Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
Janela Publicitária - Edição de 16/JAN/2015 Marcio Ehrlich
NBS chega a pentacampeã no Prêmio Colunistas Rio 2014
Os diretores da pentacampeã NBS: Dudu Godoy, Cyd Alvarez, Antonino Brandão, Pedro Feyer, André Lima e Roberto Tourinho.
A NBS volta a ser Agência do Ano do Prêmio Colunistas Rio, pela quinta vez, e agora, com o novo regulamento do concurso, levando o título de Agência de Comunicação do Ano, pela soma dos pontos em todas as premiações do Colunistas Rio 2014. A agência, que levou o título em 2003, 2004, 2007 e 2010, conquistou este ano um total de 20 medalhas, somando 112 pontos. Aliás, os jurados deram para um cliente da NBS o título de Anunciante do Ano: o Bomnegocio.com. Mesmo sabendo que este é o último ano da marca no Brasil - já que ela foi comprada pela OLX - o Colunistas fez questão de registrar o excelente trabalho que cliente e agência fizeram no último ano.
A segunda colocação entre as agências no Colunistas Rio 2014 ficou com a Agência3, com 10 medalhas e um total de 59 pontos. Por este resultado, e pelo trabalho que tem desenvolvido como presidente do CCRJ, o júri resolveu homenagear o publicitário Luis Claudio Salvestroni, diretor de criação da Agência3 até o começo deste mês, como o Profissional de Propaganda do Ano.
Na terceira maior pontuação do Colunistas Rio 2014 ficaram as agências Binder e Packaging Design, ambas com 54 pontos. A Packaging, que é comandada pela designer Marilu Schneider, acabou levando o título de Empresa de Design do Ano. E, como reconhecimento pelo trabalho da Binder - que, vale lembrar, ainda foi a agência vencedora do Great Place to Work de 2014 --, e pelo trabalho que seu presidente Glaucio Binder também está fazendo como líder do setor, chegando a presidente da Federação Nacional das Agências de Publicidade, o Colunistas 2014 resolveu homenageá-lo como Publicitário do Ano.
Ainda se destacaram, entre as cinco maiores premiações do Colunistas Rio 2014, as agências DM9Rio, com 7 prêmios e 53 pontos, e Staff Brasil, que emplacou 8 trabalhos em um total de 46 pontos.
Os jurados também concederam um Destaque do Ano para o Comitê Rio 450, pelo trabalho desenvolvido para a promoção e aplicação da marca "Carioquice" para a comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. PROMO
No Colunistas Promo, a grande vencedora foi a agência VZA, que não só levou o título de Empresa de Marketing Promocional do Ano, como viu o seu diretor de criação, Leo Martinez, levar a medalha de Profissional de Marketing Promocional do Ano. Nesta premiação, o júri homenageou como Cliente de Promoção do Ano o Disque Denúncia, pelo conjunto de trabalhos que tem desenvolvido nos últimos anos. DESIGN
Além do título já citado acima de Empresa de Design do Ano para a Packaging Brands, também foi concedido um Grande Prêmio de Profissional de Design do Ano para Bruno Richter, diretor da Camisa 10, que levou para casa quatro premiações no concurso. MÍDIA
Em um ano de crise da mídia impressa, o júri do Colunistas Mídia decidiu não destacar nenhum veículo do setor no Rio de Janeiro. Mas a Rádio Cidade, que voltou a transmitir no Rio e reconquistar o coração do carioca que gosta de rock, foi destacada como o Veiculo Eletrônico do Ano. Também ganhou destaque, como Empresa de Mídia Exterior do Ano, o Clear Channel, pela implantação dos relógios/termômetro com painel de led, um enorme salto de qualidade para a transmissão das mensagens publicitárias naquele suporte. JÚRI
O trabalho do júri presencial se estendeu por mais de nove horas consecutivas, este sábado, 10 de janeiro de 2015, no hotel Golden Tulip Regente. No total, considerando também os jurados que participaram da votação online, o Colunistas Rio 2014 contou com 19 profissionais: Alexandre Nunes (Havas), Ana Laet (Laet), Bruno Bertani (Prole), Cecelo Frony (Pardal), Celio Aschar Jr. (AktuellMix), Claudia Penteado (propmark), Dan Zecchinelli (Filadélfia), Dani Ribeiro (Publicis), Débora Tenca (Fino Trato), Fabio Seidl (Lapiz/Leo Burnett Chicago), Hugo Monteiro (Grito), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Marcio Formiga (ZeroTrês), Marcio Juniot (Leo Burnett Tailor Made), Milton Menezes (Lightfarm), Renata Granchi (Record Rio), Renato Benício (Tapioca), Samantha Schmitz (Quiosque de Ideias) e Toninho Lima (Artplan).
Os resultados completos do Prêmio Colunistas Rio 2014 estão no site da premiação em www.colunistas.com
Imprensa publicitária perde Julio Hungria
Julio Hungria, jornalista e publicitário
Faleceu este domingo, 11/01, no Rio, aos 76 anos, o jornalista e ex-diretor da produtora RadioAtividade, Julio Hungria, mais conhecido recentemente pelo mercado como editor do site Blue Bus. Julio já estava internado há vários meses, tratando de um câncer, que não conseguiu vencer.
Julio foi um pioneiro do jornalismo especializado em publicidade na internet. Editou jornais para o Clube de Criação do Rio e seu Blue Bus foi um grupo de troca de mensagens antes mesmo de existir a rede como conhecemos hoje.
O enterro será esta segunda-feira, 12, às 16:00h saindo da capela 5 do São João Batista.
Leia mais sobre ele na Janelapédia.
