Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 24/OUT/2014
Marcio Ehrlich

 

CCRJ abre júri do Melhor do Rio 10

O site da premiação já está funcionando para inscrições.
O Clube de Criação do Rio está lançando seu concurso Melhor do Rio 10 com uma grande novidade: nesta edição, os diretores de criação das grandes agências cariocas não serão mais maioria nos júris. Em um processo de democratização e rejuvenescimento do voto, o presidente do CCRJ, Luis Claudio Salvestroni, informou à Janela que, além dos diretores de criação, criativos de nome respeitado, sejam eles de grandes, médias e pequenas agências, assim como criativos de empresas especializadas em design, promo e digital, serão convidados.
No total, Salvestroni espera contar com cerca de 100 criativos nas 11 premiações do Melhor do Rio 10: Filme, Impresso, Rádio, Outdoor, Integrada, Design, Promo, Digital/Mobile, e as categorias técnicas de Som, Filme e Imagem.
Além disso, o processo de votação terá uma novidade. Para facilitar a análise dos trabalhos concorrentes, todos serão avaliados primeiramente online para a definição do shortlist. Quando os júris se reunirem, então, em janeiro de 2015, a lista dos mais votados já estará pronta para a discussão das medalhas.
As inscrições já estão abertas no site www.melhordorio10.com.br e a premiação terá o patrocínio da TV Record Rio, da ESPM e Miami Ad School, e apoio da 3AWorldwide, Agência3, Sonido e Staff.

Conta da Comlurb atrai apenas três agências do Rio

A campanha do Lixo Zero foi a última da Comlurb a chegar ao público.
EM PRIMEIRA MÃO - Apenas as agências Agência3, Binder e X-Tudo se apresentaram para a entrega de documentação da Concorrência nº 01/2014, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que vinha sendo adiada desde o início deste ano, com revisões e esclarecimentos publicados no Diário Oficial do Rio em maio e agosto deste ano.
A verba licitada é de R$ 3,2 milhões e, na estratégia exibida da comunicação publicitária consta adequar o tema ao Programa de Ampliação da Coleta Seletiva com Inclusão Social dos Catadores.
A Comlurb está fora da mída há muitos meses. Em 2013, fez uma campanha do Lixo Zero em parceria com a Coca-Cola Brasil, realizada – segundo a fanpage do órgão no Facebook – pela agência Moove House.
Em junho, Cesar Maia aproveitou esta concorrência para se promover politicamente, denunciando, nas redes sociais "Jogando dinheiro fora (ou para amigos?)"

O CONTRATO

Como muitos dos leitores da Janela não acompanham necessariamente os procedimentos de licitações de contas públicas, vale aproveitar a oportunidade para reproduzir aqui como a Comlurb propõe que será seu contrato:

• Fica desde já estabelecido que será de 80% (oitenta por cento) o valor percentual de desconto concedido sobre os custos dos serviços internos de produção (criação e montagem) de propaganda, baseado na Lista de Referencia de Custos Internos do Sindicato das Agencias de Propaganda do Rio de Janeiro (SINAPRO - RJ), bem como que será de 2,5% o valor da remuneração sobre os honorários incidentes sobre os custos de serviços e suprimentos externos referentes a pecas publicitarias destinadas a veiculação em qualquer tipo de mídia, geradora de Desconto de Agencia.
• Os serviços e os suprimentos externos terão os seus custos orçados junto a, no mínimo, 3 (três) fornecedores especializados, aprovados previamente pela COMLURB.
• Sobre os serviços e suprimentos externos contratados para pecas publicitárias que não serão veiculadas através de mídia tradicional (televisão, jornal, revista, radio, etc.), ou qualquer outra que não proporcione DESCONTO DE AGÊNCIA, a COMLURB pagará uma remuneração de até 10% (com o mínimo de 5%), sobre o valor do serviço, nos termos do item 3.6.2 das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do CENP.
• A CONTRATADA repassará à COMLURB a parcela de 3% do desconto padrão que a agência faz jus (20%), calculado sobre o valor acertado para cada veiculação. Ou seja, do total de 20%, a agência ficará com 17% e os 3% restante serão revertidos para a COMLURB.
Os leitores entendem agora porque se diz que já foi mais fácil ganhar dinheiro com publicidade?

