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Janela Publicitária - Edição de 23/MAI/2014 Marcio Ehrlich
BomNegócio: Noronha conta os bastidores do comercial de Maradona
Marcello Noronha orienta a equipe de filmagem do comercial com Maradona.
As tomadas de Maradona no comercial foram feitas em Dubai, sem o elenco brasileiro.
Novo sucesso do BomNegocio.com, o comercial com Maradona marca o aproveitamento do clima de Copa do Mundo desta que já está consagrada como uma das mais populares campanhas publicitárias brasileiras dos últimos anos.
Criado pela NBS, o comercial estava em produção desde janeiro deste ano, quando a agência resolveu que não poderia perder a oportunidade do evento.
- Nossa estratégia tem sido dar personalidade aos objetos, explica o diretor de criação da NBS e um dos responsáveis pelo trabalho, Marcelo Noronha, justificando a ideia como uma forma de quebrar a resistência do brasileiro de vender seus objetos usados. "Estamos pegando emprestado as personalidades de pessoas conhecidas para mostrar as oportunidades que existem de se livrar de objetos de casa que não são mais usados", acrescenta o criativo.
Noronha conta que a agência comemorou quando os diretores do Bom Negócio, Andries Oudshoorn e João Gonçalves, não só aprovaram a ideia de colocar o ex-jogador argentino Diego Maradona em cena como concordaram em bancar o custo maior da contratação, que envolveria uma produção internacional, já que, na época, Maradona, mesmo não estando mais como técnico do time dos Emirados Árabes Unidos, ainda residia em Dubai envolvido com o reality show sobre futebol "The Victorious".
Aliás, Noronha se surpreendeu com o desempenho do argentino, considerando que ele não é ator e teve que se submeter às restrições físicas do trabalho, que envolvem uma traquitana que imobiliza o corpo do intérprete do pescoço para baixo. "Acaba sendo um pouco cansativo para quem está fazendo e não foi fácil para o Maradona", admitiu Noronha. Para envolver o ex-jogador com o clima de interpretação da campanha, Noronha conta que foram exibidos para ele alguns dos comerciais já produzidos, como o da Narcisa e do Supla.
Além disso, o tempo que uma personalidade como Maradona fica disponível para filmagens é restrito e tanto para simplificar as filmagens quanto para reduzir custos, os atores brasileiros não foram levados para Dubai. O diretor João Caetano Feyer, da Hungry Man, decupou o filme para que as tomadas do argentino independesse do restante do elenco, filmado no Brasil e inseridos na pós-produção nos ângulos em que todos aparecem. Ficha Técnica
Direção de criação: André Lima, Marcello Noronha
Criação: Marcello Noronha, Rodrigo Almeida, Antonia Zobaran e Renato Jardim
RTVC: Andrea Metzker e Nathalia Dutra
Planejamento: Paula Lagrotta, Mariana Corradi, Anne Moraes e Daniel Kolb
Atendimento: Antonino Brandão, Fernanda Galluzzi, Julia Barros, Suzana Graciosa e Camilla Saldanha
Mídia: Fátima Rendeiro, Daniela Ferro, Sabrina Frota, Poliana Tonelli, Marisa Lima, Lais Sereno e Diego Diniz
Produtora filme: Hungry Man
Direção: João Caetano Feyer
Direção de fotografia: Adrian Teijido
Produtor Executivo: Alex Mehedff e Rodrigo Castello
Atendimento produtora: Dani Toda e Renata Dumont
Equipe produção: Hungry Man
Pós-produção: Hungry Man e Bitt Brasil
Finalização: Bitt Brasil
Supervisão de pós: Rodrigo Oliveira
Produtora de som: Enoise
Aprovação: Andries Oudshoorn e João Gonçalves
Borghi/Lowe vence do Prêmio Abril no Rio de Janeiro
O anúncio da Borghi/Lowe para a Petrobras, dando continuidade à capa do Guia Quatro Rodas.