Reston "Haroldinho" inaugura exposição individual no Rio
Claudio Reston abre suas letras no Centro Cultural da Justiça
O criativo carioca Claudio "Haroldinho" Reston, sócio-diretor da produtora Visorama Diversões Eletrônicas, inaugura esta terça-feira, 13/01, às 19:00h, no Rio, sua primeira exposição individual, "Alfabetos Imaginários", que ele define como "uma viagem a um microcosmo fantástico, onde através da pintura e da interferencia no espaço, letras se encontram de forma randômica, criando um universo de abstração da palavra e redesenhando os conceitos tradicionais da escrita e da tipografia".
O evento acontece em uma antiga cela de réus do Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que exibirá frases "desenhadas" em 15 painéis de madeira de 60 x 100 cm, caoticamente dispostos pelo espaço, além de um grande painél de 4 metros compondo ao fundo.
Reston estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e agora, aos 40 anos, tem no currículo uma série de trabalhos publicitários para clientes como Banco do Brasil, Rock in Rio (edições Rio, Madrid e Lisboa), TV Globo, Light, Oi, Nickelodeon, MTV, Nike entre outros, além de presença em diversas publicações e exposições internacionais. Ele foi vencedor do Grand Prix de mídia digital do Prêmio Colunistas em 2012 e ouro na categoria Ação em Rede Social, com a campanha “Cats Are Funnier” (Ogilvy / Ong Nove Vidas).
O "Haroldinho", pelo qual muita gente ainda o conhece, veio por conta do estúdio "Elesbão e Haroldinho", que teve com José Bessa -- ainda seu sócio na Visorama -- entre 1997 e 2002, responsável por inúmeros trabalhos voltados para as áreas de cultura e multimídia.
Atualmente co-dirige um documentário sobre Oscar Niemeyer, com previsão de lançamento para 2015 e um documentário sobre o Canecão, com previsão de lançamento para 2016.
X-Tudo entra na briga com Team Nogueira e contrata em São Paulo
O primeiro comercial da X-Tudo para os irmãos Minotauro
A agência carioca X-Tudo, comandada por Marcelo Gorodicht, está anunciando a conquista da conta do Grupo Team Nogueira, dos irmãos lutadores de MMA Rodrigo Monotauro e Rogério Minotouro. No pacote, vem a Rede de Academias Team Nogueira, que já conta com 31 unidades no Brasil, a Team Nogueira Store, que comercializa produtos licenciados com a marca dos lutadores, e o projeto social Instituto Irmãos Nogueira, que ajuda a educar crianças carentes através do ensino de artes marciais, presente em favelas do Rio de Janeiro.
Três comerciais já estão prontos para veicular no Canal Combate da Globosat e em redes sociais. Neles, além dos próprios Rodrigo e Rogério Minotouro, está o conhecido Spider, o lutador Anderson Silva. Braço paulista
A X-Tudo também decidiu investir mais em São Paulo, onde já atende as contas da Alcatel One Touch e a conta de BTL da Claro. Para isso, contratou Lucia Talavera, ex-diretira de atendimento e de contas de agências como Fischer América, DM9 e Y&R, para ocupar a recém criada Direção Executiva do escritório. Ela tem como missão não só dirigir o atendimento a essas contas como desenvolver novos negócios na capital paulista e em todo o estado.
Segundo Gorodicht , "2014 foi um ano surpreendentemente bom, de aumento da carteira de clientes e do volume de negócios. Estamos nos preparando para um 2015 ainda melhor, com o fortalecimento das nossas operações no Rio e São Paulo para que possamos seguir crescendo de forma consistente". Ficha Técnica do Team Nogueira:
Dir de Criação: Alexandre Borges
Criação: Alexandre Borges e Fernando Figueiredo
Atendimento Agência: Marcelo Gorodicht e Thais Buelterman
Produção de RTV Jadilson Figueiredo
Produtora: Diretoria Cinematográfica
Direção: Líbero Saporetti
Fotografia: Fabian Boal
Ricardo Nascimento
Produção musical: Beat Carioca
Cariocas vão julgar propaganda mundial
Daniel "Japa" Brito e Guilherme Machado
Apesar de o título acima ter ficado estilo "Pernambuco falando para o mundo", é bem bacana ver profissionais da publicidade do Rio de Janeiro sendo convidados para integrar júris internacionais. É um inquestionável reconhecimento da qualidade dos nossos criativos. Daniel "Japa" Brito, diretor de criação do escritório carioca da FCB Brasil, por exemplo, vai participar de dois júris em prêmios americanos. O conceituado New York Festivals, na categoria Outdoor, e no Ame Awards. Japa é hoje professor e coordenador no Rio da Miami Ad School e tem inúmeros prêmios internacionais.
E Guilherme Machado, redator da Artplan, foi convidado para compor o júri do Prêmio Young Guns, que acontece de 9 a 16 de março, em Sydney, na Austrália, para escolher as melhores ideias de profissionais com até 30 anos de idade. Guilherme é o único representante do Brasil a participar da premiação e já está com passagem marcada para Sydney.
Em 2013, Guilherme conquistou o ouro pelo júri popular e a prata no júri oficial com o case Guerrilla Mic, campanha criada para a Estácio.
Tudo isso sem esquecer que João Daniel Tikhomiroff estará este ano em Cannes, julgando a área de Film Craft.
Gente Que Vai e Vem
Belle Paulino e Jalila Novello
Sides (Rio - RJ) - Belle Paulino, a primeira funcionária da agência, acaba de ser promovida e agora coordena toda a área de Redes Sociais da agência, que tem clientes como Lecadô, Hotel Panda, Avanti Fiat, DownTown Filmes e Yen Motors. Além disso, para acompanhar o aumento nos investimentos em mídia dos clientes, a agência contratou Jalila Novello, ex-Fullpack e Modd em seus 13 anos de mercado. (15/01/2015)