Inflação maior aumenta reajuste no dissídio da classe publicitária carioca

Faixas Salariais Reajustes
Até R$ 2.000,00 7,5%
De R$ 2.001,00 a R$ 5.000,00 6%
De R$ 5.001,00 a R$ 10.000,00 5%
Acima de R$ 10.001,00 5% sobre R$ 10.000,00
Foi definido, na última semana, entre o Sindicato das Agências do Rio (Sinapro-RJ) e o Sindicato dos Publicitários e Agenciadores de Propaganda, o dissídio coletivo da classe publicitária carioca para os anos de 2014-2015.
Pelo acordo, assinado por José Calazans, presidente da entidade patronal, e Roberto Monteiro, pela profissional, ficou estabelecido que o piso salarial, na região metropolitana do Rio (Capital e municípios de Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu) será de R$ 925,00 para a área administrativa e de R$ 1.385,00 para as áreas técnicas (Criação, Planejamento, Atendimento, Mídia, Tráfego, Estúdio e Produção). Nos demais municípios, a area administrativa receberá, no mínimo, R$ 865,00 e a área técnica, R$ 1.095,00.
Para quem já está trabalhando e entrou na agência até 01/11/2013, os reajustes serão de acordo com a tabela acima.
O acordo foi menor do que o desejado pela entidade dos profissionais, que queria uma correção de 10% sobre os salários até R$ 2.000,00. A entidade patronal, no entanto, argumentou que aquele índice poderia causar cortes nas equipes das agências -- o que seria pior para os profissionais --, por conta das dificuldades que o setor vem vivendo com a instabilidade da economia e o esvaziamento publicitário do Rio de Janeiro.
De qualquer modo, o percentual foi maior que nos dissídios anteriores. Em 2012-2013, não passou de 6,5% para os setores de menor remuneração das agências. E de 2013-2014, foi de 7%. Sinal também de que a inflação -- a despeito das negativas do governo -- tem crescido nos últimos anos e foi preciso reajustar as tabelas.
O conteúdo integral do dissídio está disponível no site do Sinapro-RJ, em www.sinapro-rj.com.br/config/pdf/dissidio/2014-2015.pdf

Clientes da 11:21 vão ocupar a cobertura do 2º turno na Globonews

Dois dos comerciais de 15" criados pela 11:21 para a Globonews
A 11:21 já sabe quem ganhou as eleições deste ano: seus clientes que aceitaram a ideia da agência de ocupar os breaks da cobertura das apurações do segundo turno na Globonews, emissora que lidera, na rede fechada, o noticiário das eleições.
Serão 50 inserções de comerciais de 15 segundos, todos com cartelas se referindo à disputa eleitoral, com frases como "Ganhe quem ganhar, é você quem vai andar em carro aberto”, para a Mercedes, ou "Lider é você quem escolhe. E não só hoje, mas todo dia. Obrigado por escolher a Lider Recreio", ou ainda, "A gente já sabe quem ganhou: você. Volkswagen na Recreio com a primeira parcela em Setembro de 2015. Venha tomar posse do seu", para a concessionária Recreio.
Gustavo Bastos, diretor da agência e responsável pela criação, conta que a ideia surgiu esta semana e a agência teve que correr para garantir o espaço, vender a proposta para os clientes e produzir as cartelas dos comerciais.

Gente Que Vai e Vem

Henrique Kubinski
Henrique Kubinski
Element (Rio - RJ) - Tem novidade na criação da agência: é a chegada do Diretor de Arte gaúcho Henrique Kubinski, o Kuba. Com passagens por agências como Competence, Matriz e DM9Sul, o criativo se junta ao time de José Amorelli para reforçar também a área de Online da agência. (24/10/2014)

Lucas Queiroz
Lucas Queiroz
AGÊNCIA3 (Rio - RJ) - A equipe comandada por Luis Claudio Salvestroni acaba de ganhar o reforço de Lucas Queiroz. O diretor de arte chega ao Rio vindo de Belo Horizonte, após trabalhar na J.Biz, Lápis Raro e Filadélfia. Lucas tem em seu currículo diversos prêmios, incluindo Prêmio Abril e Archive, onde emplacou duas campanhas para a próxima edição. (20/10/2014)