Firjan abre em outubro concorrência para sua conta publicitária
| Conta da Firjan entra em disputa em outubro. | EM PRIMEIRA MÃO - Até o final desta semana, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) deve publicar o edital que colocará em licitação a sua conta publicitária. O Sistema Firjan engloba a comunicação do SESI-RJ, SENAI-RJ, IEL-RJ, o Centro Industrial Rio de Janeiro (CIRJ) e a própria Federação.
O cliente foi conquistado em 2012 pela DM9Rio, que chegou à final concorrendo com as agências F/Nazca S&S e Giovanni+DraftFCB.
Na época, a Janela noticiou que a verba da Firjan seria de R$ 10,5 milhões, com contrato renovável por 5 anos. No entanto, nos informou a gerente de comunicação da Firjan, Daniela Teixeira, apesar de a agência vencedora poder continuar trabalhando por até 5 anos, o valor inicialmente licitado não muda. Assim, trabalhe bem ou não, a agência, para poder continuar atendendo a Firjan, só disputando a nova verba licitada.
Situação semelhante, aliás, aconteceu em 2009, quando a DPZ venceu sete outras agências por uma verba anunciada de R$ 8 milhões. Ao final de 2012, a Firjan já teve que reabrir seu processo de seleção, quando a DM9Rio entrou, então, na conta.
Segundo expectativas do mercado, quem vier a trabalhar com a Firjan em 2015 terá para cuidar uma verba em torno de R$ 12 milhões.
E/OU-MRM abre escritório no Rio de Janeiro
| Fabio Souza e Patrícia Barizon, da E/OU-MRM | Braço de marketing direto e CRM da McCann Worldgroup no Brasil, a E/OU-MRM acaba de se instalar no Rio de Janeiro, contratando como diretora Patrícia Barizon.
Apesar de a E/OU-MRM carioca ainda estar utilizando a estrutura da matriz paulista da empresa para a criação e produção de seus trabalhos, Patrícia garante que sua meta é ter uma operação que também possa funcionar independentemente. Tanto que a executiva já se programa para contratar, a curto prazo, um profissional de planejamento e uma dupla de criação, apostando nas campanhas que terá que realizar para a Michelin, que já era atendida pela agência em São Paulo mas tem planos de expansão no segmento de varejo no mercado carioca e, eventualmente, para o Senac-RJ, para quem a empresa já fez trabalhos.
Patrícia Barizon, que já passou pelas agências Datamídia e Casa da Criação, estava há 11 anos na sua própria empresa, a i9Brasil, especializada em database marketing para o segmento de moda. "A proposta da McCann de integrar cada vez mais as empresas do grupo no Brasil e internacionalmente foi muito tentadora e aceitei o desafio de deixar a minha empresa", explica.
Não por acaso, a expectativa do sócio e COO da E/OU-MRM, Fábio Souza, é de que "em até dois anos essa nova unidade possa vir a responder por cerca de 20% ou 30% dos negócios da agência".
A E/OU-MRM-Rio está funcionando dentro do escritório da WMcCann, em Botafogo, e já conta com Flávia Conde como supervisora de conta.
O nome estranho da empresa tem uma história. "MRM" vem de McCann Relationship Marketing, nome adotado pelo grupo quando Stan Rapp se juntou à McCann Direct em 2001. No Brasil, a MRM já esteve associada à Sun, como Sun/MRM. Quando a parceria se desfez, a empresa comprou parte da E/OU, que já atuava na área, ganhando o nome atual.
Kindle muda de endereço e contrata Saulnier para a criação
| Marcus Saulnier, o novo DC da Kindle | O diretor de arte Marcus Saulnier é o novo diretor de criação da agência Kindle, embalando as mudanças na empresa, que está estreando seu escritório na Avenida das Américas, 500, Bloco 15 - Sala 107, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.
Saulnier, que tem mais de 15 anos de mercado, já passou pelas agências Contemporânea, GiovanniFCB, NBS, DM9 e Binder, onde foi por três anos Head Of Art, ajudando inclusive a agência a conquistar seu primeiro Leão em Cannes, para "Pequeno Furo". Ele sucede a Romeu Loures, que ficou interinamente no cargo desde o afastamento de Chiquinho Lucchini para trabalhar em campanhas políticas em Manaus, Amazonas.
A Kindle conta hoje com 60 funcionários e conquistou, em 2014, novas contas como Nova Aliança, Assim, Drogaria Venancio, Aliança Francesa, Capemisa e Vigilantes do Peso, entre outras. A agência, que começou na área digital, é bem conhecida no Rio pelas suas campanhas para a Galeria Fórum Ipanema, com frequentes anúncios de página inteira no jornal O Globo.
