Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/OUT/2014
Marcio Ehrlich

 

Disputa pela Firjan tem 8 agências inscritas

EM PRIMEIRA MÃO - A comunicação da Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro está sendo disputada por 8 agências de publicidade. Avaliada em R$ 28 milhões e englobando a comunicação do SESI-RJ, SENAI-RJ, IEL-RJ, o Centro Industrial Rio de Janeiro (CIRJ) e a própria Federação, a conta vai ser atendida em 2015 por uma destas licitantes, que entregaram a sua documentação esta sexta-feira, 31 de outubro: Agência Nacional, Artplan, DM9, Havas, Heads, Ogilvy, Prole e X-Tudo.
A curiosidade nesta licitação é a ausência da F/Nazca S&S e da FCB Brasil, que, em 2012, chegaram à final disputando com a DM9, que acabou ganhando. Sem falar também da Agência3, que entrou naquele ano mas foi desclassificada por problemas burocráticos de documentação.
O contrato para os R$ 28 milhões é por um ano e renovável. Aliás, aparentemente houve um aumento no valor colocado em disputa desta vez, como precaução pelo ocorrido este ano. De acordo com informações da Firjan, mesmo podendo renovar com a DM9, o órgão foi obrigado a abrir uma nova concorrência porque a verba alocada em 2012 já havia se esgotado.
Muito provavelmente, então, os R$ 28 milhões estarão sendo utilizados mais parcimoniosamente em 2015 e 2016, ou em dois anos teremos nova concorrência sendo anunciada pela instituição.
ATUALIZAÇÃO ÀS 16:00h
Das 8 agências que se apresentaram, apenas a X-Tudo foi desabilitada nesta primeira fase por ter apresentado um documento que havia passado alguns dias do prazo de validade.
Há quase 40 anos -- desde os tempos dos governos da ditadura militar -- a Janela critica a burocratização das concorrências publicitárias para órgãos oficiais, que já afastaram das disputas excelentes agências por filigranas que não têm nada a ver com a sua competência profissional.
Como se vê, as coisas são mais difíceis de mudar no Brasil do que os políticos prometem.

Gente Que Vai e Vem

Gustavo Nogueira
Gustavo Nogueira
ARTPLAN (Rio - RJ) - O redator e super-gente-boa Gustavo Nogueira deixa a partir de novembro a supervisão de criação da Binder para assumir na criação da Artplan, fazendo dupla com o diretor de arte -- e também consagrado DJ e fã de vinil -- David Tabalipa.
Nogueira já passou por diversas boas agências no Rio.  Apesar de carioca, começou sua carreira na Almap, em São Paulo, em 1990. Nesses quase 25 anos de carreira, ficou alternando entre agências paulistas e cariocas, como MPM:Lintas, Caio, Salles, DM9, Fischer, McCann, NBS. No meio disso tudo, foi diretor de criação da Denison e da Carillo Pastore Euro. Ele estava na Binder desde 2012. (30/10/2014)