Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/AGO/2014
Marcio Ehrlich

 

África Zero conquista Porcão e quer crescer no Rio

Claudio Kalim
Kalim: A África Zero quer crescer mais no Rio.
EM PRIMEIRA MÃO - Depois de levar a conta da rede de varejo Leader, a África Zero se prepara para anunciar nos próximos dias a conquista da churrascaria Porcão e a expectativa de trazer novos clientes para o seu escritório carioca.
Será da agência a campanha que promoverá a nova fase da rede de restaurantes, recém adquirida pela Brazcarnes Participações, empresa que já gerencia as churrascarias Vento Haragano em São Paulo, Espetos no Nordeste e a rede de lanchonetes de shoppings Bon Grillé.
O esforço para o escritório do Rio crescer está nas mãos de Claudio Kalim, que em março deste ano assumiu a direção geral da agência, braço da África e mais uma das empresas do Grupo ABC de Nizan Guanaes.
- "Estamos fazendo a África Zero se expandir em segmentos de mercado que a África não trabalhava, que era das empresas médias e que não podiam contar com a grandes estruturas exclusivas que são característica daquela África", explica Kalim em conversa com a Janela. A relação do publicitário com o mercado carioca não é nova. Ainda na África, ele foi o responsável pelo atendimento da conta da Vale -- vindo ao Rio três vezes por semana -- e depois comandou, também de São Paulo, o escritório carioca da África Entretenimento.
É exatamente este escritório -- que há três anos a África mantém no Rio para cuidar de ações de entretenimento e merchandising -- que está servindo de base para a África Zero. Nas instalações que a agência mantém no Leblon, comandada por Carolline Cupello, já são 40 funcionários, dos quais sete dedicados à África Zero e à Leader. Inclusive o diretor de arte Glauco Martinez Santos, contratado recentemente para dar suporte à conta, reportando-se aos diretores de criação Marcelo Prista e Aaron Suton, que também passaram recentemente a integrar a equipe, em São Paulo, com exclusividade ainda para o novo cliente.
A primeira campanha da África Zero para a Leader começa a ser veiculada no final deste mês, voltada para a moda Primavera-Verão. De acordo com Kalim, ela marcará um retorno da Leader às suas origens:
- "Nos últimos anos, a Leader havia mudado de foco e se tornado um grande magazine geral. Agora, voltará a se apresentar como uma marca ligada à moda", antecipa o executivo, que promete que a Leader passará a concorrer muito mais com marcas como a Riachuelo e a C&A que como a da Casa & Vídeo.

Seminário no Rio debate rentabilidade em agências de comunicação

Evento está aberto a não-associados da Abap-Rio
Em tempos de mercado tão oscilante, garantir a rentabilidade do negócio é uma preocupação diária dos empresários de comunicação. É para eles e seus diretores financeiros que a Abap-Rio promove, na próxima segunda-feira, 11 de agosto, um seminário com três especialistas brasileiros das áreas financeira e jurídica trazendo novas informações e recomendações fundamentais para a gestão das empresas do setor.
Apesar de a Abap-Rio reunir apenas agências de publicidade, as questões levantadas no seminário também se aplicam às empresas de marketing promocional, design, assessorias de imprensa e produtoras. Por isso, as inscrições estão abertas a não-associados da entidade, através de uma taxa.
As três apresentações do seminário "Rentabilidade em Empresas de Comunicação" serão:
- "Como distribuir lucro para funcionários pode aumentar a rentabilidade", com Antonio Calil Cury (Economista e publicitário, ex-diretor da CBBA e VP da Nova/SB);
- "Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional: Como escolher o melhor para a agência?", com Antonio Lino Pinto (ex-sócio da Talent e diretor da consultoria de gestão Viramundo);
- "A prevenção legal é a melhor maneira de evitar prejuízos", com João Luiz Faria Neto (advogado especializado em empresas de comunicação e consultor da ABAP-Rio).
Após as apresentações, que terão meia hora cada uma, o seminário abrirá espaço para perguntas e debates entre os apresentadores e a plateia.
As inscrições devem ser feitas no site da Abap-Rio, em www.abap-rio.com.br .
Data: 11 de agosto de 2014, segunda-feira
Local: Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228/2º andar - Edifício Argentina)
Horário: 8:00h às 12:00h
Mais informações: (021) 2552-0496 e 2551-7849.


O Seminário "Rentabilidade em Empresas de Comunicação" teve o apoio de NBS, O Globo, propmark, Humans Creative Group, Cinerama e Silence.

Morre Elóy Simões, um dos criadores do Prêmio Colunistas

Elóy Simões, fundador do Prêmio Colunistas
O publicitário Elóy Simões, um dos criadores do Prêmio Colunistas em 1968, junto com Armando Ferrentini e Cícero Silveira, faleceu esta madrugada em Piracicaba, onde estava internado há cerca de um mês por problemas renais. Elóy sofreu um infarto e seu corpo será cremado em São Paulo, este sábado, 09/08, na Vila Alpina.
Nascido em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, Elóy também foi radialista, jornalista e, nos últimos anos, professor e consultor de marketing. Dos anos 60 a 80 atuou em São Paulo na criação de agências como Almap, Norton e J.W.Thompson. Nos últimos anos, estava radicado em Florianópolis, onde iria participar da organização do Prêmio Colunistas Santa Catarina.
Elóy foi editor da revista Propaganda e autor dos livros "A arte do texto na publicidade" e "Bordões, slogans e conceitos".