Che (Ogilvy e Sonido)
Chuck Norris (Artplan e Sonido)
Comida (F/Nazca S&S e Satélite)
Gladiador (Artplan e Sonido)
Miracle (Heads e Sonido)
Virgulino Porreta (Aquatro Comunicação e Beat)
Adilson Xavier: "Agência não é o único lugar onde se pode ser criativo."
Adilson Xavier: criativo, antes de ser publicitário.
De presidente da megaagência de publicidade GiovanniFCB a CEO da não menos poderosa produtora Zola, Adilson Xavier é um exemplo da bem sucedida reinvenção do profissional de criação.
E neste momento em que diversas agências do Rio de Janeiro estão enxugando seus quadros e há vários criativos sem espaço para voltar ao mercado, conversamos com ele para descobrir se a sua experiência de vida pode ajudar a que outros profissionais também consigam se reinventar. Deste papo, condensamos as seguintes ideias de Adilson:
"Agência é apenas um dos lugares onde a criatividade pode ser exercida. A gente não pode esquecer que entramos em publicidade, antes de tudo, porque queríamos criar. E, hoje em dia, existe um horizonte bem maior de oportunidades para quem tem vocação criativa. Até porque esses lugares estão sendo criados a cada dia.
Dentro do próprio universo das agências, com o advento do online, se abriu um outro segmento, que são os especialistas em criação para internet.
Ainda a reboque da internet, os games abriram um espaço enorme para roteiristas, diretores de arte, músicos.
Aliás, o fato de o storytelling ter invadido o mercado publicitário abriu um potencial imenso para o criativo, porque mesclar entretenimento e propaganda é a grande tendência do momento. Você pergunta a um diretor de marketing o que ele mais quer da sua propaganda e ele vai dizer que é que ela não pareça propaganda. E sim que ela faça as pessoas se divertirem. Ao mesmo tempo, o entretenimento precisa de marcas que ajudem à sua concretização de projetos.
Vejo vários colegas que têm sacadas ótimas e que estão brilhando nas agências e imagino o quanto brilhariam no entretenimento. A rapidez dos criativos publicitários, a capacidade de gerar ideias rapidamente, e em quantidade, é muito bem vinda nessa outra atividade.
Esta é a hora de prestar atenção a este mercado. Até porque ainda não há regras muito estabelecidas de como viabilizar as coisas. Estamos construindo o mercado de entretenimento no Brasil. As emissoras estão terceirizando seu conteúdo. Tem uma lei que obriga a que as emissoras preencham a sua grade com produção nacional. Por isso não faz sentido procurar espaço apenas em agências".
Sobre os cursos
Com mais de 30 anos de mercado, Adilson é do tempo em que publicitários não precisavam sair de escolas de comunicação, sendo recrutados das áreas mais diversas. Ele mesmo é advogado e administrador de empresas.
Apesar de admitir que "a especialidade dos últimos anos acabou fazendo com que todos os cursos sejam muito direcionados", ele não é contra as faculdades de comunicação, até porque, como lembra, elas dão ao estudante a oportunidade de, nos primeiros anos, entrarem em contato com várias vententes da atividade para, a partir daí, escolher a que mais gosta.
Antes de tudo, porém, ele lembra, não adianta você estudar a técnica de escrever se você não for uma pessoa capaz de ter ideias. "O que antecede tudo é ter capacidade criativa", reforça o profissional, que já se animou inclusive a escrever três livros, lançando o quarto no mês que vem.
Para quem já é profissional de criação, Adilson recomenda a leitura de livros ou fazer cursos especializados. "Antes de parar em produtora, fui estudar como se faz roteiro de filme", admitiu o criativo.
A pedido da Janela, para os leitores que querem diversificar, Adilson Xavier preparou a seguinte bibliografia básica:
• COMPARATO, Doc. Roteiro. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983.
• FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
• GIOVAGNOLI Max. Transmedia Storytelling: Imagery, Shapes and Techniques. Pittsburgh: ETC Press, 2011.
• GOTTSCHALL, Jonathan. The Storytelling Animal: How Stories Make us Human. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2012.
• JAMES, Henri. A Arte da Ficção. São Paulo: Novo Século, 2011.
• JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
• LAMOTT, Anne. Palavra por Palavra. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
• MCKEE, Robert. Story. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
• MONTAGUE, Ty. True Story. Boston: Harvard Business Review Press, 2013.
• NÚÑEZ, Antonio. Será mejor que lo cuentes. Barcelona: Ediciones Urano, 2007.
• PEARSON, Carol S. / MARK, Margaret, O Herói e o Fora-da-lei. São Paulo: Cultrix, 2003.
• UNAMUNO, Miguel de. Como Escrever um Romance. São Paulo: Realizações, 2011.
• VOGLER, Christopher e MCKEENA, David. Memo from the Story Dept: Michael Wiese Productions, 2011.
• WOOD, James. Como Funciona a Ficção. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
C+A fecha com Betão e faz campanha para poupar água
Algumas das peças criadas pela C+A para evitar desperdício de água
A agência C+A, de Fernando Caraciolo, fechou com Roberto Sá Filho, o Betão, para ser oficialmente seu diretor de criação, depois de uma séries de frilas e congêneres. E um dos primeiros trabalhos assinados pelo Betão nesta nova fase é esta campanha criada para a Rio Habitat, empresa de hospedagem por temporada, que está sendo lançada em posts e cartazes para conscientizar seus próprios hóspedes -- e cariocas em geral -- sobre o uso consciente da água durante o carnaval.
Em diversas peças, a agência mostra diversas marchinhas e músicas tradicionais do carnaval que usam a palavra água. Só que a palavra é retirada para evidenciar a falta que a água faz. Ficha Técnica:
Diretor de Criação: Roberto Sá Filho
Redação: Roberto Sá Filho e Pedro Henrique
Direção de Arte: Fernando Siqueira e Daniel Salomão
Diretor de Atendimento: Fernando Caraciolo
Gerente de Operações: Fabrícia Rodrigues
Aprovação: Diogo Gonçalves
Gente Que Vai e Vem
Marcia Perdomo
X-Tudo (Rio - RJ) - A agência acaba de contratar Marcia Perdomo, ex-NBS e Quê, para reforçar sua equipe de atendimento no escritório do Rio de Janeiro. Marcia assume como supervisora de contas em um grupo que conta com clientes como Shopping Fashion Mall, Claro Rio, Team Nogueira, Golden Foods , Grupo WQS e Flamengo. (09/02/2015)