EM PRIMEIRA MÃO - O trabalho "Quarta capa Continuação", criado pela Borghi/Lowe do Rio para a Petrobras Distribuidora foi o ganhador da regional carioca o Prêmio Abril de Publicidade, cujos resultados foram revelados esta quarta-feira, 21 de maio, em festa no Miranda apresentada pela ex-CQC Monica Iozzi.
A peça estendeu a foto da capa e da lombada do Guia Quatro Rodas para um anúncio da Petrobras que diz "Em todo o Brasil é assim: é só você andar um pouquinho que já acha um Posto Petrobras".
No evento, foram também divulgados os nomes dos demais finalistas da premiação:
- "Mais Sustentável, só se os gols fossem de bicicleta", da 11:21 para o Consórcio Rio Maracanã 2014.
- "Microondas", da Artplan para Correios.
- "Sinônimos", da Artplan para Correios.
- "Palavras que não quebram", da DM9Rio para Caprilat.
- "Álbum de Figurinhas", da DPZ para Coca-Cola.
- "Joystick", da DPZ para Fetranspor.
- "Carnaval", da F/Nazca S&S para Petrobras.
- "Dia dos Pais - Montanha Russa", da F/Nazca S&S para Petrobras.
- "Brinquedo", da F/Nazca S&S para Unimed Rio.
- "Bordados", da F/Nazca S&S para Unimed Rio.
Vale registrar que este é o terceiro Prêmio Abril consecutivo conquistado pelo criativo Eduardo Salles, hoje na criação da Borghi/Lowe no Rio. Ele já esteve na ficha de trabalhos premiados pela Artplan, em 2012, e pela DPZ, em 2013.
O júri do Prêmio Abril Rio foi formado por 5 participantes: Roberto Vilhena, VP de Criação da Artplan Rio; Marcelo Pires, diretor de Criação da W/McCann Rio; Carlos Di Celio, diretor de Criação F/Nazca Rio; Luís Claudio Salvestroni, diretor de Criação da Agência3 e Eduardo Salles, supervisor de Criação da Borghi/Lowe Rio. Ficha Técnica
Aqui está a equipe do trabalho vencedor:
Diretores Executivos de Criação: José Borghi e Fernando Nobre
Supervisão de Criação: Eduardo Salles
Redação: Eduardo Salles e Felippe Mendonça
Direção de arte: André Macena, Lincoln Tesch, Carlos Gusmão e Hagall Muniz.
Produtor gráfico: Adílson Almeida
Art buyer: Gisele Miranda e Leonardo Lino
Imagem: Iluminata
Mídia: Sandra Sartie, Isadora Nardy e Patrícia Barreto
Atendimento: Carlos Costa e Cristiane Costa
Aprovação: Monica Vicencio e Sérgio Castro
A equipe da Borghi/Lowe sobe ao palco para receber seu checão pelo Prêmio Abril do Rio.
Studio Nuts cresce no mercado internacional
Acima, o processo de transformação do conceito na forma final. Abaixo, imagens para outro anúncio da série.
O mercado do Rio de Janeiro não está sendo suficiente para o Studio Nuts, especializado em fotografia, imagens 3D e animação. Nos últimos meses, além de produzir para agências de Brasília, Rio Grande do Sul e do Nordeste, aumentaram os pedidos internacionais. Dubai, Turquia e Portugal já estão no portfolio da empresa, conta seu sócio e diretor de criação Tico Moraes, que comemora ainda a entrega, na última semana, de uma série de imagens para uma campanha da agência Ogilvy Colômbia para seu cliente Ecofill, fabricante de cartuchos de impressão jato de tinta ecológicos. Nas peças, as cores CMYK são substituídas por objetos ou pessoas, mostrando que nenhuma das cores pode faltar.
A Nuts foi fundada em 2009 por Tico e por Valéria Lima, diretora de produção. Em 2010 juntou-se à empresa o especialista em 3D e CGI Rodrigo Leite, vindo do estúdio Locomotyva.