Mas a agência diz estar em momento é de renovação da marca. "Estamos preparando uma nova identidade visual e investindo em infraestrutura", comenta o sócio Eduardo Bastos. O próprio escritório novo exibirá o trabalho do artista plástico e designer Bruno Big e da arquiteta Leila Bittencourt, da Oba! Arquitetura.
As aventuras do criativo Chiquinho Lucchini na distante Amazônia
| Chiquinho Lucchini e um dos brasileiros que encontrou trabalhando no Amazonas | De quatro em quatro anos, quando acontecem as eleições para os Governos Estaduais, Senado e Câmara Federal, abrem-se centenas de vagas para publicitários nas milionárias campanhas que se desenvolvem em todo o país. E, toda vez, criativos se licenciam das agências em que trabalham para mudar de ares, em busca de salários que todos garantem ser bastante compensatórios.
Um dos cariocas que teve esta experiência, este ano pela primeira vez, foi o redator Chiquinho Lucchini, que passou os últimos 80 dias em Manaus, trabalhando na equipe de oito criativos, mais analistas de redes sociais, produtores de tv, editores e finalizadores -- vindos de vários estados brasileiros -- que cuidaram da campanha para governador do pemedebista Eduardo Braga.
Como o candidato tem grande chance de levar a disputa no primeiro turno, Lucchini já está de volta ao Rio. Ironicamente neste caso, o sucesso significa menos tempo de trabalho para os profissionais envolvidos.
Mas Chiquinho garante que a primeira experiência foi muito proveitosa, não só profissionalmente como pelo choque cultural de trabalhar no outro oposto da realidade de um grande centro como o Rio de Janeiro, onde ele já passou por agências como Artplan, Salles, Agência3 e NBS.
- A gente tem que desenvolver muitas outras formas de se comunicar com o eleitor que não seja a televisão", ele explica, reforçando que "internet, nem pensar!".
No Amazonas, o criativo teve que conviver com o desafio de que, fora da capital Manaus, muitos dos municípios que estão mais perto chegam a ficar a pelo menos três dias de barco, às vezes em povoados em que todos moram em palafitas, em florestas inundadas. Ele conta:
- Fizemos alguns folhetos e criamos a estratégia de entregá-los na hidroviária (a rodoviária dos barcos) que tinham saída para esses municípios. Dessa forma, os folhetos -- ou pequenos jornais que fazíamos --, serviam de distração para os passageiros que iam rio a fora, levando algum conteúdo, alguma cultura e também a informação que queríamos. Desse jeito, fizemos os próprios passageiros de mídia, pois chsgavam lá comentando a notícia principal (como a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, por exemplo).
Chiquinho Lucchini também enfrentou com humor a aventura de passar 80 dias em um clima totalmente diferente do que estava acostumado no Rio de Janeiro:
- A previsão do tempo nunca mudava: era máxima de 40 graus, mínima de 39. E às 9 e meia da noite, na piscina do hotel, nos sentíamos como se estivéssemos em um ofurô com raia.
Nada que não o deixasse voltar empolgado com o "potencial absurdo" do mercado manauara:
- Claro que lá não é diferente do que acontece atualmente em todo o Brasil. Quem tem governo consegue um pouco mais de verba. Mas tem agência conseguindo fazer muita coisa boa para os clientes locais de varejo.
Quem perdeu desta vez, portanto, é só aguardar. Em 2018 começa tudo de novo.
Gente Que Vai e Vem
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Álvaro Figueiredo
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LEW LARA (Rio - RJ) - A agência contratou Álvaro Figueiredo como Diretor de Atendimento da conta da Vale, que a agência divide com a Neogama.
Álvaro tem 25 anos de carreira e já passou por agências como DPZ, Y&R, Ogilvy, Prole e Giovanni, onde ficou por doze anos, chegando também a Diretor de Atendimento.
Além disso, Álvaro é um criativíssimo artista plástico, que até precisaria expor mais dos seus trabalhos em galerias do que só na sua página do Facebook.
Para conhecer mais os trabalhos de Álvaro, veja no projeto1963.tumblr.com/
(03/10/2014)
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Augusto Correia
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NBS (Rio - RJ) - O diretor de arte Augusto Correia, o "Jesus", é o novo contratado da agência. Augusto estava na Artplan, onde participou da equipe responsável por diversos trabalhos premiados da agência, entre eles o case The Social Home Tour, para a Carvalho Hosken. Com 10 anos de mercado, ele já soma 175 prêmios nacionais e internacionais. Em 2013, ele ficou com o 2º lugar do Prêmio Rogerio Steinberg, entre os diretores mais premiados do Colunistas Rio.
Augusto também é professor de videocase storytelling na Miami Ad School
(01/10/2014)
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