Em 2012 houve uma tentativa de fusão do estúdio com a produtora de comerciais Gema Filmes, que acabou não progredindo socialmente, apesar de a parceria com o produtor Sérgio Cardoso em alguns trabalhos estar mantida. Ficha Técnica
Gerente do Projeto e Atendimento: Jana Villasboas
Direção de Criação: Tico Moraes
Direção de CGI: Rodrigo Leite
Modelagem: Alexandre Cardoso, Jorge Pepelife, Gustavo Rios e Vinícius
Pos-Produção: Marcelo Dantas
Conta da Leader deixa a Artplan
EM PRIMEIRA MÃO - Depois de 3 anos na Artplan, a Leader está deixando a agência, segundo apurou a Janela Publicitária. Por conta da saída do cliente, ainda de acordo com as informações que recebemos, a Artplan estaria desmobilizando o seu núcleo dedicado ao varejo, composto por cerca de 15 profissionais.
A conta -- avaliada em R$ 20 milhões -- havia sido anunciada na empresa dos Medina em janeiro de 2011, depois de sair, três meses antes, da Grey.
Antes da Grey, o cliente havia passado pelas agências VS, Giovanni FCB, Promovendas (sua house) e Agência3.
Atualização em 22/05
O diretor da Artplan, Rodrigo Medina (foto), entrou em contato com a Janela para esclarecer que não estão sendo dispensados todos os profissionais da Artplan que atendem varejo, mas apenas aqueles que estavam exclusivamente dedicados à Leader:
- Isso faz parte do gerenciamento eficiente de qualquer empresa. Assim como se contrata mais gente quando se ganha uma conta, é preciso enxugar quando se perde a receita de um cliente grande, explicou Medina, cuja agência continua com outras contas de varejo sendo atendidas pelos demais profssionais.
De qualquer modo, o publicitário afirma que a perda -- "movimento que acontece com toda agência" -- não vai abalar o desempenho da Artplan:
- O faturamento da Artplan em 2014 deverá fechar em 800 milhões de reais. Portanto, continuamos bastante sólidos, comemorou o diretor da Artplan.
Rede de varejo Leader deve oficializar conta na África Zero
Agência de Nizan deve anunciar a conquista da Leader
EM PRIMEIRA MÃO - Depois de anunciar a conquista da imobiliária Gafisa (empresa nascida no Rio de Janeiro), a mais nova agência do Grupo ABC, de Nizan Guanaes, África Zero, está prestes a oficializar a entrada na sua carteira da conta da também carioca rede de varejo Leader, avaliada em R$ 20 milhões, e que deixou a Artplan.
Segundo amigos da Janela, teria sido convidada também para a disputa, além da África Zero, a DM9Rio, que já demonstrou experiência em varejo por ter atendido o grupo B2W, das Lojas Americanas e Submarino.
O cliente não chegou a realizar uma concorrência formal, passando briefing para receber trabalhos. "Foi mais uma apresentação de credenciais", explicou o diretor de uma das agências.
A África Zero foi criada em setembro de 2012 e anunciou, em fevereiro último, em sua direção geral, o nome de Cláudio Kalim, que está no ABC há nove anos, sendo os dois últimos dedicados à área de novos negócios da África e África Entretenimento. A agência se apresenta como tendo um pensamento desburocratizado: "Zero pesquisa, zero burocracia, zero concorrência, zero lero-lero". Algo como o "no bullshit" da NBS.
Ainda segundo os amigos da Janela, a agência -- que funcionará no escritório que a África mantem no Rio de Janeiro -- já estaria contratando equipe para a Leader.
Gente Que Vai e Vem
Caio Cohen, Joyce Lamenza e Ingrid Borges
X-Tudo (Rio - RJ) - A agência de Marcelo Gorodicht tem novos profissionais para as áreas de criação, atendimento e on line. Para a criação, foi contratado o diretor de arte Caio Cohen, com passagens por agências como Perceptiva e Laxmi. Para o atendimento, veio a executiva de contas Ingrid Borges (ex-Agência3 e Loja). E foi contratada a analista de midias sociais Joyce Lamenza, vinda da Hi-Midia para a área de online. (21/05/2014)